terça-feira, 27 de fevereiro de 2018


          Missão Cirandar
      

       Há sete anos uns amigos e eu formamos o Grupo Ciranda, com a intenção de proporcionar um pouco de alegria aos idosos solitários.
      Graças à colaboração do senhor Mário Dias Varela, o grupo se firmou e desde então realizamos setenta e nove encontros... Cada reunião foi pautada em reencontros, abraços e muita alegria.
      A amiga Lilian Gonçalves, Assistente Social do Asilo local pediu para os internos participarem dos encontros. E volta e meia os convidamos e foi um sucesso. Mas, nem todos têm condições de usufruir de saídas, por problemas de locomoção...
      Então, um amigo sugeriu que fizéssemos os encontros no Asilo. E agora, a ideia se concretizou! Já realizamos cinco encontros lá e a participação dos funcionários e internos foi excelente.
      Percebi pela expressão dos internos que a cantoria, o bailico, as brincadeiras, os abraços e a atenção são a melhor terapia para quem vive só, ensimesmado com seus pensamentos e suas saudades... Porque quem vive no Asilo é meio esquecido por parte dos familiares, e alguns nem recebem visitas...

      E a Lílian está bastante satisfeita pela nossa presença mensal lá, animando o pessoal com a música de sanfonas e violas. Interessante é que a sua mãe Marilena era minha amiga, e foi a primeira pessoa que manifestou o desejo de me ajudar nesse projeto... Infelizmente, ela já estava doente e não deu tempo... Mas, o destino quis que a filha Lilian se envolvesse com o Grupo Ciranda, para beneficiar muita gente que vive sozinha. Então desde aquele dia em que a Lena falou comigo, as linhas foram traçadas para se cruzarem com a Ciranda. Durante sete anos, rodamos por aí e finalmente acabamos no Asilo, para a felicidade dos internos.

      Estamos muito satisfeitos porque a AMAI nos recebeu de braços abertos, e uma vez por mês lá estaremos cantando, dançando e rindo com os nossos idosos e com os do Asilo. E por estarmos lá no recinto, mais e mais internos estão participando. Não há alegria maior.
      De repente, uma brincadeira sem muito compromisso virou uma missão. Missão que vamos cumprir com entusiasmo sempre.
     

   
      Mirandópolis, 27 de fevereiro de 2018.
kimie oku in

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário