sábado, 16 de junho de 2018


         Tardes de Outono 


        Outono é a época mais agradável do ano nestas terras tropicais.
      É bem verdade que a primavera é apreciada por todos pelo colorido da natureza, pela fragrância no ar e pelos pássaros sempre voejando felizes. Mas a primavera aqui é muito quente e todo mundo reclama do calor e do suor, porque isso deixa as pessoas irritadas.
      Por isso eu gosto do Outono. Das manhãs tranquilas de ar fresco, dos passarinhos que acordam cedinho e começam a pedir comida para os pais... de gente determinada que já de madrugadinha sai para o seu cooper diário. No Outono é raro chover.
      Outono é a meia estação entre o calor e o frio. Temperaturas suaves, sol morno, as plantas crescem devagar já prevendo o frio intenso que se anuncia. É um tempo de espera, de preparação, de férias para a natureza. Tempos duros e tristes virão.
      Mas, o que mais irrita as pessoas no Outono é o volume de folhas secas nas calçadas, que nunca param de cair das árvores. No Outono, as árvores se despem de suas folhas velhas para renovar a vestimenta. Então, o chão fica forrado de folhos secas que rodopiam de lá pra cá, de cá pra lá, ao sabor dos ventos... num bailado sem fim. E haja vassoura para dominá-las. Nos países frios como o Japão, Coréia, Estados Unidos e norte da Europa, ocorre um fenômeno lindo chamado de Koyo pelos japoneses. As folhas das árvores se colorem de amarelo, vermelho e marrom nessa época. Elas ficam totalmente amarelas e vermelhas antes de caírem. Isso ocorre pela falta de iluminação solar, que dá o colorido verde às plantas clorofiladas, fornecendo energia e matéria orgânica.
 Sem a radiação solar, não acontece a fotossíntese e as folhas  perdem a vitalidade, e ficam amareladas e vermelhas e por fim marrons antes de caírem. Mas, florestas inteiras ficam amarelas e vermelhas e é um deslumbre para quem as olha. A impressão é que a mata toda floresceu, mas não há flores. São apenas folhas coloridas.
      Além desse espetáculo da natureza, no Outono, as tardes são mais longas, e sempre há uma brisa fria cortando o ar. Esse clima de quietude é um convite para leituras, para ver filmes, para bordar, para pintar, para fazer música, para organizar gavetas, para replantar flores, para visitar amigos, para tomar um chá...
      As noites são frescas e muito agradáveis. Dormir enrolado em cobertas macias é uma bênção.
Outono é um tempo de paz, de leituras e de reflexão.
Por isso amo o Outono.
 Mesmo porque já estou no Outono da vida.



Mirandópolis, junho de 2018.
kimie oku in

Nenhum comentário:

Postar um comentário