terça-feira, 24 de dezembro de 2024

 

            Os Ainus

 

Estou pesquisando sobre os Ainus, antigos indígenas do Japão.

Como todos os moradores primitivos de qualquer parte do mundo, os Ainus foram discriminados, desprezados e alcunhados de bárbaros.  Bárbaros peludos e selvagens.

Entretanto, os remanescentes que moram em Hokaido, ilha ao norte do Japão parecem ser mais civilizados e cultos que nós  tupiniquins.

Os antepassados não se barbeavam e viviam caçando  ursos pardos e pescando salmão.

Viviam em taperas construídas com madeira, cobertas com camadas grossas de capim e folhas de bambu.

A grande diferença entre outros aborígenes é  que eles não viviam nus. Vestiam roupas lindas, confeccionadas com fios processados da casca de certo tipo de olmo. Penso que eles, diferente dos demais aborígenes, cobriam o corpo com vestes devido ao clima cruel de Hokaido, que ainda hoje chega a atingir quarenta graus negativos.

Seu tipo físico era ímpar, que não se assemelhava aos povos europeus e nem aos asiáticos.

Houve muita luta entre os japoneses e os Ainus por se estranharem mutuamente. Diferença física, de língua, religião, cultura e costumes.

Mas os japoneses dominaram a ilha Hokaido e os Ainus acabaram  subjugados.

Recentemente, o governo japonês reconheceu os seus direitos.

Mas, a população ficou reduzida para uns vinte e cinco mil dos mais de oitenta mil, que havia antes dos confrontos.  Muitos fugiram para as Ilhas Sakarin e Kamchatca. E muitos outros se casaram com os japoneses, diluindo assim a raça originária.

Hoje os remanescentes que vivem Hokaido  falam inglês fluente ou japonês  e, estão  engajados na vida moderna  da comunicação.

Mas, há um grupo empenhado em manter a língua e as tradições culturais de origem.

Sua religião se concentra em respeitar a natureza. Cada pedra, cada planta, cada ser vivo tem uma essência sagrada, que deve ser honrada e respeitada.

Os antigos ao matarem um urso ou outro ser vivo, prestavam-lhe uma linda cerimônia  para agradecer o sacrifício  de sua vida.

Mesmo hoje, eles realizam cerimônias ao Deus do Fogo, ao Deus do Salmão e tratam as plantas e as fontes de água  com o maior respeito.

Depois de tudo, eu te pergunto:

Quem são os bárbaros?

Eles?

Ou nós ?

Mirandópolis, 23 de dezembro de 2024.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

Observação: Segundo um amigo querido, descendente de bisavós Ainus de Hokaido: アチヤ......................................... pai

      イヤイライケレ...............obrigado

      キムカムイ....................urso

      ヒンナヒンナ.................vou me servir (ao comer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário