quinta-feira, 8 de março de 2012


Entrevista -  Dia Internacional da Mulher  (Diário de fato)

Nome completo:
  kimie oku  - casada
Data de nascimento: 
  1942
Onde nasceu:
  Lavinia
Profissão:
  Professora aposentada  há 20 anos.
Há quantos anos exerce a profissão?
  Trabalhei durante 31 anos.
Local de trabalho:
  Lavinia, Mirandópolis, Andradina
Quais atividades já desempenhou:
 Professora, Coordenadora Pedagógica  e Supervisora de Ensino.

 O que mais gosta de fazer nas horas vagas:
  Gosto de ler e copiar textos japoneses com pincel. Sou fã incondicional dos ideogramas, ou caligrafia japonesa, porque cada traço tem um significado. Quem inventou a escrita  chinesa, de onde se originou a japonesa, foi um verdadeiro gênio, tão inteligente como quem inventou a Internet. E para dominar todo o alfabeto japonês,  é preciso estudar a vida toda. Meu maior sonho é escrever as crônicas também em japonês...
  Gosto  sobretudo  de gente.  Gente humilde, que passou a vida toda perseguindo um ideal  e conseguiu. Gosto de ouvir essas histórias e também de divulgá-las. A minha coluna "Gente de fibra"  me deu muitas alegrias, e percebi que a gente não conhece ninguém,  até que você se disponha a ouvir  suas histórias. E todas as pessoas têm histórias lindíssimas que merecem ser contadas.

Religião: 
  Fui batizada e freqüentei a Igreja Católica, mas hoje, não a freqüento mais. Já me decepcionei  com  as orientações da Igreja em várias situações, e prefiro ficar com Deus  no meu cantinho, orando sempre e agradecendo a vida que me concedeu.

Uma frase (ou ditado popular):
 “Gambarê!” é a mais preciosa herança que recebi de meu pai. Significa:  “Lute, batalhe, não desista!” Esta palavra  de ordem marcou a  vida de todos os imigrantes japoneses, que deram a vida para dar conta de sua missão, aqui no Brasil. Ela foi  bastante usada recentemente, pelos amigos do mundo inteiro, para animar os japoneses de Fukushima, que sofreram e continuam sofrendo, com o desastre nuclear e o tsunami,  em conseqüência dos abalos sísmicos na região.

Uma pessoa que você admira:
   Madre Tereza de Calcutá , pelo amor  tão abnegado ao próximo. Foi um anjo que  caiu do céu, por acaso. Quantas pessoas  ela confortou, quantos doentes ela consolou. Quantas vidas ela salvou. E mais que isso, ela mostrou para o mundo, que  o amor é o único remédio para  todo o sofrimento humano. E muita gente poderosa entendeu  sua mensagem e a ajudou, inclusive a princesa Diana da Inglaterra.
  Em Mirandópolis, admiro muito a Neide Ferreira, pela obra social que realiza, sem nenhum alarde. Gentil e bondosa Neide.

Nesse Dia da Mulher você quer...
   Que todos olhem para suas mães idosas, suas avós que moram sozinhas e lhes façam uma visita, e lhes  dêem atenção. Elas não precisam de presentes. Precisam de atenção. Visitá-las, sentar perto e ouvi-las com respeito, é tudo que elas querem. Façam isso enquanto estão vivas, porque depois não tem sentido...

O que Mirandópolis precisa ter: (teatro, cinema, shopping, outros)
  Precisa de um espaço,  para abrigar um Museu  Histórico e Cultural, onde se conservariam as fotografias de tempos passados e os objetos que,  fizeram parte da vida de todos os  desbravadores da cidade e da região.  Esse desejo é tão forte que o senhor Sato da  2ª Aliança  montou por conta  própria, um museu de Máquinas  Agrícolas  em sua própria casa, assim como o Milton Lima que fez um cantinho, com Coisas da Roça em sua Chácara Recanto Meu. E sei de mais gente interessada  em contar a história de Mirandópolis, através de fotos.
  O local apropriado seria o antigo prédio abandonado da Estação Ferroviária.  Como há bastante espaço, será possível reservar uma área para apresentações culturais, danças, exposições de artesanatos, que há tantos na cidade.    Quem quer, tem que ir à luta.   As coisas não acontecem de per si.  É preciso mobilizar, é preciso falar, escrever, é preciso reclamar, é preciso denunciar. Ficar de braços cruzados e reclamar  não traz nenhum lucro. É por isso que continuo gritando minha indignação,  pela inércia das autoridades..
.
Qual o significado do Dia da Mulher para você?                                                                                                   
    Não tem sentido nenhum. É apenas mais uma data comercial, para vender presentes. O Dia da Mulher só terá sentido, quando ela própria  aprender a  se respeitar. Aprender a dar o real valor aos sentimentos, deixando de ser tão materialista, deixando de ser refém de modismos, de copiar as bobagens que vê na tevê. A tevê é ilusão, basta lembrar aquela encenação de tríplice  gravidez, que deve ter rendido uma  boa grana para a mulher. Inventam-se histórias para subir o IBOPE.

Qual a sugestão para a juventude.
  Estudem, leiam mais, abram a cabeça para tanta coisa boa que há na vida, além dos psicotrópicos.  Olhar estrelas ....  Cultivar amizades....Cuidar da humanidade.... Ser gentil com as pessoas  idosas.... Respeitá-las, mesmo que não as conheçam, porque  elas foram jovens um dia, como vocês... E um dia vocês também serão os idosos de amanhã. Sejam gentis  como Gentileza  nos ensinou.

Uma dica para a  Melhor Idade  
  Vivam o momento. Não deixem para depois. Depois poderá ser tarde demais. Vivam cada momento, como se fosse o último de suas vidas. Aproveitem  ao máximo, que a vida passa  e não volta mais. Caminhem, sorriam, brinquem, curtam a luz do sol, o ar fresco da manhã,  o perfume das flores,  conversem com os amigos. Esqueçam os  dissabores e  verão que o dia será bem mais agradável...

Qual o papel da mulher na sociedade?
   A mulher é a mola propulsora da engrenagem social. O homem faz as coisas acontecerem, mas é a mulher que está sempre na retaguarda, cuidando dos detalhes, para que tudo saia perfeito. Um amigo me contou que um dia, os homens de um certo lugar resolveram fazer um churrasco sem mulheres, numa fazenda, distante da cidade. Que mulher, que nada!  E os talentosos machões, que dispensaram a presença das mulheres, cheios de si, fizeram tudo direitinho. Só que na hora de comer, haviam esquecido dos talheres...

Como vê a conquista da independência feminina
  Há mulheres que não se deram conta que deixaram de ser ordenanças de coronéis. Continuam no jugo e morrem de medo das caras metades. Pensam  que é mais fácil  concordar, do que  expor seus pontos de vista. E engolem seco, porque se sentem pisoteadas. Essas não merecem a independência, porque não fazem nada para reverter a situação.

A senhora “acha” que a mulher está ocupando muitas funções sobrecarregando-a?
   A mulher não deve abdicar nunca do seu papel de mãe, de filha, de irmã, de tia. São todos papéis maternais, sem os quais a humanidade será impossível. Imaginem por momentos o mundo sem as mães. A fortaleza de uma mãe é tudo, tanto é que  em situações críticas, qualquer indivíduo, por mais forte e violento que seja, apela para a mãe...O papel da mulher é único, e não importam os cargos que ocupe, ela deve continuar sendo feminina e  bondosa.

Vê alguma desvantagem entre o homem e  a  mulher
   Não há desvantagens. Um homem e uma mulher foram criados para se completarem. É como o côncavo e o convexo. Uma forma  sem a outra é incompleta.   Então, é preciso acabar com essa bobagem de competição, de querer um superar o outro. Deus não teria criado os dois, se um deles fosse dispensável.

Mirandópolis, março de 2012.
kimie oku (kimieoku@hotmail.com)
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário