domingo, 30 de novembro de 2014

                               Última Cirandada de 2014


Em todos os Encontros dos Cirandeiros falta muita gente, não porque não queiram participar. Como o grupo é formado por pessoas idosas, sempre há algumas com problemas de saúde, que as impedem de comparecer. É uma consulta médica, uma hora com o dentista, a perna que dói, um mal estar súbito... um compromisso com a família...
Mas, o interessante é que sempre, alguém que supúnhamos esquecido de repente comparece, e leva muita alegria para todos.
       Na Ciranda de sexta-feira passada, faltou a anfitriã Cleuza por motivo de viagem repentina, mas o seu esposo fez as honras da casa. Além disso, o seu Albertino levou um bom pandeirista para animar a festa, o jovem Agnaldo. E o violeiro Moacir levou o João sem-terra, que gosta muito de cantar.
 
      E assim o grupo de músicos estava formado: Seu Albertino no acordeão, o Moacir no violão e o Agnaldo no pandeiro. E como sempre os cantores de plantão soltaram as vozes, formando um coral afinado e bonito.
Como o dia prometia mais chuva, perguntei aos cirandeiros se estão coletando água de chuva, para economizar a da torneira. E constatei que grande parte está.  A consciência de que é necessário poupar água está bem forte no grupo. O tempo mudou para um chuvisqueiro fraquinho, mas o calor foi intenso. Graças a Deus, tem chovido muito no município.    
         E o pessoal que compareceu foi bem animado, cantando e dançando sem parar. E enquanto uns cantavam e dançavam, ouvi lindos depoimentos de amigas, que moram sozinhas, dizendo que suas vidas deixaram de ser tão tristes, porque agora têm amigos. E choraram agradecendo a oportunidade de participar desse grupo. Percebi então que, a Ciranda nunca poderá encerrar suas atividades, porque é a alegria de tanta gente solitária. E pelas fotografias que estão anexo dá para perceber a interação simples e tranquila, que ocorre entre os amigos que se vêm uma vez por mês.
Entre uma rodada e outra de cantoria, foram servidos salgados e bolos, acompanhados de refrigerante. A comida era farta.
         Depois de brincar de roda com os cirandeiros rodando e cantando, a tarde se foi e todos foram embora com alma fortalecida com mais energia.
         Esta foi a última reunião do ano, porque no mês de dezembro é difícil  juntar o pessoal, por causa dos compromissos de final de ano, compromissos com os familiares e viagens. Mas em janeiro tem mais!


         Mirandópolis, novembro de 2014.
         kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário