terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

                Ave Maria cheia de graça
   
   Depois que a gente passa por muitas dificuldades na vida, mesmo que a fé seja pouca, começa a orar para Deus ajudar todos os dias.
   Como sou uma simples mortal, também passei a rezar sempre, para Deus abrir os caminhos de meus filhos, e abençoar suas ações.
       Quando era mais jovem, vivia atropelada e só lembrava de Deus nas horas de agonia, de aflição. Hoje não. Desde que desperto, penso no Criador e agradeço por ainda estar viva... E com isso, relembrei as orações aprendidas na adolescência e passei a desfiá-las. Porque nada consola mais que uma oração.
       Nos momentos de grande angústia, de incerteza, de desespero, a única coisa que sei fazer é orar, Muitas vezes nem rezo as orações de praxe, falo diretamente com Deus, pedindo a sua orientação. Às vezes rezo baixinho, murmurando as palavras, outras peço em voz alta mesmo se estou sozinha... E Deus sempre ouve. Demora, mas ouve. Também, quantos milhões de pedidos deve ouvir a todo instante, e deve ser difícil atender a todos de imediato. E o estranho é que a gente sempre tem o que pedir. É hoje, agora, daqui a pouco, à noite, amanhã, depois... Sempre há um pedido novo... Porque nós somos insuficientes e incapazes, para solucionar tudo que a vida nos apresenta todos os dias...
       Acho que a vida seria impossível sem a oração. Como acalmar os anseios do coração, se não houvesse esse meio de diálogo com Deus?    
       A oração universal que o próprio Pai ensinou à humanidade é o “Pai nosso, que estais nos céus, Santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”
       Analisando o conteúdo dessa oração, percebe-se claramente que Deus deve ter ensinado a primeira parte. A segunda parte que é uma súplica, deve ter sido acrescentada pelos humanos... Porque é um pedido de sobrevivência e um pedido de perdão...
       Essa oração foi aceita por todas as religiões e conforta os seguidores de todos os credos, sem tirar o mérito de Igreja alguma.  Eu me lembro que mamãe a rezava, e ela era da Religião Messiânica... É uma oração que liga as pessoas numa mesma saudação e num mesmo pedido de perdão, por isso não provoca conflitos.
       Mas, a oração que gosto de desfiar sempre é a Ave Maria. Ensina a religião que, essa oração foi uma saudação do Anjo Gabriel à Virgem Maria anunciando a chegada do Filho de Deus através de Maria. Também tem o acréscimo feito pelos humanos, na segunda parte.  As palavras do Anjo Gabriel seriam essas: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, Bendita sois Vós entre as mulheres,Bendito é o Fruto de Vosso ventre, Jesus.”  E a segunda parte creio que foi feita pelos homens, porque também contém um pedido: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.”  O Anjo não teria dito essas palavras, suponho, na minha limitada interpretação.
       Essa oração é tão bela que, artistas famosos de todas as épocas acabaram musicando-a. Existe a Ave Maria de Gounot, conhecida no mundo inteiro, que sempre emociona nos momentos de felicidade suprema, ou de infinita dor... Há a Ave Maria de Schubert que é tão doce e delicada... Cantadas por tenores e por sopranos famosos, não há como não se emocionar de ouvi-las...
       E parece que ela fica mais autêntica se cantada em latim, que era a língua oficial da Igreja de Roma: “Ave Maria, gratia plena. Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus. Et benedictus fructus ventris , Jesus. Ave Maria, Mater Dei, ora pro nobis pecatoribus, nunc et in hora mortis nostrae. Amém.“
      Cantada por Luciano Pavarotti, por Plácido Domingo, por Andrea Bocelli, por Charles Aznavour, por Celine Dion, por Montserrat Caballe, por  Maria Callas e até por Roberto Carlos fica belíssima .    D izem que uma oração cantada vale por duas rezas. Acho que é porque ela emociona e toca os corações de todos que rezam e de todos que ouvem.
       A oração tem uma força que nada se lhe compara.
       Em certo velório de um amigo meu, cada pessoa da família estava chorando em diferentes lugares da sala, onde o falecido estava sendo velado. Era muito silencioso, e só se ouviam os gemidos e soluços dos familiares... Parecia não haver consolo para aquela dor individualizada... Nisso, chegou um amigo e resolveu rezar um terço. Começou a rezar timidamente... E os familiares foram chegando perto, e se abraçaram formando um grande círculo em volta do finado. E todos repetiam as orações, cada vez mais firmemente e os soluços foram se apagando. Quando as orações chegaram ao fim, toda a família estava abraçada e fortalecida, e as lágrimas tinham se apagado... Foi a força da oração, que sempre consola e conforta.
       Mas, voltando à Ave Maria. Ave significa Salve! Viva!  É uma saudação delicada de um Anjo para uma Santa. Então, Ave Maria seria o mesmo que dizer Salve, Viva Maria, Tu és bendita entre as mulheres porque serás a Mãe do Salvador. Linda mensagem, que só Ela teve o privilégio de receber.
       E por que cheia de Graça? Porque era pura, inocente e simples e fora escolhida por esses méritos. Também privilégio que só a Ela coube.
      E por que o Senhor é convosco? Porque Deus a abençoara para ocupar essa posição tão sagrada, entre todas as mulheres do mundo.
       E Bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. Bendito, porque benzido, bem amado, bem querido Filho de Deus.
       A segunda parte é uma súplica da criatura à Mãe do Criador, mostrando a fraqueza humana de pecadores que precisam de orações sempre e na hora da morte também.
       Gosto desta oração por ser muito bela. Nela existem palavras doces e suaves ditas com o máximo de reverência: Ave Maria cheia de graça. O Senhor está em Vós. És bendita entre todas as mulheres. Bendito é o Fruto de Vosso Ventre.
       E nunca é demais repetir essa oração para a mais pura das mulheres, para que interceda junto de Deus por todos nós.
       Então, vamos rezar outra vez?
       Ave Maria, cheia de graça...
        Mirandópolis, fevereiro de 2015.
       kimie oku in




Um comentário: