terça-feira, 29 de dezembro de 2015

            Feliz Ano Novo!
      
      Mais um final de ano...
   Sinal que conseguimos chegar vivos até aqui. Muitos não tiveram essa ventura... Ainda nesta semana duas pessoas queridas nos deixaram.
     Para chegar até aqui muita coisa aconteceu. O ano passou num instante, cheio de problemas que pareciam insolúveis, mas com um passo atrás de outro, conseguimos vencer.
  Em termos de família foi muito difícil, com desentendimentos que poderiam ser resolvidos facilmente, porém o orgulho falou mais alto e todos nós estamos sofrendo as consequências... Dar tempo ao tempo para as coisas se encaixarem... Nada fácil.
     Em termos de saúde, o corpo começou a definhar e me encheu de preguiça e lerdeza, como nunca senti. Mesmo assim vou reagindo e não entrego os pontos. Hipertensão, diverticulite, problemas de dentes... Mas, as pernas ainda estão firmes e caminhar é preciso. Com 73 anos no lombo, até que estou bem.
Em termos de realizações, me dou por satisfeita. Escrevi minhas crônicas e acho que a maioria levou mensagens positivas... Feedback foi mais positivo. E no blogger, as visualizações já ultrapassaram os 53 mil, e tenho leitores em vários países como Reino Unido, Alemanha, Portugal, França, Canadá, Japão... Isso para mim é uma grande realização. E    em termos de estudo da Língua Japonesa, estou traduzindo a história genuína de uma japonesa, que ficou desterrada por dez anos na Sibéria...
Uma alegria foi a companhia da Ikuko Kazi, cirandeira que resolveu ficar esse semestre por aqui. Passamos várias tardes dedilhando ao piano, para tirar um somzinho. Não somos pianistas e nem temos pretensão para tanto, mas as tardes foram gratificantes, com os do re mi enchendo minha sala e minha casa. E fizemos algumas visitas para amigos que não víamos há um bocado de tempo. E passamos tardes muito agradáveis na companhia da Theresinha, do Jorge e da Leonor, da dona Assme, da Maria José e do André, do seu Albertino e dona Cleusa, da Maria e Orozino... No próximo ano pretendemos ampliar o horizonte. Além disso, ainda crochetamos um bocado. Trocamos amostras e até novelos de linhas, para terminar nossas obras primas em linha Mercer.
Em termos do nosso Brasil, o ano foi decididamente negativo. Na política sobrou notícia ruim, com o Mensalão, o Petrolão, os rombos no BNDS, urnas eleitorais fraudadas, pedido de Impeachment da Presidente Dilma, destituição do Presidente da Câmara Eduardo Cunha... Tudo isso ainda em andamento.
E o combate ao mosquito Aedes Egypti, que não se deixa vencer e fica cada vez mais forte para atacar humanos. E a zica, a microcefalia vitimando tanta gente no Nordeste. E os Hospitais tão necessários encerrando atividades por falta de recursos, deixando a população ao Deus dará. Pobre sofre!
E agora, com a quebra geral da Economia Brasileira, os desgovernantes estão sobrecarregando sem dó o contribuinte com a elevação de impostos, dos preços de combustíveis, de energia e outros gêneros, provocando o fechamento de grandes empresas, que por sua vez estão causando desemprego em massa.
Natal triste e sem boas perspectivas. Muita gente enterrada em dívidas que não poderão ser  saldadas... A esperança indo embora junto com o ano velho. Futuro negro para todos em 2016.
Muito difícil manter a fé e a determinação quando ficou provado que pessoas eleitas para governar a sociedade não passam de ladrões de lesa pátria, e não possuem escrúpulos nenhuns. E Brasília se revelou um covil, onde se digladiam quadrilhas, que apenas lá estão para assaltar os cofres públicos. E uns e outros se acusando e ameaçando revelar os podres praticados... E a população que, todos os dias enfrenta o batente com coragem e fé em Deus, garantindo o funcionamento regular desse querido Brasil, descobrindo estarrecida que, os piores elementos e maiores ladrões é que estão com todos os poderes de mando. Quadrilha de bandidos. O povo brasileiro se tornou refém de governantes desonestos, como nunca se viu.
