terça-feira, 20 de outubro de 2015

                      Cinco anos cirandando...

 No dia 15 de outubro de 2010, começamos uma brincadeira chamada Ciranda. Para isso reunimos os amigos Ana Maria Abranches Jacomelli, Egídio Vicente de Souza, Mary Magro, Ikuko Kazi, Milton Lima, Poliana Ventura, Mário Dias Varela e eu Kimie Oku. Depois tivemos a adesão de Floripes Marchi Forte.
     Ensaiamos a primeira brincadeira lá na Cozinha Caipira, com meia dúzia de convidados idosos. O objetivo era proporcionar uma tarde de lazer a idosos solitários, que gostariam de estar junto de amigos.
 E nessa tarde, brincamos de ciranda, rodopiando, cantando e rindo, e todos ficaram felizes pela tarde diferente. E no mês seguinte fizemos outra cirandada, com mais convidados... E então, apareceram os sanfoneiros e os violeiros para animar a festa.

Inicialmente era o sanfoneiro Albertino Prando, que ofereceu a sua linda Chácara Prando para sediar os encontros. Depois foram chegando o seu Gerval e o Jovaninho, o seu Zeferino Coqueiro, o Toninho, e recentemente o Agnaldo no pandeiro.
Graças à música desses amigos, as tardes de Ciranda ficaram animadas, mais ainda com a cantoria de todos os cirandeiros. E a Ciranda se firmou de vez.
Para evitar problemas, estabelecemos três requisitos importantes: não falar de política, não discutir religião e não cobrar nada. Tudo funciona à base de doação. Doação de refrigerantes, de salgadinhos, de doces, doação de tempo para levar e trazer de volta os idosos, doação de atenção para com os convidados.

E assim chegamos aos cinco anos de cirandadas sem nenhum incidente. É verdade que perdemos os cirandeiros Egídio Vicente de Souza, Luizinha Cury, Jorge Cury, Aristides Florindo, Walther Víctor Sperandio, Lourdinha Codonho, Maria Menegatti, Toninho do pandeiro e dona Onofra... Depois de curtir uns encontros com a turma, esses amigos foram cirandar no céu.
Aproveito esse espaço para comunicar que, não convidamos tanta gente que gostaria de participar, porque priorizamos os mais necessitados. E os mais necessitados são os idosos solitários, que não têm vida social e precisam de muita atenção. Além do mais, não há espaço para um grupo muito grande. Mesmo porque, volta e meia temos os internos da AMAI participando de nossas tardes. Que vibram de felicidade quando comparecem. E mais que ninguém eles precisam de lazer.
O grupo inicial de apoio foi se desfazendo aos poucos, porque a Ana Jacomelli e o Milton Lima foram embora de mudança; a Poliana por força de estudos também foi embora, e o senhor Varela se afastou por problemas de saúde. Felizmente, conseguimos a adesão de Gabriel Tarcizzo Carbello, de José Maria de Carvalho, de José Antonio Lima, Etelvina Ramires, Jandira Morales e, mais recentemente  Maria José Braga Candil, Jacira, Euclídia, Dimar Martin Meneggazzi e Leonor Rezeke.


E assim viemos até aqui. Cirandando, cantando, brincando e rindo muito. Vivendo com alegria.
E no dia 16 último comemoramos com um almoço na Cozinha Caipira. Após a cantoria, fizemos uma avaliação da Ciranda. Pelos depoimentos ouvidos em painel aberto, constatamos que a Ciranda só trouxe benefícios. Os participantes disseram que agora são mais felizes, que anseiam todo mês pelo encontro, que a amizade com algumas pessoas se consolidou de vez, que o encontro é a única diversão para alguns, que remoçaram e recuperaram a alegria de viver. Saldo positivo.
Aproveitamos o momento para agradecer ao senhor Varela, pelo apoio que nos deu para formar o grupo de fato e pô-lo em prática. Não fosse a firme vontade dele, a Ciranda não teria saído do papel. E o Jorge Chain falou da força de uma ideia que foi concretizada e trouxe alegria para muita gente. E todos desejaram que a Ciranda continue por muitos anos.
Como acontece sempre, o seu Orlandinho declamou um poema de sua autoria e a Nair fez uma apresentação cômica do poema “O guarda chuva”. Ambos foram bem aplaudidos.
No final foi servido um sorvete, que agradou muito pelo calor que estava fazendo.
E todos voltaram para suas casas com o coração repleto de felicidade.



Mirandópolis, outubro de 2015.
kimie oku in


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que participaram e participam desta linda Ciranda, a você kimie continue sempre a entusiasmar e dar força a nossa amada gente!
    Abraços!

    ResponderExcluir