domingo, 27 de novembro de 2022

 

                Reencontros

 

                  Nesses tempos de Copa do mundo, com jogos diários na tevê, que parece não haver outro assunto interessante além do futebol, reunir amigos e conversar é a melhor opção.

     E de repente, por gentileza da Professora Regina Rosado pude usufruir de momentos agradáveis com um grupo de Professores, que se formaram no Cene Noêmia Dias Perotti há cinquenta e sete anos. Não sou da mesma turma, pois concluí o Curso Normal em 1960, isto é há 62 anos, mas atendendo ao convite da amiga e organizadora do Encontro, já participei de algumas reuniões. E ao longo dos anos, percebi como a vida é efêmera, que tudo passa e que o porvir sempre é incerto. Percebi nesse Encontro de hoje, que a vida é recheada de perdas... Na mesa, faltava o Professor Zanin sempre otimista que ensinou a todos os alunos normalistas... Faltava a Professora Sonia Ohashi que estava muito feliz no encontro anterior. A mesma Sonia irmã de Meire Jane, e filha da saudosa dona Maria e do taxista José Ohashi, antigos moradores daqui. Faltava a convidada especial Regina Mustafa, que sempre abrilhantou essas reuniões. A vida é apenas um sopro...

     Então, o Encontro seria triste com tantas ausências definitivas como a do Antonelli Antonio Secanho, Kunihiro Sato, Teresinha  Squinca, Kikuko Sato, Josué Tomás de Aquino, Helena Ortega Cogo, Hide Aparecida Nars e Sebastião Laerte Magalhães... Todos morando no céu com a Sonia Ohashi. Além da ausência de alguns colegas vivos por conta de compromissos outros e problemas de saúde.

     Mas, um reencontro sempre é muito bom. Encontrar a Vera Nilva Araújo, o Ademar Bispo e sua parceira Sandra, a Naoe Miyamoto e a Zilda Zonzini com a filha Rogéria que moram fora foi muito gratificante. Além dos colegas que moram aqui, mas que nas urgências da vida, nem sempre podemos abraçar e papear um pouco. A pandemia nos distanciou e isolou de fato.

     Então, o tempo foi curto para trocar figurinhas, tanto que perguntar, tanto que contar, tanto pra saber. Foi ótimo ver a Zilda de Lima renovada em saúde e com novo visual, a irmãs Vandelcy e Vera Bonfim (Nakano), junto da bela filhota Eloísa. A Tereza Veronese sempre tão discreta e atenciosa. A Regina Siminari, que serviu a Escola Sesi a vida toda e voltou para Mirandópolis, para o aconchego dos amigos. A Minako que também pelejou a vida toda no Sesi local. O Teruo Miyamoto e a esposa Cida sempre prestigiando os encontros. A Marlene Machado, que não via há séculos, tão lúcida e tão espiritual. E a Regina Rosado que não mede esforços para reencontrar esses amigos, com a imprescindível ajuda da filhota Simone.

     A reunião foi iniciada com orações para os amigos que partiram, desejando-lhes paz na eternidade... Depois, a Regina falou da felicidade de reencontrar os amigos, sentindo-se muito grata por usufruir desse momento e agradeceu a presença de todos. A Regina Siminari falou da alegria de participar do encontro e da felicidade de usufruir a companhia de amigos aqui da cidade, após tantos anos morando e trabalhando fora. Eu Kimie falei da alegria de ser Professor, que passa a vida toda aprendendo e ensinando, ensinando e aprendendo, porque o Professor é para sempre, não se limitando ao tempo e ao espaço Escola. Quem alfabetizou e, mostrou o caminho do conhecimento a centenas de jovens, deve se orgulhar da missão cumprida. Ensinar é uma nobre profissão. E devemos nos orgulhar de ter sido professores, não importando as condições, os governantes, o descaso da sociedade, porque formamos gente, gente que após uma vida toda de peleja, vem nos abraçar de repente nos chamando de Professor, Professora... Nada é mais gratificante.

     O almoço foi muito saboroso como sempre é na Varanda Grill do amigo Júnior Veronese. E tivemos um delicioso bolo como sobremesa, oferta da Tereza. E a Naoe nos gratificou com uma árvore de Natal de crochê, para enfeitar nossas casas. Artesanato maravilhoso acompanhado com um biscoito da sorte. Naoe sempre generosa.

     Então, o encontro foi uma reunião de família, de aconchego onde não faltaram abraços, comida boa, um delicioso bolo, além de presentes. Reunião para matar saudades.

     Reunião para renovar a alma. Que a vida não é feita só de Copa, de briga de políticos e de velórios... A vida é feita de breves momentos de comunhão, de confissões sussurradas, de alegria compartilhada, de lágrimas derramadas por alguém que já partiu...

E esse grupo de professores sabe bem saborear cada momento de sua caminhada, porque a vida é uma bênção que deve ser usufruída plenamente. Com amigos.

Mirandópolis, 27 de novembro de 2022.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário