sábado, 20 de junho de 2015

                               Festa junina
   E ontem fizemos a festa junina da Ciranda. Foi na Chácara do seu Albertino Prando, como sempre.
Estava um dia friozinho, mas bem agradável, propício para a festa.    
Compareceu tanta gente, que se derramava do barracão.
      Havia pastéis e cachorro quente em profusão, quentão, chocolate quente, pipoca, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, canjica e suspiro... Havia tanta comida para alimentar um batalhão...
Seu Albertino fez uma fogueira para relembrar as antigas festas de São João e, o Zé Maria assou umas batatas doces no braseiro.
            A novidade do dia foi a chegada do Milton Lima, que ajudou a fundar a Ciranda há quatro anos atrás, e agora reside em Campo Grande. Milton foi festejado pelos cirandeiros, porque é uma pessoa muito querida. Trouxe consigo o companheiro que toca violão, Miro e a sua esposa. De músicos, o grupo foi bem servido: Albertino e Gerval como sanfoneiros, Zeferino, Jovanini, Miro e Milton como violeiros, e Agnaldo como pandeirista. E o João sem-terra como cantador.
    
  Após os abraços e cumprimentos de costume e um cafezinho da dona Cleusa, todos foram afinar seus instrumentos. Quando a música encheu o espaço, os cirandeiros começaram a cantar. E estavam bem afinados. Uns cantavam, outros dançavam e outros só rebolavam. Havia gente vestida à caráter de caipira, e o colorido deu o ar de festa junto com a dança e a música. A turma estava tão animada na cantoria que não houve espaço para brincar de ciranda.
      Houve uma pausa para o senhor Orlandinho declamar seus poemas, como gosta de fazer. E o Dedé cantando, cantando se esqueceu das batatas no braseiro. A maioria virou carvão. Mesmo assim, salvou algumas que foram bem disputadas.
      De repente no meio da tarde, chegaram os convidados da AMAI (Associação Mirandopolense de Assistência aos Idosos). E aí foi aquela alegria. Todos dançaram e cantaram com muito entusiasmo. E eles queriam ficar mais um pouco, mais um pouco...
      E assim foi a Ciranda de junho, uma festa só de muita alegria e música. Quando todos se foram, a fogueira estava apagada e o dia já estava escurecendo.
      No mês que vem tem mais!


      Mirandópolis, junho de 2015.
      kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário