segunda-feira, 30 de março de 2015

Cirandada de março
    
   Sexta-feira, dia 27 último realizamos o encontro de março. Foi na Chácara do seu Albertino, como de costume.
        Havia chovido na madrugada, e o dia prometia chuva, mas não, deu um dia ensolarado, muito quente.
        Para a alegria de todos, além do seu Albertino que toca acordeon e do Agnaldo no pandeiro, compareceram para prestigiar a festa, o Gerval com o acordeon, seu irmão Jovanini e o seu Zeferino com violão. Músico é que não faltou.
     A novidade do dia foi a presença da Ana Maria Abranches Jacomelli, uma das fundadoras da Ciranda, que veio de Ribeirão Preto onde mora atualmente, para participar do encontro. Foi uma grande alegria para todos matar as saudades.

        E mais uma cirandeira foi admitida no grupo – é a Professora Leonor Aparecida Felipini Rezeke, que irá colaborar na organização do encontros. Foi bem recepcionada pelos cirandeiros.
        Como recentemente perdemos dois cantores de valor, a tarde foi de homenagem a Inesita Barroso e a José Rico. O grupo cantou várias músicas desses famosos que partiram para sempre, deixando um vasto repertório de canções inesquecíveis.
        Após servir um lanche, a Kimie se dirigiu ao grupo e relembrou os quesitos fundamentais da Ciranda, que a tem sustentado: Objetivo maior é tirar os idosos solitários de suas casas, para usufruírem uma tarde de lazer num lugar agradável no campo; não cuidar da vida alheia; não discutir Religião nem Política; e não cobrar nada de ninguém. Disse ainda que só devem ser admitidos os idosos solitários, que não saem de casa, não têm vida social, que não recebem visitas... Que os mais novos devem ser voluntários, oferecendo seu tempo, lanches e transporte para os que precisam de ajuda. Ainda reforçou dizendo que o Grupo não é um Clube Social, onde entra todo mundo. As pessoas têm que ser selecionadas, porque o local é pequeno e não comporta tanta gente. É que há muita gente equivocada sobre os objetivos da Ciranda. E que todos devem se preocupar com o bem estar de quem participa, conversando com eles e dando-lhes carinho e atenção.
        Depois disso, foi só cantoria, com as sanfonas enchendo a tarde de música boa. Em seguida, foi a brincadeira da Ciranda, onde muitos declamaram seus poemas, especialmente o Professor Dinho que recitou “Sodade” e o seu Orlandinho que sempre declama seus poemas. A Ana Jacomelli falou das saudades que sente do grupo e da satisfação de estar presente. E a Vina cantou “Chão de Estrelas”.
     E assim, a tarde se foi, e o pessoal voltou para casa, com alma fortalecida de novas energias.
E abril tem mais!



Mirandópolis, março de 2015.
kimie oku in





Nenhum comentário:

Postar um comentário