quarta-feira, 16 de outubro de 2019


          Professor é para sempre

      Tenho amigos que me chamam de “Professora” sempre que me vêm. São pessoas da comunidade, que me tratam com respeito e carinho.
      É normal que ex alunos se refiram assim a seus professores, mas cidadãos comuns que assim agem nem imaginam como é bom ser tratado assim. Eu me orgulho muito de ser Professora.
       Mesmo aposentado, um Professor é sempre aquele que ensina, que dá o exemplo, que orienta. Acredito que todo Professor pesquisa todos os dias para passar conhecimentos verdadeiros aos que estão à sua volta. Um Professor nunca perde a mania de ensinar. Eu sou assim, e deve ser chato demais para os que me são próximos...
      Não ensino mais o beabá, nem as tabuadas... Ensino coisas da vida prática.
      Ensino que devemos economizar a água, porque um dia a Terra pode secar e morrer como o Planeta Marte... Ensino que os rios não suportam dejetos e acabam morrendo. Ensino que não se deve jogar lixo nos bueiros, porque um dia tudo vai entupir e o bairro poderá ser inundado.  Ensino que as calçadas precisam ser varridas e não lavadas. A chuva é que deve lavá-las.
      Ensino que os animais viventes não devem ser aprisionados, porque cada um deve ter o seu habitat natural. E não se deve transformar gatos e cachorros em humanos, ensinando-os a andar sobre duas patas. Isso vai provocar problemas na espinha dorsal.
      Ensino que se deve preservar a natureza, só podando as árvores e nunca as arrancando. Varrer as folhas secas da calçada é menos sofrido do que derreter de calor dentro de casa, sem uma sombra amiga.
      Ensino que caminhar faz bem para a saúde, porque alonga os nervos, movimenta os músculos, acelera o coração e agita os neurônios. Que ficar parado nunca é bom, porque o corpo vai travando e entra no processo de encolhimento.
      Ensino que estudar música, fazer cerâmica, desenhar, pintar, bordar, dançar, correr, costurar, fazer origami, crochetar só ajudam a ter um lazer agradável e espantam a tristeza e a depressão. Sem contar com os benefícios para a saúde das mãos, dos dedos, dos braços, dos músculos, mantendo em ordem a coordenação motora fina e grossa.
      Ensino que todos devem respeitar os demais, crianças, adultos, mulheres, idosos, deficientes, doentes, alienados, de todas as cores, raças, tribos, ideologias políticas e religiões. Que só assim é possível viver em paz neste mundo. Que não há como viver em harmonia senão respeitando os outros.
      Ensino que o trabalho é a melhor ocupação do homem. Que é preciso trabalhar para fazer jus ao pão de cada dia. E que essa ocupação nunca prejudique os outros. E ensino, sobretudo que viemos a este mundo para aprender a boa ação e devemos praticá-la todos os dias para agradecer a graça da vida.
    Concluindo, vou viver até o fim aprendendo e ensinando. Porque o conhecimento torna a vida mais leve para todos.
       Porque todo Professor almeja por um mundo melhor.


      Mirandópolis, outubro de 2019.
      kimie oku in




Nenhum comentário:

Postar um comentário