segunda-feira, 29 de janeiro de 2018


             Eutanásia

        
      Na última semana essa palavra foi pensada e pronunciada  várias vezes em casa, com um misto de dor  e muita pena. Mas, as circunstâncias tornavam-na inevitável. E eu ficava arrepiada sempre que a ouvia...
     Nina, uma boxer de 14 anos estava na fase terminal de sua doença, com tumor no cérebro e sofrendo muito. Convulsões, que deixavam impotentes a quem estava perto cuidando...
        Tive uma experiência dolorosa de eutanásia. Então, só de pensar no ato final, meu coração se encolhia de dor. Porque não é nada fácil tirar a vida de um animal, mais ainda de um animal que amamos. Tivemos que executar o Fred, um boxer lindo que teve leishmaniose. E na época, ainda não havia cura...
        Pelos anos de companheirismo e carinho não poderia pedir a um Veterinário para simplesmente acabar com ele. Fiquei com ele no colo até o fim, mas demorou muito para entregar os pontos... Chorei o tempo todo e o Tom me disse que isso não deixava o Fred partir...  Estava com pena de mim... As palpitações vitais foram cedendo e senti a vida se esvair de seu corpo magro e maltratado pela doença.
   Como amava o nosso sítio, o enterramos lá à sombra da mangueiras...  Deve ouvir o canto de todos os passarinhos e o latido de outros cães que lá aparecem. Acredito que deve estar nos campos verdes do Criador, correndo atrás de outros companheiros e latindo firmemente para alguma vaca, como gostava de fazer. Ou nadando nos açudes sob o céu de verão... Fred...
        Quando meu filho disse que a Nina seria executada, sofri dolorosamente só de pensar no que ele e a Juliana teriam que passar. A ideia da eutanásia não saia de minha cabeça, e pedi a Deus para que fosse misericordioso e levasse a Nina de forma natural. E assim foi. Deus a levou sem que fosse infligido mais sofrimento a ela.
        Gosto e aprecio os animais, mas a morte do Fred me traumatizou para sempre. Nunca mais quero me apegar a esses bichinhos, porque eles se apossam de nosso coração e um dia vão embora. Já bastam as mortes de membros da família, que  despedaçam nossa alma...
Eutanásia?
Medida extrema e muito dolorosa.
Em algumas circunstâncias é inexorável.
Mas, é bem mais aceitável a morte natural.
O Senhor é o único dono de nossas vidas...
Nina...
Mirandópolis,29 de janeiro de 2018.
kimie oku in
http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário