domingo, 26 de março de 2023

 

             Alzheimer

 Descobri que, muitos amigos bem mais novos que eu, estão sofrendo de Alzheimer...

Gente que atuou nas escolas, deu aulas até outro dia...

Gente que tinha muito a produzir ainda.

Será que foi a reclusão forçada pela pandemia?

Será que  foi a solidão dos dias tristes?

Será que foi a ausência de parentes e amigos?

Será que foi falta do que fazer?

Pode ser que daqui a pouco também eu seja atacada

por essa doença,

que não tem cura.

Mas, luto diariamente contra ela.

Como?

Indo pro sítio para tomar sol,

junto do meu parceiro inseparável,

ouvir o canto dos passarinhos,

carpir o mato que cresce adoidado com as chuvas,,

Semeando todas as sementes de frutas que consumimos.

Colhendo e distribuindo as frutas e legumes.

Colhendo quiabo, abóbora, pimenta, mamão,

abacate, acerola, limão.

E sempre distribuindo o excesso entre vizinhos.

E ainda, estudando a língua japonesa diariamente,

Tocando piano para colorir meus dias.

E alongando o corpo para não travar.

E navegando aqui na Internet, onde encontro tantas coisas interessantes

Ah! tem tanta bobagem também, mas isso eu ignoro.

O Face ajuda a interagir com muita gente.

E tem tanta gente  capaz e inteligente.

Tenho amigos fantásticos,

que tornam meus dias mais agradáveis.

Por enquanto estou salva.

É preciso ocupar a cabeça, gente!

Mirand[opolis, março de 2023.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

 

3 comentários:

  1. Gosto de ver suas crônicas

    Sou massao iwai e nasci em mirandopolis onde morei até 1973

    ResponderExcluir
  2. Dona Kimie..sou seu imensurável fã, das coisas que vc faz e escreve. A senhora me orientou a fazer blogs, foi onde fiz fotos históricas de MIRANDÓPOLIS. Mas, um dia a senhora simplesmente me bloqueou nas redes sociais..nunca disse nada contra a senhora que pudesse ter tido tal ação contra minha pessoa . Acho que foi minha crítica construtiva sobre a destruição da praça. A prefeita era dona Regina Mustafá, e foi a engenheira que produziu tal devassa. Os fênix. Onde foram parar da década de 60, qdo o prefeito Geraldo Braga reformou a praça? Pois bem, fiquei muito sentido e magoado pela nossa amizade..a senhora também é uma ambientalista, né ajudou muito..e tenho muita consideração com a senhora..se tiver algo pra me falar. Me liga e vamos dialogar. Abraços. Dinho Resler. 🙏🇧🇷🌲🫂🧬👥💙💚🫡

    ResponderExcluir
  3. Prezada Kimie, seu lindo texto faz olhar às pequenas ações diante desta enfermidade (como todas, tão triste), muito mais severa ao apagar memórias, lembranças, feições e a própria vida! Bela leitura você oferece como alternativa simples de driblar o mal: sair, caminhar, capinar, colher o que plantou e cuidou e distribuir aos vizinhos/amigos. É isso um sinal à vida que se deseja! A Ikuko partilhou no face e eu vim ocupar este privilegiado espaço ao leitor. Um abraço.

    ResponderExcluir