domingo, 4 de outubro de 2015

  Brincando com o "X"

          Nossa língua tem mil artimanhas para nos derrubar.
Vejo todos os dias no face como as pessoas cometem erros crassos, ao tentar comunicar algum fato. São erros notáveis que incomodam, mas como não sou corretora nem revisora de textos, passo batido sobre eles. E o face book não é uma página para se ensinar e nem corrigir a Língua Portuguesa. Para isso existem Escolas, Cursos e o Google tão fácil e acessível. E o mais importante é comunicar-se, mesmo com erros.
Mas, voltando à língua, percebi que o X é uma letra endiabrada, porque confunde sempre, pelas variadas maneiras de usá-lo e lê-lo. Para você ter uma ideia vou tentar escrever essa crônica, usando palavras que se valem do X. Reparem como a sua pronúncia é diversificada.
Comecemos com a palavra da moda Coxinha, que é um substantivo nomeador de um saboroso salgado recheado de coisas gostosas. Hoje virou sinônimo de gente burguesa que tem tudo e não precisa de nada... Isso na cabeça de gente, que defende a situação caótica da atual política  do país... E que não aceita críticas.
E por conta de mil fuxicos, há excessos dos dois lados, uns apelando para a exortação ao Exército Brasileiro, para derrubar esses governantes que aí estão, e se excederam nas maracutaias. Outros garimpando exemplos de políticos da oposição em conexão com a Máfia da Corrupção, como se isso diminuísse a culpa de todos os corruptos que estão no xilindró. Uns e outros são todos exemplos de maus cidadãos e devem morar no xadrez.
E ultimamente, todos se transformaram em xerifes defensores do PT ou xerifes do Brasil. E cada dia que passa, uma caixinha de surpresas sai da Operação Lava Jato, para vexame do Governo, que deve estar sofrendo de enxaqueca braba, com as denúncias que vão asfixiando a senhora Presidente. Exageros à parte, exala um cheiro de podre dos Palácios de Brasília. Falta oxigênio e tudo é reflexo da ingerência dos Governantes, que não souberam enxugar os assessores, que estão saindo direto das residências oficiais para os complexos penitenciários..
E tudo é pretexto para os ataques de ambas as partes, O brasileiro gosta exageradamente de bancar o Juiz em todas as questões. Em se falando de Política, então há uma excitação geral. Embora, a Justiça esteja seguindo os trâmites legais, os justiceiros não têm paciência e vivem exaltando-se, e apelando para medidas excepcionais, para punir os políticos comprovadamente ladrões da Pátria. Acredito na Justiça, e espero que todos os que lesaram a Pátria brasileira, devolvam aos cofres públicos tudo que roubaram até o último centavo. E sejam banidos do convívio social. Lugar de ladrão é no xilindró!
Antigamente, os traidores da Pátria eram punidos com exílio num país distante como a Sibéria, e como o Brasil para os ladrões e malfeitores de Portugal, à época do descobrimento. Hoje, muitos desses maus exemplos de cidadãos nossos são exaltados como heróis e, ainda posam de vítimas... O povo está intoxicado de informações deturpadas. Aliás, o povo acredita só no que lhe convém. É incapaz de enxergar o outro lado da moeda. Isso é o reflexo da sociedade atual, onde os que estão no poder resolveram valorizar demais gentes que não trabalham, que só reivindicam direitos e querem bolsas, e querem casas e querem salário/desempregos, e querem terras... Valorizando mais do que os trabalhadores que pelejam diariamente, sem descanso e não têm nenhum privilégio... Basta verificar a questão do 13º dos aposentados, que será parcelado... Mas, as bolsas serão parceladas? Vale lembrar que os aposentados é que garantiram o funcionamento regular do país até agora.
Examinando a situação caótica do país, com o dólar a níveis nunca alcançados, e o bolso do contribuinte ficando cada vez mais vazio, a Presidente teve a ousadia de aventar a possibilidade da volta do CPMF... Os governantes erram, gastam além do que comportam os cofres públicos, e se voltam para os cidadãos para lhes apertar mais a corda no pescoço... E tem cidadãos aplaudindo! Esses infelizes ainda não descobriram a diferença entre o côncavo e o convexo. Que essas medidas não se destinam a uma faixa da população apenas, mas para todos. Para os côncavos e os convexos sem exceção. Mexer no bolso do contribuinte agora, nessa crise braba, não deixa de ser um exercício idiota e provocador. O povo está exausto de sustentar a gangue de políticos que nada fazem pelo país, e só sabem roubar e roubar. E o assustador disso tudo é que todos eles têm conexão com o Palácio da Alvorada... Sem distinção de raça, de cor, de sexo, de fé religiosa. Conseguiram selecionar os piores elementos em todas as extensões do governo.
Relendo o que escrevi até agora percebo que usei as seguintes palavras com X: Coxinha, fuxico, exortação, Exército, Excessos, excederam, exemplos, conexão, xilindró, xadrez, xerifes, caixinha, vexame, enxaqueca, asfixiando, Exageros, exala, oxigênio, reflexo, enxugar, complexos, pretexto, exageradamente, excitação, exaltando-se, excepcionais, exílio, exemplos, exaltados, intoxicado, Examinando,  convexo, faixa, Mexer, deixa, exercício, exausto, sexo, extensões... Leia em voz alta cada palavra. Verá que a pronúncia delas é tão diversificada.
De tudo isso, ainda volto ao extinto (pelo nosso governo) ensinamento chinês que diz que, é preciso ensinar o cidadão a pescar, para que ele tenha peixe  para saciar a fome. Os Reais e os Dólares estão se extinguindo... E aí eu pergunto: E agora, José?
Xereteando no mundo dos vocábulos, tentei escrever um texto coerente usando palavras com X, que na verdade é uma caixinha de surpresas... Eu me diverti um bocado e espero que o leitor também. Minha paixão é escrever tudo que me vem à ideia, às vezes bem exuberante e outras nem tanto, mas sempre me desintoxica a cabeça e a alma. Porque tenho xodó pela comunicação.
Ops, acrescentei ainda; extinto, peixe, extinguindo, Xereteando, texto, caixinha, paixão, exuberante, desintoxica, xodó e...  Norfloxacino.
50 palavras!
Mas, agora lhe pergunto como é que se lê esse nome do antibiótico NORFLOXACINO?  Honestamente, não sei.
Mirandópolis, agosto de 2015.
kimie oku in


2 comentários:

  1. Parabéns, querida Dona Kimie. A senhora foi eXcepcional no uso das palavras. Soube escrever com elegância e eXatidão. E X aminou, com eXmínia habilidade, o X da questão. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é à toa que você é Professor de Português. Mensagem linda. Excelentes palavras, gostei muito. Abraço!

      Excluir