quinta-feira, 12 de março de 2015

                                Quando a chuva cai
  
  É uma sensação agradável despertar de madrugada com a chuva caindo lá fora.
   O barulho suave das gotas molhando o chão, do vento frio soprando, e trazendo a refrescância para o interior da casa, causam um bem estar tão gratificante, que é impossível não ficar animado.
     E o que é a chuva?
Apenas um fenômeno natural, que faz acontecer o ciclo das águas. A água que há nos oceanos, rios e lagos serve aos seres vivos e, com o calor do sol entra em ebulição e se transforma em vapor. O vapor é bem leve e sobe para a atmosfera, formando aquelas massas brancas que parecem montanhas de algodão. São as nuvens. Estão pejadas de água em forma de gases. Quando essas nuvens encontram uma corrente de ar frio, voltam ao estado líquido e caem na Terra em forma de gotas. É a bendita chuva. Tão esperada nos últimos tempos.
     Mas, como as árvores entram nesse processo do ciclo da água?
As árvores amortecem a queda da água da atmosfera, e absorvem-na usando as raízes para se alimentar. E depois, através da transpiração pelas folhas, elas devolvem essa mesma água em forma de vapor para a atmosfera. Que formará as nuvens, que por sua vez se transformará em chuva.
Assim é o Ciclo da água.
Nos primórdios dos tempos, quando o Planeta se formou, havia uma cobertura na Terra para a proteger, formada pelas florestas sem fim. Mas, o homem no seu afã de consumir, de produzir, de absorver vantagens, foi devastando as matas, formando pastagens e roças. E as florestas foram desaparecendo...
Então, hoje o ciclo da água está irremediavelmente alterado. Esse ir e vir das águas não tem mais o momento certo, nem a quantidade necessária para matar a sede dos seres vivos e da Terra. E por que?
Pela devastação das florestas, a Terra ficou desprotegida, e quando a chuva cai com força, vai erodindo o solo, destruindo a camada do chão que contém nutrientes para os vegetais. E a terra em forma de areia solta é levada para os rios e córregos, enterrando as minas d’água. E os rios acabam morrendo...
Além do processo de absorção da água que as árvores fazem, e devolução da mesma para formar a chuva, ainda elas protegem a camada do solo fértil, evitando a formação de desertos. Se as árvores estão nas margens de rios e córregos, elas seguram o solo e evitam que as terras ribeirinhas invadam as águas, e mantêm saudáveis essas correntes, que por séculos continuarão irrigando a região. Daí a importância dessas matas ciliares, que protegem os rios como os cílios que evitam a entrada de sujeira em nossos olhos...
Para termos água em abundância é preciso chover em períodos certos, e na quantidade certa. Mas, com a morte de  centenas de rios e destruição das matas, promovidas pelo homem, a Natureza se desequilibrou e períodos de seca prolongada estão acontecendo com mais frequência.
E toda a humanidade está sofrendo, além dos animais que morrem de sede e fome... Terras férteis estão se transformando em desertos, os veios de água estão desaparecendo, e a humanidade vai pagar caro por esse crime contra o meio ambiente.
Nó todos estamos tão acostumados com as chuvas, os ventos, o frio e os tempos de seca prolongada, que muitas vezes nem percebemos as transformações que estão ocorrendo na Terra. Às vezes penso que, o Planeta Marte também foi habitado e que seus moradores conseguiram matá-lo. Porque dizem os cientistas que, pelas imagens obtidas através de naves-ciência, há sinais de que havia água em seu solo. Será que a humanidade com essa vocação de destruição, fará o mesmo com a Terra?
Matar o Planeta significa acabar com seus moradores, tanto animais como vegetais.
E passados milênios, algum habitante de outro planeta virá a essa Terra, e se perguntará para onde foram seus habitantes, o que ocorreu com essa bola morta que vaga pelo espaço sideral, sem nenhuma missão determinada, sem nenhum ser vivo?
Sim, a coisa é séria!
É tão confortável ver a chuva caindo em tiras longas e saciando a sede da Terra. É tão maravilhoso ver as plantas, os campos, os pastos sorvendo a água fria que cai do céu. É tão gratificante ver os cavalinhos, cabritos e carneirinhos pulando satisfeitos depois de uma chuva que refrescou o ar. Até as árvores sacodem suas ramas, satisfeitas com o banho que as libertou da poeira acumulada...
E é maravilhoso sorver o ar perfumado depois de uma chuva de verão.
Para tudo isso ser perene temos que fazer a nossa parte. Cuidar do meio ambiente como cuidamos de nossos quartos, onde gostamos de usufruir um sono tranquilo todas as noites... Cuidar deste Planeta como cuidamos de nossa cozinha, que nos fornece o alimento de cada dia. Ninguém joga lixo na cozinha, que deve primar pela higiene. Cuidar dos campos e pastagens para haver sempre sombra boa de árvores amigas.
Que tal começar agora essa tarefa?
Recolhendo lixo e protegendo rios e árvores?

Mirandópolis, fevereiro de 2015.
kimie Oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário