segunda-feira, 14 de agosto de 2017

             Supimpa!       
        Muita gente não vai saber o que significa supimpa, porque nunca ouviu essa palavra.  Ao visualizar a crônica  “Tudo passa... até a gente...”, o amigo Marinho Guzman gostou e comentou que ficou Supimpa! E eu fiquei envaidecida, porque supimpa significa ótimo, excelente.
      E pensei nas expressões idiomáticas que usamos no dia a dia, que vão sendo substituídas por outras ao longo dos tempos. O homem é muito criativo. Inventa sempre um jeito mais rápido de se comunicar.
    Eu me lembro que antigamente, os mendigos vinham humildemente pedir  “Uma esmola, pelo amor de Deus”. Isso não se usa mais...  Agora dizem  “Saí da cadeia ontem e preciso de dinheiro, se você não me der, sou obrigado a roubar!” ou mais suavemente  “Me dê um ajutório” Não se usa mais  “pelo amor de Deus”. Perderam a fé em Deus? Ou têm preguiça de invocar o nome de Deus? E raros são os que agradecem.  No máximo dizem um obrigado mastigado. Antes se usava “Deus lhe pague!” Porque eles mesmos nunca iriam pagar. Hoje dar um adjutório se tornou uma obrigação, não mais caridade... E eles não pedem, exigem... Muitas vezes para comprar suas porcarias de drogas...
        Outra expressão muito usada antigamente foi   “Cruizcredo! Ave Maria!”, “CreiemDeusPai= Creio em Deus Pai!” e “Valha-me, Deus!” Hoje se usa “Só por Deus!”, “Misericódia!”, “Vá com Deus!”
    Só por brincadeira, vou tentar fazer um texto usando essas expressões idiomáticas mais interessantes:
       “Como não sou de armar barraco, não gosto de encher linguiça, e nem lavar a roupa suja, vou tentar acertar na mosca com a presente crônica só para causar...
      E falando de crônica, parece que tenho um bicho carpinteiro diante do teclado, pois tenho a faca e o queijo nas mãos e posso lavar a égua e soltar a franga... Vou viajando na maionese e escrevendo essas  loucuras, para leitores loucos como eu...
         Os amigos não precisam ficar com a pulga atrás da orelha, porque eu sou boca de siri e não boca de trombone. Abro o jogo, mas defendo os amigos com unhas e dentes e nunca serei amigo da onça.
       Vou pela sombra como se pisasse em ovos, porque não quero ofender bebuns e mulheres da vida.  Corro o risco de trombar com um borracho tirando água do joelho, mas como é um sem eira nem beira faço que não vejo. Se ele me xinga, digo-lhe:  Vai te catar, ó meu!
         Nossa! Que zona hein?
     E nesse bate e volta que tou indo, vejo amigos só bebendo água que passarinho não bebe, enquanto uns lesos ficam ensacando fumaça (Ou ensacando ventos como propôs a dona Dilma?) Ensacar fumaça ou vento deve ser um negócio da China né?
     Talvez o leitor mais impaciente deva pensar: Macacos me mordam, que raio de crônica é essa? E eu respondo: Sabe de nada, inocente! Veja se estou lá na esquina!
         Essa conversa do arco da véia é para justificar esse texto feito nas coxas, e pôr as barbas de molho enquanto vou curtindo uma dor de cotovelo pelas crônicas lindas que vejo por aí...
         Mas, como não sou de virar casaca, vou mantendo meu estilo e não vou mandar meus leitores pentear macacos, nem às favas.
         Gostaria de escrever um texto impecável que deixasse o Marinho Guzman encantado, mas é complicado acertar as palavras na lata, talvez ele pudesse dar uma mãozinha. Como não sou arroz de festa nos banquetes literários, e fico travada às vezes, acho que tá na hora de pendurar as chuteiras, e dar adeus ao meu passatempo preferido parando com essa baboseira toda. Antes que chegue onde o Judas perdeu as botas... 
        E bati as botas!
         Se fudeu!"
         Mirandópolis, agosto de 2017.
         kimie oku in

         http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. E aí mana, beleza?
    Teu bagulho tá nos trinques. XPTO !
    Tô fechado contigo e não abro!
    Fui...Inté!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só como a gente usa essas expressões? Legal, né Ulisses?

      Excluir
  2. Mormente quando ocê tá " di boa ".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei..., amei... e me diverti um bocado !!

    ResponderExcluir