quarta-feira, 2 de julho de 2014




                      As cores da Copa
   
Estudei em Comunicação Social e Publicidade, que nos primórdios dos tempos, a comunicação entre os humanos era feita apenas por gestos.

Depois, foram incluindo gritos, grunhidos, choros... Até chegarem à linguagem oral, que se tornou a forma mais simples de relacionar.
Mas, os tempos mudaram; a pressa e a urgência passaram a exigir formas mais rápidas de comunicação. Então surgiram os desenhos toscos, como as inscrições pictóricas encontradas nas cavernas, milhões de anos depois. Também começaram a comunicar-se com ruídos, como os tantãs dos tambores e os sinais de fumaça. Daí foi a criação do alfabeto, adotado por todos os países, cada um à sua moda e conveniência. A invenção do alfabeto é uma coisa espantosa, se pensarmos que até então não existia algo parecido.  Recentemente foram criados os ícones, que identificam lugares, pessoas e empresas, além de avisos...
         Hoje sabemos de cor e salteado que, uma cruz vermelha num fundo branco significa Hospital, que uma seta em forma de flecha significa direção a seguir, que um desenho de um bambi significa que a região é habitada por bichos protegidos, que uma linha tortuosa significa estrada cheia de curvas e por aí vai...  Mas, para memorizar esses símbolos, foram necessárias dezenas de visualizações.
         Como a comunicação ficou mais ágil, cada dia criam-se mais símbolos ou ícones para economizar espaço e tempo. Assim, BR significa Brasil, como EEUU significa Estados Unidos e FR significa França.
         E no nosso cotidiano vemos tantos logotipos e logomarcas, que ao vê-los de relance identificamos imediatamente, como as marcas de carros, as marcas de roupas, as Empresas alimentícias, as de remédios...
       E os sinais de trânsito que foram universalizados?  Independente da nacionalidade e da língua que o motorista fale, ele entenderá os semáforos, os sinais de direção a seguir, a velocidade permitida, os acessos proibidos etc. Isso também foi uma criação admirável, que algum gênio inventou.
         A tendência atual é cada vez mais facilitar a comunicação, tanto que o celular se tornou o meio mais comum utilizado. E na sua telinha tão reduzida há ícones e ícones, que muitos usuários nem sabem para que servem. Eu desconheço a função da maioria.

       E hoje vendo as Seleções do mundo todo participando da Copa do Mundo, constatei que todas elas estão usando as cores, como sua marca individual. O branco listrado de azul claro indica Argentina, Portugal usa o verde e o vermelho, o laranja identifica os holandeses, a Itália usa o azulão e o branco, os países africanos usam os tons de verde, laranja e vermelho bem fortes. E a nossa Seleção consagrou o verde e amarelo, tanto que foi apelidado por alguém de Seleção canarinho. 

        A utilização das cores é fantástica, porque elas chegam antes do indivíduo. Há uns vinte anos, meu filho teve um Fusca que pintou de cor de rosa e um outro de amarelão, quando essas cores não estavam ainda no mercado.  Por contingências da vida, tive que utilizar esses carros para ir ao trabalho. Tinha tanta vergonha de usá-los, pois meus colegas de trabalho olhavam espantados para eles e, se perguntavam quem teria coragem de andar naquilo. Percebi então que, as cores chegavam primeiro que o carro, ao local para onde me dirigisse... O fusca cor de rosa era um escândalo, todo mundo apontava para ele... E eu fingia que não estava vendo...
         Mas, voltando à Copa do Mundo, as cores deram o tom de festa. Metade do estádio tomado de uma cor e a outra com outra cor. É bonito de se ver. Define bem as torcidas. E todos os torcedores holandeses caminhando para o estádio, com suas camisetas laranjas deram um show de beleza, colorindo as ruas.       E a cidade de Porto Alegre invadida com as camisas listradas de azul e branco dos argentinos torcedores, foi outro show à parte.
         E o Brasil tomado de verde e amarelo de Norte a Sul ficou diferente. Como o amarelo é uma cor luminosa, tem se a impressão que estamos em tempos de Verão, em pleno Inverno. O amarelo lembra o calor, a luz quente do Sol... Fico imaginando o quanto de tinta amarela e verde foi gasta ultimamente em camisetas, bandeiras, faixas, chapéus, fitas, bandeirolas, banners, brinquedos, bolas, cornetas ou vuvuzelas... Inventaram até maquiagem verde amarela, para colorir os rostos dos torcedores...
         Tudo isso é festa, e a alegria do povo chega aos píncaros da glória quando Neymar faz um gol. E os torcedores beijam a camisa amarela e se enrolam no pavilhão nacional...
         Mas tudo isso passa.
       Espero de todo o coração que, a Seleção não decepcione esses brasileiros fanáticos pelo futebol, porque ganhar a Copa é uma das raríssimas e preciosas alegrias do povo brasileiro.
         Se não der certo, o que farão com tanto verde amarelo?

         Mirandópolis, junho de 2014.
         kimie oku in


        

        


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