Além dessa sujeira toda, ainda aconteceu Mariana, que veio mostrar como nossos órgãos governamentais são omissos. Ninguém assumiu o desastre e os manda chuvas só falam em milhões de reais para cobrir o estrago. Como se o dinheiro pudesse resgatar vidas perdidas. Vidas de gentes inocentes, de criações dos moradores ribeirinhos, de peixes e outros viventes dos rios e seus afluentes, de toda a fauna e flora que foram enterrados pela lama. Da sujeira tóxica que invadiu até o mar, levando o veneno quem sabe até onde...
É minha gente, se os anos passados foram difíceis por várias razões, nunca tivemos um ano tão ruim, tão devasso, tão podre e tão vergonhoso como esse de 2015. Nossas vergonhas estampadas em manchetes de jornais do mundo inteiro. Todos os dias mais sujeira vindo à tona com as investigações do Lava Jato, a ponto de nos perguntarmos: Há alguma gente impoluta no Governo? Uma só que seja?
E tudo isso se refletindo na vida pacata de nossa pequena cidade. A elevação desordenada dos preços dos combustíveis, da energia elétrica e do dólar estão quebrando os nossos pequenos comerciantes, que de repente cerram suas portas, despejando mais alguns desempregados para a rua da amargura.
Se analisarmos bem, podemos recordar que tivemos anos tranquilos, com a população feliz, trabalhando e cheia de esperança adquirindo bens materiais. Se bem que o consumismo desenfreado tinha que dar nisso.  Mas, poderia ter sido diferente. Se os governantes tivessem usado de sabedoria e controlado a nossa Economia, que tinha a moeda estabilizada. E tenho amigos petistas que se vangloriaram dizendo que, nunca o poder de compra do assalariado esteve tão alto. Sim, nos dois últimos anos, a compulsão de comprar era ilimitada. Tudo financiado, tudo facilitado. E compraram aparelhos de tevê de última geração, refrigeradores, condicionadores de ar e casas e carros... Mas, veio o desemprego da dona de casa, por causa do Fundo de Garantia da empregada doméstica, ou do chefe de família, porque sua firma está inadimplente e teve que encerrar atividades... E aí?
Aí tem que vender a casa, devolver o carro pago até uma boa parte... E os condicionadores e congeladores passaram a ser trambolhos inúteis, porque usá-los é impossível, devido ao custo elevadíssimo da energia elétrica. Tudo não passou de uma Mentira!
Nessa fase triste de nossa Economia, vista com olhos desconfiados pelos analistas políticos e econômicos do mundo inteiro, lembro-me da Ebe Camargo que dizia em seu programa de tevê: “Lá tinha uma loja, lá tinha um restaurante, lá tinha uma farmácia, lá tinha um Hospital, lá tinha, lá tinha...”
É, Ebe, Não tem mais. E agora a coisa é feia!
E até a alimentação passou a ser artigo de luxo.  Lula disse desrespeitosamente que, a população tem que se abdicar da carne e só comer arroz. Pimenta nos olhos alheios é refresco! Como teve coragem!
Neste final de ano tenho um pequeno sonho. Pode até parecer Utopia, mas ainda assim é meu sonho. Que em 2016, os Juízes honrados do Brasil, (que ainda existem, graças a Deus!) consigam obrigar dos lesa pátrias da Nação, a devolução de tudo que roubaram. E são bilhões e bilhões!
Só assim, será possível recuperar a Petrobrás, o BNDS e outras Estatais que viraram pó nas mãos dessa quadrilha gananciosa, que usou o voto para roubar a própria Pátria.
Quando essa devolução acontecer, recuperaremos não só a Economia como o orgulho de nossos Magistrados, por conseguirem recolocar o trem do Brasil nos trilhos da legalidade.
É um sonho, e acho que é o maior sonho de todos os meus compatriotas. Seria um presente de Natal tardio, mas muito bem vindo.
E com a realização desse sonho, desejo de coração que 2016 seja um Ano de Glória para o Brasil!

Mirandópolis, dezembro de 2015.
kimie oku in

Nenhum comentário:

Postar um comentário