sábado, 11 de junho de 2022

 

                        Oitenta árvores...

    Tenho uma seringueira, que estou tentando salvar há bom tempo. Vivo combatendo as saúvas que não dão folga... E ela estava tão bonita cheia de folhas fortes e viçosas, mas um bezerro a transformou em três varinhas finas... Não sei se vai sobreviver... É difícil cultivar plantas e fazê-las crescer e se tornarem adultas. É preciso muito cuidado, muita dedicação constante. Reflorestar não é só plantar e esperar o milagre de ver um bosque, uma mata...

     Pensando nisso, fui até a Represa Santa Helena, que abastece a cidade, para conferir a plantação de árvores, que os associados da APAM (Associação de Professores Aposentados de Mirandópolis) realizaram no final do ano passado. Queria ver como estavam as oitenta mudas plantadas à beira da Represa... Mesmo que algumas não tivessem vingado, esperava fotografar algumas já bem crescidas. Soube que na época até o Prefeito Sodário participara ativamente do evento, além do Responsável do Meio Ambiente... Mais de vinte Professores aposentados se empenharam nessa empreitada, movidos pelo espírito de salvar a natureza, recuperar a mata ciliar e proteger as águas da Represa... Tudo muito bonito e louvável, com Professores já aposentados querendo deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Aliás, tarefa que deveria ser do Meio Ambiente.

     Mas... Qual não foi a minha decepção... No local, só havia mato, nenhuma muda plantada. Nem sinal das dezenas de mudas... Só ervas daninhas prosperaram e pés de mamona encheram o espaço. Fiquei sabendo que soltaram gado aí... Que acabou com todas as mudas.

     Parece que funcionários da Prefeitura zelariam pela plantação, e os Professores ficaram esperançosos que logo haveria mais umas dezenas de árvores. Não sei se os responsáveis seriam funcionários do SAAEM ou do Meio Ambiente. Todos esperavam que  os trabalhadores braçais da Prefeitura cuidariam das árvores, regando-as e protegendo-as.

Mas, ninguém se responsabilizou pelos cuidados... Será que não há funcionários responsáveis para cuidar da Represa, que fornece o líquido mais precioso para toda a cidade?

     Foi em vão tanto empenho, tanta esperança e tanta boa vontade. O Prefeito teria pedido aos Professores que repetissem essa atividade na Represa São Lourenço.

Parece piada! Professores aposentados se dispondo a reflorestar parte da Represa, e toda essa trabalheira jogada fora! Ou os funcionários e os manda-chuvas da Prefeitura esperavam que os aposentados professores fossem lá cuidar das mudas? Professores que, com o avançar da idade têm problemas de coluna e de joelhos? Que apesar de suas dores físicas ainda têm esperança, de deixar um mundo melhor para posteridade.

É por tudo isso que os serviços públicos primam pela incompetência. Ninguém se responsabiliza pelo que é importante, é um jogo de empurra-empurra, e nada é feito.

Se um funcionário tivesse cuidado daquelas mudas, hoje teríamos mais oitenta árvores frondosas, que iriam compor a mata ciliar da Represa, cortando o vento e filtrando a sujeira que cai na água.

Pra quê existe o Departamento do Meio Ambiente? Não tem capacidade de zelar por oitenta árvores plantadas gratuitamente por Professores? Claro! O Departamento existe só pra inglês ver. Cada um recebendo o dim dim, nada mais importa? Triste Departamento inútil.

Conclusão: Não vi nenhuma árvore nova. E fotografar mato e mamona selvagem seria uma vergonha para todos.

Um povo que não sabe cuidar do líquido mais importante da cidade é um povo que não prospera. Povo fadado a desaparecer...

Enquanto o mundo inteiro está preocupado com o desmatamento, a nossa Prefeitura é incapaz de cuidar de oitenta árvores. Plantadas gratuitamente por Professores aposentados. Aposentados!

Desventurada Prefeitura!

Mirandópolis, junho de 2022.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

 

Um comentário:

  1. Muito boa a sua colocação. Realmente as pessoas ainda nao tomaram consciencia da necessidade do zelo pelas causas ambientais

    ResponderExcluir