domingo, 10 de setembro de 2017

            Malas cheias de grana
      
      Na semana que passou, todos os brasileiros ficaram estarrecidos  com a ousadia do ex Ministro de Integração Social Geddel Vieira  Lima da Bahia, que mantinha um Banco particular num apartamento, com malas e malas de dinheiro. Os lotes eram de cédulas de cem e cinquenta reais.
         O valor total superou os cinquenta milhões de reais!!!
         O homem já estava em prisão domiciliar por atrapalhar as investigações da Lava Jato e, agora voltou para a cadeia de fato, juntamente com outro comparsa que era o Diretor Geral da Defesa Civil de Salvador.
      Inacreditável pensar que um ex Ministro e um Diretor de Defesa Civil estavam compactuados em operações escusas...
Integração Social?  De quem?
Defesa Civil? De quem? É o mesmo que deixar dois cães famintos vigiando um açougue...
         Muita gente ficou pensando: “Ah! Se essas malas fossem minhas!... Quantos problemas seriam solucionados. Quanta coisa boa eu compraria!!!” Uma mala lotada de cédulas de cem reais é uma tentação irresistível. Dá vontade de carregá-la pra casa...
         Mas, e depois?
         Onde guardá-la?
         Esconder em casa?
         Em que lugar da casa ficará bem escondida?
         Será que o parceiro ou a parceira é confiável?
         E as faxineiras, que tudo mexem e remexem?
      Enterrar num buraco? Como um cachorro guarda os ossos que não consegue roer de vez... E depois, desenterra e rói mais um pouquinho, mais um pouquinho... até acabar.  Porque um dia acaba. Mas, o volume é muito grande e precisaria de um bunker... E bunker despertaria suspeitas...
         Então, alguém cede um apartamento...
Quanto esse alguém cobrou?
Nada? Me engana que eu gosto!
E como vou vigiar o tesouro?
Se for todos os dias conferir, vai dar na cara...
E a Federal tá como uma sarna, não larga do pé!
Preciso nomear alguém honesto, confiável...
Honesto, confiável! Quem? Quem?
Mas, ele também quer um naco da carne podre...
Tenho que ceder, não tem jeito.
E aí mando buscar as notas que preciso.
Mas, será que não está me roubando???  Como fazer para controlá-lo?  A quem reclamaria se...
         E ninguém sabe do meu tesouro! Só MEU!
         Eu mereço, fui tanta coisa importante, servi ao meus país e faço jus a essas regalias mais que ninguém... Sou um cidadão muito importante da Bahia. Eu mereço! Mas, ninguém pode saber onde está toda essa grana, porque vão querer tomá-la de mim.
         E com esses pensamentos atormentando o “pobre homem inocente”, dormia mal pensando que na calada da noite o parceiro estaria fazendo um limpa no apartamento...
         E não resiste, e vai lá conferir.  Sorrateiramente, protegido pela madrugada silenciosa, entra no ape. E vê as malas lacradas e pensa: Será que ele não abriu? Será que não levou alguns pacotes? Mas, como conferir? Contar cédula por cédula, mala por mala, caixa por caixa? Meu Deus, que coisa trabalhosa!  Será que alguém me seguiu?
         Escuta um barulho na rua, uma sirene de polícia! Será que descobriram? Vieram atrás de mim? Deus, tomara que não seja! E o honestíssimo e santo homem quase borras as calças. Medo de ser descoberto! E pede a Deus que o proteja! Deus protege bandido?
         E como os rios correm para o mar, como os dias ruins se alternam com os bons, como a Federal não descansa, um dia tudo vem à tona. E deixa todos os brasileiros boquiabertos! A imagem das malas cheias de grana trouxe de volta a imagem de uma cueca derramando notas, em passado recente. E me lembrei que a Dilma queria ensacar ventos... E não dinheiro! Disseram que Lula e seus quarenta ladrões assaltaram Brasília. Apenas 40?
         Imagino a vergonha da família, que deve estar sendo hostilizada em qualquer lugar público que apareça. Inocente ou não. Porque essa infâmia atinge gerações, mesmo que o culpado seja um só. O que é de se duvidar. Pessoas da família devem ter usufruído desse dinheiro roubado da Caixa Federal, sem um tico de remorso...
         É por tudo isso que o Brasil entrou numa rota de assaltos, roubalheiras envergonhando a todos os cidadãos honrados.
         Enquanto os Federais investigam e prendem políticos corruptos, a Polícia Estadual não consegue vencer os assaltantes de Bancos, que se tornaram mais e mais ousados, como se tivessem prazer em desafiar os homens da Lei. É que o vício do roubo se transformou numa profissão, adotada desde o mais pobre e miserável até o mais poderoso da escala social no Brasil. Roubalheira generalizada.
         Mesmo assim, toda essas fortunas roubadas não fazem a felicidade de ninguém. Elas marcam indelevelmente os ladrões, que carregarão o estigma de corruptos, de foras da Lei até a morte.  E a desgraça do pau verde é ter um seco encostado. Vem o fogo, queima o seco e fica o verde chamuscado... Assim, todos os membros das famílias desses bandidos carregarão esse estigma, mesmo que inocentes...
         Então, pra quê sujar uma história de família? Pra quê se apropriar de algo que não nos pertence? Se a única coisa valiosa que levamos desta vida é a dignidade com que a vivemos?
         Money, o maior corruptor do mundo!

         Mirandópolis, setembro de 2017.
kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário