quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014



       Futebol: o ópio do povo brasileiro

     Alguém disse um dia que, a Religião é o ópio do povo. Era. Hoje não é mais. A Religião foi substituída pelo Futebol.
   A invasão ao Centro de Treinamento do Corinthians está sendo tratada como o assunto mais importante do ano. Não se falou de outra coisa na mídia, desde que aconteceu.
    Deu para avaliar a cabeça e o cérebro dos comentaristas, que a cada dia estão mais indignados com o que ocorreu. Tem se a impressão que, a invasão foi a maior ofensa contra a Nação brasileira. E convocam a Polícia para se explicar, e cobram medidas punitivas das autoridades constituídas, e pensam em formas mais eficientes de segurança, e se solidarizam com os jogadores e dirigentes que passaram um bocado apertado.
   Mas, ninguém foi morto, ninguém foi ferido seriamente, ninguém foi sequestrado, não houve roubo e tudo não passou de um grande susto. As pessoas visadas puderam se esconder com segurança. É verdade que contra uma turba de cem homens ninguém reage.
    Mas... Esses comentaristas que, chegaram ao paroxismo da indignação, já atentaram para o que está ocorrendo no país? Essa invasão foi apenas uma amostra da dura realidade do povo brasileiro, que trabalha, que transpira por todos os poros, para fazer esse país funcionar. E, é assaltado todos os dias nos metrôs, nos ônibus, na própria casa, na sala de espera de hospitais, nos condomínios fechados, na Igreja...
   Será que, esses alienados comentaristas já perceberam que, está ocorrendo um grande arrastão contra o povo, em todos os lugares e ninguém, ninguém resolve nada? A ocorrência é registrada e, muitas vezes esquecida, e se o cidadão vai lá saber do andamento, é tratado como um chato que não tem o que fazer... O povo é que fica no prejuízo. E ninguém se importa. Que diabo de país é este?
   Quando foi mesmo que houve a inversão de valores? Antes, nós professores ensinávamos aos jovens para serem honestos, trabalhadores, e cumpridores de sua missão para a grandeza do país. E são esses ex-alunos que, estão aí batalhando todos os dias, procurando honrar seu nome e viver dignamente. Eles não se tornaram vagabundos nem bandidos, porque acreditaram e confiaram que, agindo corretamente estariam construindo um país melhor.
   Tenho a impressão que erramos ao educá-los assim, pois os deixamos desarmados diante das desgraças, a que são submetidos todos os dias. O nosso ato de educar parece que, foi um processo ingênuo de formar um rebanho de cordeiros mansos, sem defesa que é exposto constantemente a sofrimentos, insegurança e medo na sociedade em que vivem...
   Entretanto, esses cidadãos fazem a engrenagem do Brasil funcionar: as rodas vão girando, produzindo o que é necessário, e não deixam a peteca cair. E é por isso que o país ainda está de pé. E justamente esses cidadãos honestos, trabalhadores, que fazem o Brasil funcionar é que são relegados ao último plano, porque não são jogadores de futebol...
     Será que perdemos de vez os valores fundamentais? O que conta agora é o futebol, os jogadores, os dirigentes, os Neymares da vida e seus milhões de euros, os campeonatos, a Copa, mais nada.
   Deveríamos ter ensinado futebol para os nossos queridos alunos, para não se decepcionarem tanto diante da realidade.
   Mesmo entre os comentaristas e os noticiadores da mídia, deve haver alguém que tenha massa cinzenta na cabeça, e a coloque para funcionar... Que pense, que transfira tudo isso para a realidade nossa de cada dia e, perceba como o país está despencando pro buraco. Que o arrastão contra o povo acontece todos os dias, em todos os lugares desse imenso Brasil.
   Quem sabe, a invasão ao Clube do Corinthians sirva para alguma coisa mais do que, deixar esses profissionais da mídia tão estarrecidos. Alienados comentaristas, acordem!
   Que sirva para despertar a indignação coletiva contra essa situação escabrosa, que o Brasil está vivendo.
     E aí vem a Copa!

     Mirandópolis, fevereiro de 2014.
     kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/
    
    


    

    
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário