terça-feira, 6 de março de 2012


                CIRANDANDO  -  pela 16ª vez

       No último dia dois deste, o Grupo Ciranda se reuniu novamente para mais um encontro de confraternização.
       Foi como sempre na Chácara do sr. Albertino Prando, com a presença de trinta e cinco cirandeiros. Dezessete pessoas não compareceram, devido ao forte calor do dia. Mesmo assim, a tarde foi animada, com os amigos conversando e trocando notícias.
       A novidade do dia foi a presença de Marlon,   que em visita  ao sr. Pedro Squinca, seu pai, quis conhecer a Ciranda.
     Quando a profª Rachel chegou, começou a festança, com um belo texto que ela leu  em homenagem às mães, pelas múltiplas funções que exerce  no mister  de mãe. Em seguida, a srª Mary Magro leu um texto, que abordava sobre como evitar o envelhecimento precoce e desnecessário. Emocionado com  a presença do filho Marlon, seu Pedro declamou lindos poemas, ao som de um violão. Depois, foi a vez de seu Orlando Serafim, que declamou o poema O Baralho, muito aplaudido por todos.
     Daí, o Milton Lima lembrou que o dia 8 de março próximo é o Dia Internacional da Mulher, e comentou parte da entrevista de Kimie Oku, publicada neste Diário. Em especial comentou a importância da mulher no mundo de hoje. Esses comentários foram complementados pelo prof. João Torrente, que relatou como surgiu o Dia dedicado às Mulheres –há mais de cem anos, trabalhadoras do setor de vestuário reivindicaram melhores condições de trabalho, pois eram mal remuneradas e cumpriam jornadas diárias de 14 horas, nos Estados Unidos. Houve muita luta, gente foi sacrificada, porque os homens não reconheciam os direitos das mulheres. Mas,  o movimento cresceu  e se multiplicou em várias partes do mundo, de que resultou além da conquista de benefícios, também  no    Dia Internacional da Mulher, comemorado universalmente em 08 de março de cada ano.
   Para finalizar essa parte, a profª kimie oku leu uma linda crônica de autoria da escritora e profª Maria Nívea Pinto, de Campinas, intitulada “Tia, tira os óculos...”
    Depois disso, foi só cantoria e muita alegria. Foi servido um bom lanche a todos, e como sobremesa, fatias doces de melancia, para combater o calor.
       E assim, mais um Encontro dos Cirandeiros aconteceu, e propiciou umas horas agradáveis a todos os  participantes, que querem usufruir um pouco mais da alegria e da bênção de viver.

       Mirandópolis, 04 de março de 2012.
            kimie oku (crônicasdekimie.blogspot.com)          

Nenhum comentário:

Postar um comentário