terça-feira, 6 de novembro de 2018


     Fascistas e Nazistas
      
     A 1ª Guerra Mundial que durou de 1914 a 1918 foi encerrada com o Tratado de Versalhes, que puniu a Alemanha por ter sido a causadora do conflito. E a punição foi dura: devolver territórios ocupados na França, Polônia e Áustria, além de fornecer toneladas e toneladas de carvão para os países devastados.
      Um mecânico ferroviário alemão inconformado com essa punição imposta pelos vencedores da Guerra (França, Reino Unido e Império Russo), fundou um Partido para congregar os trabalhadores alemães. Nascia o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cuja sigla NAZISTA ficaria muito conhecida.
      Os objetivos do Nazismo eram:
- o bem estar dos trabalhadores alemães,
- anulação de Tratados de paz e
- a total exclusão dos Judeus.
      Com 33 anos de idade, Hitler se filiou nesse Partido Trabalhista Alemão, e como era bom em oratória, logo assumiu o comando de seus 3000 afiliados. Tentou um golpe contra o governo alemão em Munique, mas fracassou. Preso por oito meses, escreveu a famosa obra “Minha luta”, em que ele coloca suas ideias antissemitas, racistas e nacional socialistas. Esse livro viria a ser a bíblia dos nazistas.
Quando saiu, reorganizou o Partido, com estrutura administrativa e hierárquica e grupos paramilitares, as SS Brigadas de Segurança. Foi criada uma bandeira vermelha com o símbolo da suástica, uma cruz negra retirada da letra Gama do alfabeto grego, que significa felicidade de acordo com os brâmanes e budistas. Essa suástica viria a ser um dos símbolos mais temidos pela humanidade.
      Para alcançar seus objetivos de Megalomaníaco, Hitler convocou toda a juventude alemã e a doutrinou completamente com as ideias nazistas: ódio e perseguição sistemática aos judeus, obediência ao Furher, fidelidade até a morte ao Partido Nazista. Foram tão profundamente treinados, que muitos jovens denunciavam os próprios familiares que criticassem as ordens do Partido. Os pais perderam totalmente o controle de seus filhos, que pelas leis nazistas passaram a ser membros do Estado a partir da infância... Crianças e jovens se transformaram em instrumentos do Nazismo para suas práticas de terrorismo. A maioria estava tão envolvida que nunca percebeu que, era apenas um instrumento nas mãos de um ditador louco.
      Logo, o Nazismo cresceu e se multiplicou rapidamente, porque atendia aos anseios dos alemães revoltados com as penas impostas pelo Tratado de Versalhes. Empresários poderosos iludidos com a oratória de Hitler aderiram e passaram a financiar esse Partido que não queria saber de acordos de paz, e perseguia os judeus... Esse povo foi muito humilhado e espezinhado em toda a Europa. Como os alemães veneravam Hitler, o Presidente alemão von Hinderburg se rendeu ao seu carisma e o nomeou Chanceler. Quando o Presidente morreu logo depois, o austríaco assumiu seu lugar como Ditador absoluto. Nomeou o seu reinado de terror de Reich e a ele próprio de Fuhrer, que significa Líder. E logo suas tropas invadiram a Polônia, anexaram Áustria seu país de origem à Alemanha e atacaram a Tchecoslováquia.
      Foi assim que começou a Segunda Guerra Mundial, porque a França, o Reino Unido e o Império Russo se viram ameaçados com o avanço dos alemães. A guerra a princípio foi entre esses três países contra Alemanha, Itália e Hungria, que desejavam ampliar seus territórios, invadindo outros países.
      Hitler estava convicto que poderia dominar e expandir seus domínios em toda a Europa com seus soldados nazistas e se aliou a Benito Mussolini, que era o Ditador da Itália e cujas ideias fascistas convergiam com as do Nazismo. Mussolini implantou o Fascismo na Itália e se tornou o chefe absoluto do Estado. Ele mesmo declarou que “Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado” O Estado vinha antes do Indivíduo, e este não tinha liberdade de expressão e nem livre arbítrio. Seu reinado também foi marcado pelo terror na Itália.
      Passaram a ser dois déspotas a combater os países livres. Era praticamente um conflito que envolvia apenas as Nações europeias. Mas, o Japão que era aliado dos alemães, queria expandir seu território na Ásia e invadiu a China, com o objetivo de anexar a Manchúria e a Península da Coréia.
Os Estados Unidos aliados aos Ingleses entraram na guerra para conter o avanço dos alemães, conseguindo derrotá-los. Eles também tinham interesses na região da Ásia e reagiram boicotando o Japão no fornecimento de petróleo. Então, os japoneses atacaram a base naval americana de Pearl Harbor no Havaí. Isso foi em 07 de dezembro de 1941.
Os ataques de ambos os lados se intensificaram até que os americanos lançaram as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Foi uma destruição nunca vista até então, e as duas cidades foram apagadas da face da terra. Diante do sofrimento e da dor dos compatriotas, o Imperador japonês se viu obrigado a render-se.
Quando Hitler se viu derrotado se isolou num bunker com a mulher Eva e tiraram a própria vida. Deixaram como herança apenas dor, sangue, sofrimento e muita destruição.
      Em 02 de setembro de 1945 a Guerra terminou.  No lançamento das bombas, morreram mais de duzentos mil japoneses. Mas os efeitos maléficos das bombas até hoje permanecem entre os  milhares de descendentes dos japoneses 73 anos depois.
      O Fascismo e o Nazismo mancharam as páginas da História da Humanidade com seu reinado de terror, comandado por dois loucos: Mussolini na Itália e Hitler na Alemanha. A própria História tem registrados os milhões de vítimas, que foram sacrificados pela megalomania desses maiores vilões que o mundo conheceu.
      Mas uma tragédia de tamanha proporção teria que deixar rastros de sangue, e o Holocausto foi o maior deles.
      Na próxima, pra quem tiver paciência:
      Holocausto e Anne Frank.
Até lá, então!
Mirandópolis, 06 de novembro de 2018.
Kimie oku in

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário