quarta-feira, 7 de março de 2018


        Yes, nós temos um Elefante Branco!
      

      
      Um rei dava um elefante branco de presente aos súditos que não gostava. Embora fosse um presente real, o bicho custava caro para ser cuidado, ocupava muito espaço e não servia para nada...
      Então, quando os mandatários dos países começaram a construir obras faraônicas, que abandonavam antes de terminá-las, a sabedoria popular as denominou de elefantes brancos...
Obras gigantescas, sem um planejamento, sem recursos com a mudança de governos foram deixadas inconclusas, mesmo tendo custado fortunas e fortunas. Assim foi com a Perimetral Norte, que pretendia abrir uma estrada asfaltada de 500 quilômetros, ligando Amapá a Colômbia. Assim também foi com a Transamazônica, que ligaria o Leste ao Oeste do Brasil. Assim também está sendo a Transposição do São Francisco, cuja obra nunca termina. E outras dezenas de obras que consumiram muita mão de operários, muito dinheiro público e estão abandonadas a céu aberto, com o mato adentrando no seu interior e cobrindo para sempre uma obra de engenharia, que pretendia ser moderna, útil e benéfica para o povo.
Mas, não é só a nível federal ou estadual que isso acontece!
Nós mirandopolenses também tivemos uma obra que por anos e anos incomodou os políticos locais. Foi o prédio da FIPAM, que pretendia ser uma Feira permanente da Indústria, Pecuária e Agricultura local. Era uma construção rústica é verdade, e por anos e anos ocupou enorme espaço e não serviu para nada, porque a Feira não teve prosseguimento. E por fim, foi demolida e ali se construiu a sede da Prefeitura e da Rodoviária, que ainda estão cumprindo sua finalidade, mesmo em condições precárias.
De lá pra cá, muitas necessidades teve o Município e o orçamento sempre foi insuficiente. Além da manutenção das obras públicas para atender à população, havia necessidade urgente de se construir um novo prédio para abrigar o Fórum local. Após 64 anos e muitas negociações, o Fórum foi construído em local privilegiado e todos respiraram aliviados. O prédio antigo não tem condições nem de guardar o arquivo da Comarca, porque chove lá dentro e fica inundado... Não oferece segurança em sessões de julgamentos. A OAB local grita e esperneia, mas os manda chuvas lá de cima inventam uma lista de desculpas, para não viabilizar a construção de uma rotatória para dar acesso ao novo prédio do Fórum. O prédio moderníssimo custou ao Estado a cifra imensa de nove milhões de reais! Foi concluído em 2015 e está abandonado, à mercê do mato que já está invadindo as dependências. E algumas alas já precisam de reparos... Sem nunca terem sido usadas!
Parece piada, mas é a triste realidade aqui em Mirandópolis.
Será que estão esperando a próxima campanha eleitoreira para subornarem o eleitorado?
Se não é isso, o que será?
Alguém poderá explicar isso?
Elefante branco.
Mirandópolis, março de 2018.
kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário