terça-feira, 26 de julho de 2016


        O que é a Paz para você?

    Tenho percebido que a maioria das pessoas que conheço só quer viver em paz. Todos, todos almejam a paz. Incondicionalmente.
     Mas, a grande pergunta é: O que é a Paz para você?
    Todos têm seus sonhos, seus desejos e suas ambições. Porque é impossível viver bem sem ter um sonho, uma ambição, um objetivo.
      O Professor americano Dr. Willian Smith Clark eternizou esse desejo ao declarar: “Boys, be ambitious!”, para os jovens estudantes de Hokkaido, Japão onde foi ensinar noções de Botânica e Agricultura. E essa frase se tornou o lema da Escola até hoje.
      Então é verdade que todos devem ter uma ambição, que mova suas ações no sentido de realizações. Os homens-bomba do Islã que explodem shoppings, têm o sonho de matar milhares de ocidentais, em vingança pelos mortos do Oriente Médio... Os nossos políticos têm o sonho do poder e da riqueza, e para isso roubam descaradamente, como se isso fosse a máxima realização de suas vidas... Cidadãos mais modestos sonham em ter uma casa própria, o carro do ano, uma chácara bem cuidada, uma fazenda com boiada...
Sonhei durante anos escrever um best seller e estourar na parada... Ter uma casa maravilhosa, com todos os confortos possíveis. Nunca sonhei em ter uma vida pacata, esquecida da maioria... Menos ainda em cutucar o chão para cultivar hortaliças e flores... Achava que a roça era sonho de pobre...
Mas... Os anos passam. A gente amadurece com a trombadas que a vida nos dá em cada curva do caminho... E descobri que dinheiro não é nada. Que a fama é passageira e vã. Que uma casa cheia de confortos atrai ladrões... Que a vida agitada, cheia de acontecimentos sociais é fútil ao extremo. Que o convívio com a nata da sociedade, nos obriga às vezes a cruzar o caminho com gente muito vazia e falsa... Que o mundo da Literatura está saturado de gente muito competente, e eu não seria capaz de escrever um best seller... E os livros estão sendo ultrapassados pelas telinhas do computador.
A gente vai aprendendo e amadurecendo. E aprendendo a fazer as escolhas adequadas... Essa aprendizagem é lenta e dolorosa. Cheia de desencantos e decepções. Só que é uma aprendizagem para sempre.
Assim aprendi que muita gente que viaja para longe, para as Ilhas Gregas, para o Oriente Médio, para Bali... está apenas procurando uma felicidade que não tem em seu coração... Outros que querem se enriquecer à custa de muito sacrifício, não perceberam que dinheiro pode comprar conforto, mas não compra a paz, a felicidade.
Quando se é adolescente o desejo maior é atingir a maioridade. Depois, conseguir um carro, um parceiro perfeito... uma casa, um casamento de sonhos... Depois, a promoção para a chefia... Depois uma aposentadoria gorda... Poucos conseguem atingir esse objetivo.
 Eu me lembro de um amigo professor que sonhava em se aposentar para poder pescar. E quando se aposentou, descobriu que pescar não tinha encantos, porque os amigos ainda não haviam se aposentado. E pescar sozinho é muito triste.
Nó temos o hábito de jogar para o futuro os nossos mais caros sonhos. Amanhã vou conseguir isso! No ano que vem vou tirar umas boas férias! Quando me aposentar, vou fazer um cruzeiro dos sonhos!  Não vivemos o presente com alegria, sonhando apenas com o porvir.  Isso tudo é bobagem!  O que importa é o momento. Amanhã poderá nem existir.
Mas, aí dirão: “A realidade é dura, de luta, de economia, de frustrações!” Não importa, se é de luta, vamos pelejar e vencer as etapas e sair com vitórias. Se é de sacrifícios, vamos somar o que se poupou. Se é de frustrações, vamos driblá-las realizando o que é possível dentro das limitações... E assim transformaremos a realidade chata em algo vibrante, em campo de batalha, em motivo de vitórias.
Na minha incursão pelo mundo dos idosos solitários através da Ciranda, descobri gente que vive sozinha e é feliz. Gente que se contenta com o pouco que tem e procura viver em paz, sem lamentar o que sofreu, o que pelejou, o que sacrificou. Gente que curte uma cirandada, porque os amigos lhe abraçam e lhe dão um pouquinho de atenção.
Paz é isso! Estar de bem com a vida, mesmo que seja uma vida dura. E procurar tirar o melhor de todas as situações.
Também eu quero atingir esse Nirvana e ser feliz e estar em paz, sem ambicionar demais.
Como?
Agradecendo a noite bem dormida... Agradecendo o dia sem dores... Agradecendo o sabor da comida... Agradecendo as pernas que ainda funcionam... Os olhos que enxergam a dor do amigo... Os ouvidos que escutam o canto dos passarinhos... As ideias que ainda consigo concatenar... A crônica que consegui escrever...
Isto é a minha Paz!

Mirandópolis, julho de 2016.
kimie oku in
http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/





Um comentário:

  1. Pra mim a paz não é a ausência de dificuldades, ou mesmo paz não é algo que nos livra de dificuldades, como por exemplo o dinheiro, pelo contrario ter paz é conhecer os problemas e não os teme-los, de forma que o medo esses problemas geram, não tenham influencia sobre a nossa vida, ter paz é não ter medo, a paz é oriunda da confiança em algo, no meu caso Deus, João(14-27) Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

    ResponderExcluir