segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016


Escorpiões


           Um susto imenso.
           Um escorpião andando em minha casa.                      Tranquilamente.  Foi nesta semana. 
           E a minha casa e o quintal são varridos todos os dias.
Como apareceu aqui? O que há de errado no meu quintal? Será que há outros? De onde veio? É a espécie venenosa?
De repente, um pânico!
Calma, calma, calma. Não adianta se apavorar. É apenas um bichinho meio vermelho que se arrasta pela terra, pelo chão, pelas troncos das árvores, pelos telhados, pelas janelas, pelas paredes...
E aí fui pro Google em busca de informações: Se escondem entre tijolos, telhas e pedras, tábuas   empilhadas no quintal. E no meio das quiçaças... Daí a necessidade de se manter sempre limpo todo o espaço do quintal e terrenos não construídos ou casas desabitadas.
Descobri que escorpiões existem há mais de quatrocentos milhões de anos. São da classe dos aracnídeos e existem mais de mil e seiscentas espécies. São bichinhos resistentes e sobrevivem a temperaturas de 0º a 56º centígrados. Bichinho resistente!
Eles são carnívoros e se alimentam de pequenos insetos, aranhas e até de passarinhos, ratos e outros bichos menores... Dormem durante o dia e saem para caçar à noite. Possuem as quelíceras, ou presas que usam para dilacerar as presas. Mas, a arma mais poderosa está na sua cauda, que termina num aguilhão ou ferrão, por meio do qual ele inocula o veneno nas presas que caçam, para imobilizá-las. Seu veneno causa nos humanos dores muito fortes, pontadas, aceleração cardíaca e diminui a temperatura corporal. Conforme a resistência da vítima pode chegar à morte com esse veneno.
Todos os escorpiões são venenosos, mas só vinte e cinco espécies são mortais aos homens. Sua ferroada equivale a uma picada de um marimbondo. O tratamento é feito com a ingestão de anestésico e soro antiescorpiônico, e deve ser feito em unidade hospitalar.
Seus maiores predadores são o sapo e a galinha de Angola, aquela ave estranha cinzenta, de cabeça pequenina, que grita o dia todo “To fraco! To fraco!” Que de fraco nada têm. Dizem que é o melhor meio de acabar com os escorpiões. Mas, criar sapos? Galinhas de Angola? Nos sítios, até daria certo, mas na cidade....
Pelo Google descobri que, há um grupo de moradores de um condomínio do Bairro Morumbi em São Paulo que, saem à noite para caçar os escorpiões. Elas se armam de botas, pegadores de macarrão e lanternas e vão combater os bichos. Dizem que a quantidade tem aumentado de ano para ano...
Se fosse na China, haveria um mercado para esses bichinhos que são consumidos como aperitivos por lá. E vi um vídeo de um escaravelho que trava um duro combate e, consegue decepar a cauda onde se localiza o ferrão. Cultivar escaravelhos?
O escorpião já foi tema de bandas musicais, de canções, de filmes, de livros. A canção Mulher Escorpião faz muito sucesso no Japão, pois ela é cantada por um homem gay travestido de mulher muito elegante e famosa. E existe até uma constelação no céu chamada Escorpião, porque tem uma forma que lembra esse bicho.

Mas, apesar de compêndios e cantores que louvam os escorpiões, sinto uma enorme repulsa por esse inseto, com seu aguilhão ameaçador, que vai entrando sorrateiramente nas botas e nos cantos escuros das casas, para pegar suas presas.
Um tempo atrás, peguei um desses bichinhos e levei ao Departamento da Prefeitura, para ver a destinação dele e receber orientações sobre como combatê-los. E fiquei muito decepcionada. Os funcionários lá presentes não deram importância, e voltei menos informada do que fui. Eles nem estavam querendo ficar com o escorpião, não fizeram nada para direcionar uma pesquisa sobre a infestação, não perguntaram em que bairro eu moro...
Fiquei matutando sobre a atitude deles...
E cheguei à triste conclusão que, ninguém leva a sério o seu trabalho, a sua função. Só querem assinar o ponto e receber o seu cacau no fim do mês. É por isso que, o aedes egypti se multiplica a olhos vistos, porque ninguém quer combatê-lo. Se eles acabarem, acaba o serviço de visitar as casas. Que o mundo se dane! Triste Verdade!
Infelizmente, o ser humano só pensa em dinheiro. Pouco está se importando se os caramujos nojentos estão invadindo todos os jardins, que os mosquitos matem centenas ou milhares de vítimas de dengue, que os escorpiões causem mortes de trabalhadores...

Ele só se importará quando a desgraça acontecer em sua casa, com sua família, com seus filhos, pais e agregados...
O homem é um bicho totalmente burro, cego, egoísta, irresponsável.
     Salvo raras e honrosas exceções.
E vai um escorpião aí? Frito? Assado? Cru?
Mirandópolis, janeiro de 2016.
kimie oku in

Nenhum comentário:

Postar um comentário