terça-feira, 12 de agosto de 2014


                Não compartilhe!
       
        Tem uma coisa que vem me incomodando há um bocado de tempo.  Quando abro minha página do face book, constato que muitas bobagens foram postadas ali, e tenho a certeza absoluta que são invenções, que provocam mal estar nas pessoas... Mesmo assim, há os seguidores que compartilham essas aberrações e outros que as curtem.
         Não consigo entender como uma pessoa sadia, que pensa e ama os bichos, pode curtir uma imagem de cães e gatos sendo estraçalhados vivos.  Curtir significa gostar, apreciar. A desculpa é que pretendem pegar os malfeitores. Se a Polícia Ambiental quisesse pegá-los, já o teria feito só de ver as fotos postadas.  Quem cria essas postagens e quem compartilha, não atentaram para o fato de que, outros malfeitores poderão achar engraçado e realizar atos piores... E as imagens são terríveis...
       Infelizmente, o face book aceita tudo. E há seguidores de todos os níveis. Há os racionais, que pensam e selecionam textos e imagens, e há os que engolem tudo, absorvendo tanta bobagem e acreditando em tudo que postam. E é justamente aí, que está o perigo. Quanto pior a postagem, quanto mais chocante a imagem, mais seguidores e compartilhadores. E isso só piora o nível de cultura do povo. Cada um deve se responsabilizar pelas postagens, pois o estrago pode ser grande.
     O próprio face book postou recentemente um alerta aos navegadores, para assumirem a responsabilidade dos compartilhamentos, pois poderão ser enquadrados no Conselho Nacional de Justiça, por compartilhar e divulgar inverdades. Realmente, tem que haver uma punição para quem publica o que quer, sem conferir se é verdade ou mentira. Se não houver um certo controle, esse mural eletrônico vai se transformar num paredão de bobagens e acusações, que fazem a alegria de certos grupos de marginais.
         O que mais me assusta é a capacidade de gente que distorce imagens reais, e coloca textos absurdos tanto na política, em futebol como em religião.
      O estrago maior acontece quando a postagem absurda conquista centenas de curtições e de compartilhamentos, que vão se multiplicando e desdobrando em progressão aritmética.  O criador da bobagem se sente poderoso, torna-se arrogante, e acha que todo mundo pensa como ele, sem exceção. E passa a acreditar que ele é o dono da verdade. Isso é muito perigoso. Passa a criar mais bobagens, que vai baixando mais e mais o nível cultural dos usuários do face.
      Durante os dias da Copa, inventaram tanta bobagem, que passei muito tempo excluindo e deletando gente, que gosta desse tipo de postagem. Pode ser engraçado, mas fere os brios das pessoas. E em termos de política, tem saído cada coisa, que faça-me o favor... Política é coisa séria, não é preciso o cidadão comum avacalhá-la, como fazem os corruptos do país. E daqui para frente com a campanha eleitoral, vai rolar tanta bobagem, com agressões gratuitas que nem gosto de pensar...É bom lembrar que, os jornalistas que publicam suas matérias devem sempre, passar as informações pelo filtro da veracidade. Se for falsa a notícia, poderá ser processado por veicular mentiras. E os criadores de imagens e notícias no face não deixam de ser divulgadores como os jornalistas, pois o mural é na verdade um jornal eletrônico, com a vantagem de interação entre os usuários.
         Há pouco tempo, li uma resposta interessantíssima de Eli Pariser, ativista digital americano. Perguntaram: “Que riscos corremos quando não temos contato com opiniões diferentes das nossas?”
      “A primeira coisa que você perde é seu senso de falibilidade. Quando todas as pessoas concordam com você, é fácil acreditar que sua opinião é a verdade para todos e não apenas para alguns de seus amigos. E se ninguém enfrentar seus argumentos, é natural que você imagine que está certo e não há espaço para discussão. Isso vale para tudo, desde as grandes questões políticas aos pequenos preconceitos. Com o tempo, essa falta de debate pode tornar as pessoas mais intolerantes.”
      Por tudo isso, afirmo que escrever não é fácil. Quem escreve, vai formando opiniões, colocando ideias nas mentes alheias, mudando o pensar das pessoas e, aí está o perigo. É preciso ter senso de justiça, de respeito, e evitar inverdades. Porque o jornal, a revista, a tevê e as redes sociais eletrônicas podem se transformar numa arma poderosa, para pregar discórdias, greves, revoluções, e acabar com a paz no mundo.
      Eu realmente não sei como funciona a Internet, se há um certo controle ou não, se tem algum poder de selecionar informações, como diz o próprio Pariser. Sei apenas que há um exagero desvairado no que concerne a críticas políticas, a conclusões absurdas sobre fatos do dia a dia. Imagens de pessoas com terríveis problemas físicos são colocadas todos os dias, pedindo compartilhamentos para ajudar a resolver esses problemas. O próprio face book já anunciou que, não tem como ajudar ninguém só com curtições e compartilhamentos. Como dizem agora: “Sabe nada, inocente!” É que as pessoas não leem as informações sérias, não usam a massa cinzenta para pensar e analisar as postagens...
         Se realmente todos estiverem bem intencionados, é possível usar as redes sociais para protestar contra os estragos, que fazem à Natureza. Os  criadores de posts devem usar sua massa cinzenta para veicular mensagens, que despertem a humanidade para as condições terríveis do Planeta, por conta de gente que faz buracos e túneis em busca de ouro e de minérios ... Posts que mostrem como se formaram os grandes desertos, onde antes havia vida e florestas... Posts que denunciem as mortes dos inocentes, de tantos inocentes em zonas de conflito, por burrice dos impérios que só cobiçam o petróleo ou querem mostrar seu poder e sua força... Posts que despertem o sentimento de humanidade nesse mundo tão cruel...
         Há dias em que constato que nada de interessante foi veiculado no face, e fico decepcionada. Essa rede social é um espaço ótimo, para passar tanta coisa boa aos amigos e pseudo-amigos. Mas, metade ou quase, não tem mensagem positiva, só cópias de bobagens repetidas até a exaustão. Infelizmente, gente de cuca boa que pensa, que sabe das coisas ainda não descobriu essa ferramenta para propagar suas ideias. E então, o que prevalece é essa pobreza...
     Como as redes sociais são ferramentas universais, que tal começar uma campanha em favor da Paz na faixa de Gaza? Há tantos inocentes sendo sacrificados todos os dias, e o mundo finge que não vê... Chego a ter remorsos de estar em paz nesta parte do mundo, enquanto tantas vidas são ceifadas, por conta de intolerância de palestinos e israelenses... Que tal os criadores de artes e posts inteligentes usarem suas mentes fabulosas, para criarem posts que despertem a consciência dos que lá vivem se matando?
     É uma pena que uma rede eletrônica de tão largo alcance seja desperdiçada todos os dias...
         Mirandópolis, julho de 2014.
         kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário