quinta-feira, 20 de novembro de 2014



     Cocaína, dinheiro e celulares
     O que move o mundo hoje?
   Ouvindo o noticiário diariamente, concluí que o trabalho, a dedicação, a competição para realizar bem as tarefas saíram de moda.
Antigamente, para conseguir uma vaga num bom trabalho, havia quesitos importantes, que hoje estão totalmente esquecidos. Era fundamental ter além dos conhecimentos da área em que se queria atuar, ser honesto, dedicado ao extremo e saber lidar com as dificuldades próprias da atividade. E não havia treinamentos, não! A gente saía verdinha da Escola Normal (hoje Magistério), sem saber como lidar com as quarenta crianças que enchiam as salas de aula, chucrinhas da silva, porque nunca haviam pegado num lápis em suas vidas... Sim, era escola lá nos cafundós, onde Judas perdeu as botas, no meio de pastagem onde berravam cabritos o dia inteiro... Mas, eram crianças inocentes, que estavam lá para aprender e a gente, inocente também estava lá, para aprender com elas como alfabetizar...
O tempo passou, tudo mudou, as escolas rurais foram extintas para alívio dos professores iniciantes, que nunca terão que comer poeira de estrada, pegar caronas de caminhões boiadeiros, de viajar com caminhão leiteiro de madrugadinha, de atolar em lamas com o carrinho encalhado no buraco... Eita! Foi dureza de verdade!
Hoje os alunos viajam de ônibus para a cidade, acelerando assim o processo de desocupação da área rural, que não é uma boa medida. Ninguém quer mais ficar no campo, ninguém mais quer plantar em nosso país que é agrícola pela extensão de suas terras, Já disseram que o Brasil seria o “Celeiro do Mundo”, mas o próprio governo está andando na contramão, ensinando o caminho da cidade para os filhos dos camponeses. E estes saem do sítio onde moram, para vir comprar um pé de alface no mercado. Mundo de pernas pro ar!
Meu marido e eu estamos fazendo o contrário, assim como  muitos de meus amigos. Moramos na cidade e, vamos ao campo plantar verduras e legumes. E não há nada mais prazeroso que consumir o que você produziu. Só que infelizmente percebemos que, as pessoas que moram nos sítios e fazendas perderam o hábito de cavoucar a terra, e plantar uma batata doce, uma cebolinha, uma árvore frutífera. Mesmo lá, as donas de casa ficam o tempo todo grudadas em computadores, alucinadas com os joguinhos ou papeando nas redes sociais... Não têm tempo para cebolinhas...
O estrago que a Internet causou às famílias não dá para se medir. Lares desfeitos, filhos fissurados em jogos, que não estudam, que não saem de casa, que nem se alimentam, que não se importam com nada mais.... Perderam a noção do limite. Tudo que é demais faz mal. É que os jovens e até adultos de hoje esqueceram o hábito da disciplina. Limitar o tempo para diversões, para os estudos, para as caminhadas, para tudo é fundamental. Assim também é com o trabalho. Se um cidadão se empenha o tempo todo ininterruptamente no trabalho, vai ficar saturado e com certeza irá surtar. Disciplina é a pedra de toque. Porém, muita gente nem sabe o que é isso.
E assim acontece com o celulares. As pessoas falam andando nas ruas, dirigindo carros, que é um perigo para todos, nos ônibus, nos metrôs, nos hospitais incomodando os que estão por perto, durante as refeições... Perderam o limite e o senso de educação. Porque é muito feio e deselegante, falar ao celular à mesa durante refeições, e diante de amigos que estão de visita... Celulares podem ser recursos práticos em momentos difíceis, mas não deixam de ser um grande incômodo.
E falando em celulares, percebi que o mundo está sendo movido hoje por essa maquininha louca, por money e por cocaína.
 Senão, vejamos os noticiários de todos os dias. Tudo que aparece na mídia gira em torno disso: roubos de celulares, estouro de caixas eletrônicos em busca de dinheiro e transporte de cocaína... Não adianta ter celulares modernos, superequipados, que só atraem os ladrõezinhos de rua, que passam como faíscas em seus skates, afanando essas coisas caras... prá venderem por qualquer dez reais... E os assaltos são todos combinados através de celulares...
O estouro de caixas eletrônicos acontece diariamente, e acho que já faz parte da rotina dos Distritos Policiais atenderem ocorrências desse tipo. O dinheiro está lá, fácil, basta estourar o equipamento... Se conseguirem pegar uma boa grana na primeira vez, nunca mais irão se dar ao trabalho de procurar um emprego, e o caminho será esse para sempre, até serem pegos e encarcerados... E as cadeias estão lotadas de gente assim, que prefere viver à margem e arriscando a vida sempre.
E a cocaína? Que lugar ocupa no noticiário de hoje?
Ela é responsável por mais da metade das ocorrências policiais, pois os Cartéis dessa droga se alastraram pelo mundo, e tudo que é ilegal, que envolve crimes está ligado direta ou indiretamente a ela. Senhoras idosas traficando isso, mulheres e crianças se tornando mulas fazendo o jogo dos maridos e pais presos... Que mundo cão! Crianças que ficam por conta de Casas de Abrigo, pela prisão dos pais que traficam essa porcaria. Muito, muito triste.
Tudo começou com o Cartel de Medelin, na Colômbia, onde os Irmãos Ochoa Vazquez juntamente com Pablo Escobar ganharam fortunas, enviando a droga para os grandes centros consumidores do mundo. Houve uma reação organizada pelos governos dos países lesados, e o Cartel foi estourado. Entretanto, outros cartéis surgiram como o de Cali, e o México passou a ser a nova rota para o mundo. E hoje, não há um país sequer que esteja livre desse comércio. E o que é estarrecedor é ter a informação no Google que, o Cartel de Medelin não morreu, que está disfarçado vendendo as mesmas porcarias, de forma legalizada, lícita com a fachada de Herbalife! E Herbalife é uma marca respeitada nos meios comerciais!
Concluindo essa triste análise, entendo porque nós gostamos tanto de olhar para trás e, curtir os tempos inocentes que vivemos na roça, colhendo milho, arroz, feijão, café, verduras e, criando galinhas e porcos. Olhamos o passado como se tivéssemos saído de um paraíso, onde tudo era puro e gratificante, mesmo trabalhando duramente e ensopando as camisas com o suor do corpo cansado.
Viver no mundo de hoje se tornou inseguro e perigoso demais!

Mirandópolis, setembro de 2014.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário