terça-feira, 25 de janeiro de 2022

 

 

                 Limão cravo  


   Todos os anos, colhemos limão cravo para fazer sucos e temperar as carnes. Limão cravo é o mais rústico limão dos limões que temos. Ele cresce em qualquer lugar, aguenta as mudanças de temperaturas e continua produzindo  todos os anos. Sua característica principal é a casca meio mole que fica alaranjada quando maduro e a abundância de sementes. É um limão rico em vitamina C, ajuda na digestão, e tem outras propriedades importantes.

O limão cravo me fez lembrar de uma história que meu pai costumava contar nos idos de 1950/60. Nos primeiros tempos, os imigrantes japoneses derrubaram a mata virgem para plantar café, que era considerado ouro negro, tal o valor que alcançava no mercado exterior.

Um imigrante, porém plantou o limão cravo. E todo mundo zombou dele porque esse limão nascia em qualquer lugar, até no meio das pastagens, e não tinha valor nenhum para o comércio. Os brasileiros riram muito dele.

Entretanto, houve um tempo difícil no mundo inteiro. Uma doença estava matando milhares de pessoas com a tal da gripe espanhola. E foi justamente nessa época que, os limoeiros do japonês estavam em franca produção. Todo mundo queria comprar o limão, que ajudava na prevenção e no tratamento dos doentes.

E o japonês vendeu sacos e sacos de limão in natura, salvando a vida de muita gente. E ficou rico do dia para a noite.

Infelizmente, não me lembro do nome desse amigo do papai. Pois essa história foi contada há mais de sessenta anos...

Mirandópolis, janeiro de 2022.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário