sábado, 7 de julho de 2018


          Onde é mesmo o Paraíso?

      Tenho visto gente fazendo apologia de países que apresentam melhores condições de vida que o nosso país.
  Realmente nosso Brasil decaiu muito ultimamente.  Educação, Saúde e Segurança são os setores que mais foram prejudicados. Por indiferença dos governantes, por meterem a mão nos reservas destinadas, por superfaturamento de produtos necessários...
      Infelizmente, os recentes governos e o atual nunca se preocuparam com as condições desses setores. Acho que fingem governar e só estão engordando suas contas com os recursos da União, do Estado e dos Municípios. Governo democrático em muitos lugares virou sinônimo de ladrões. Desolador!
      É bem verdade que há países com condições de vida superiores ao nosso. E há muitos, onde quase nem há presídios, porque o estilo de vida tão correto não produz marginais. E têm baixo índice de criminalidade. De causar inveja a todos nós acostumados com os absurdos, que acontecem todos os dias em nossas ruas, cidades, escolas, Bancos...
      É bem verdade que os costumes e hábitos dos japoneses são muito diferentes dos nossos. Sua educação prima pela cortesia, pelo respeito aos idosos, e pela defesa do meio ambiente.
      É bem verdade que Cuba possui uma Medicina avançada, que lá realizam pesquisas para descobrir a cura de doenças terríveis que assolam o mundo.
      É bem verdade que os ingleses se destacam pela pontualidade em cumprir seus compromissos, que os italianos fazem as melhores massas gastronômicas do mundo, assim como a França faz os melhores molhos. E que a Alemanha possui uma governante respeitável acima de qualquer suspeita.
      Mas... toda luz tem sua sombra, todo lado claro tem o seu reverso escuro, toda perfeição tem o lado imperfeito, tudo tem o yin e o yang.
      Nunca pensei em morar no Japão, que é um país de primeiro mundo, onde tudo parece perfeito, onde o povo prima pela educação, pela polidez. Por quê???? Porque o Japão de hoje é um país de centenários, onde os jovens estão sem esperança, sem muita perspectiva no futuro. A guerra lhes roubou muita coisa, e os cataclismos geológicos desanimam qualquer cidadão. Eles pelejam, lutam, batalham, constroem e súbito um tremor abre uma valeta profunda e engole tudo pra dentro da terra. Viver lá e´estar preparado para ser engolido pela terra, a qualquer momento...
      Também não anseio morar em Cuba, onde dizem que a Saúde é de primeira e de graça, que a Escola é perfeita e a segurança é máxima. Por que?  Porque sempre vejo notícias de cubanos arriscando suas vidas nas mãos de coiotes para fugir do país, e atravessar a fronteira para os Estados Unidos. Se lá é tudo de graça e tão perfeito, por que os cubanos querem fugir? Acho que a questão é a Liberdade! Liberdade de ir e vir. De ter opinião própria, de poder adquirir o que bem lhe convier. Ser tolhido nesses desejos é estar amarrado numa camisa de força. Eu, hein!
      Morar na Europa! Paris! Londres! Viena! Também não me atraem! Lá estão os terroristas que odeiam os povos cheios de grana, e querem se vingar de suas vidas tornadas miseráveis pelos exploradores do velho continente. Que roubaram todas as preciosidades dos países que subjugaram na África e no Oriente Médio. Para lhes usurpar o ouro, os diamantes, o petróleo. Em cada esquina, há um terrorista vingativo espreitando, espreitando. E eles arrasam mercados, shoppings e lugares onde circulam as gentes “mais bem” do mundo. Não se preocupando com os inocentes que morrem junto...
      Pensar que o Japão, Cuba, Estados Unidos e Alemanha são pedaços do paraíso é ledo engano. Todos esses países mostram o brilhante anteverso da medalha para o mundo, mas no reverso, quanta miséria, quanta sujeira. Cuba é de uma pobreza sem igual, onde os manda chuvas têm toda regalia de 1º mundo e os súditos têm que se contentar com migalhas. Para quem defende a vida em Cuba socialista, fica uma indagação: Por que os médicos vieram trabalhar no Brasil? Pela lógica e pelas informações divulgadas, a vida de um médico lá deve ser uma maravilha. Então, por que se submeteram a vir ao Brasil e cuidar dos pacientes mais pobres do SUS? Não foi por humanidade voluntária. Foi pelo cacau, que prometeram pagar... e que o governo de lá embolsou a maior porção.
      Então, parem com as apologias de idólatras que só têm olhos para ver um lado da moeda. Cuba não é o céu, assim como a Venezuela, onde reina muita miséria por conta de governos socialistas que não respeitam a individualidade. Todo mundo tem que rezar na mesma cartilha. Não importa se você é redondo, tem que se encaixar na forma quadrada.
      Já imaginaram eu morando em Cuba? Com as minhas ideias independentes? Será que poderia publicar minhas crônicas?
      Mirandópolis, julho de 2018.
      kimie oku in

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário