domingo, 1 de setembro de 2019


                  Ilações
      A maior dificuldade de um escritor é passar as ideias de forma clara, explícita, que não dê margem a dúbias interpretações.
      Não sou perita no assunto, mas procuro ler e reler o que escrevo antes de publicar. E por mais explícita que o faça, tem gente que interpreta tudo pelo avesso. E tira ilações inacreditáveis. Coisas que jamais passaram pela minha cabeça. Então, percebo que escrever não é tarefa fácil.
      Por outro lado, tenho leitores incríveis que “leem” o que não está evidente e brincam com as palavras de forma inteligente  e engraçada. Aí percebo que a sintonia é uma coisa para poucos. Fico realmente encantada quando o leitor me entende e respeita a minha opinião, mesmo não concordando com ela. São poucos, mas os tenho na mais alta consideração.
      Vamos supor que eu escreva: “Admiro e respeito a integridade do Juiz Sérgio Moro.”
      Dá pano pra mangas e mangas, e até camisas!
      Uns dirão que sou uma pessoa desatualizada, que preciso pesquisar e parar de  fazer pajelança a um Juiz a serviço de bandidos comprados... Que ele é do Partido tal e qual, e que está lá só para condenar gente da oposição... Dirão isso sim, e ainda me desafiarão a provar o contrário!  Outros mais ponderados concordarão com a minha postura e alguns dirão que ele seria o Presidente ideal para o país. Ora, eu o admiro pela postura, pela coragem, pela dignidade com que trata até os indivíduos mais corruptos. Essa é a minha opinião e ninguém precisa ficar ensandecido por isso. Se você não o admira, problema seu. A minha opinião é essa e não arredo pé.
      Infelizmente, a interpretação de textos não é tarefa fácil. Cada leitor interpreta como melhor lhe convier. Acho que nós Professores falhamos nessa tarefa na Escola. Deveríamos ter ensinado a descobrir a essência do texto. Que para entender bem um texto deve ser lido por partes, com atenção nas palavras chave. E para não interpretar errado, ler pelo menos duas vezes.
      Ora, até as Leis de nosso país têm interpretações variadas. A mesma Lei que condena um ladrão pode ser interpretada de tal forma que o ladrão seja considerado inocente e a vítima ser culpada porque facilitou e levou prejuízo. Os Advogados sabem  das firulas da Lei, que permitem essas aberrações.
Então, tem hora que me dá uma canseira ao constatar que uma frase como “O Presidente Bolsonaro deveria medir melhor as palavras” provoca quase que uma terceira guerra mundial. Porque os amigos partem para o ataque pessoal, sem o mínimo respeito. Ora, está mais que comprovado que o homem solta o verbo para provocar confusão. Acredito até que seus assessores fiquem de saia justa diante dessas circunstâncias... E sou sincera ao publicar minhas opiniões a respeito do Presidente, do Prefeito ou seja lá quem esteja em evidência.  Por melhor que seja um político, um homem, até um padre tem seus defeitos. Porque perfeito é só Deus. E não significa que ao apontar o defeito do Presidente eu esteja me aliando aos adversários. Simplesmente estou manifestando o desejo comum a todos, que o Presidente acerte mais e erre menos, porque estamos cansados demais de tanta hipocrisia e marmeladas.
Essas ilações saem da cabeça de gente que idolatra o homem. E a gente sabe que idolatria não presta. Quantos ídolos nasceram dessa  paixão de fãs. Pelé, Xuxa, Lula, Dilma, Ronaldinho, Neymar e tantos outros.... Que se transformaram em ídolos de barro, decepcionando a todos. Aliás, esses ídolos de barro foram construídos pela paixão exacerbada de gente que vai na onda dos meios de comunicação. Esses meios precisam criar mitos e trabalhar em cima, para obter audiência, Ibope. E os telespectadores são o meio usado e abusado.
Comentei recentemente que estamos no mato sem cachorro com a eleição especial para Prefeito, porque uma chapa está condenada pela Justiça Eleitoral e o outro candidato parece não ter autonomia ...  Ao comentar a chapa, eu só repeti o que a Justiça considerou: o Vice estava afiliado em dois Partidos. Não foi minha opinião, nem minha decisão. Mas, aí alguém perguntou se eu estou a favor do ladrão (Lula)... O que provocou essa ilação? Inacreditável! Titica de galinha! Com certeza!
E hoje neste momento está acontecendo essa eleição. Pelo que constatei com os amigos, vai haver muita abstenção e muito voto nulo. Eu realmente nem sei o que pensar.
Só sei que Mirandópolis está em maus lençóis.
Mirandópolis, setembro de 2019.
kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário