sábado, 18 de julho de 2020


Oda Nobunaga  織田信長

“Se o pássaro não canta, eu o mato!”

鳥は歌わんと殺す


É a famosa frase dita por esse samurai que passou a vida toda em campos de batalha, caçando e derrotando inimigos... Até parece que nascera só para matar... 

Eu pessoalmente gostaria de saber o que ele quis dizer com essa frase. Já pesquisei e nada encontrei... Será que ele quis dizer que mataria a todos que não lhe agradassem? Pelo caráter violento de sua personalidade, chegamos a essa conclusão. Oda Nobunaga foi um dos mais sanguinários samurais/guerreiros da História do Japão, mesmo sendo venerado como um de seus heróis.

Nobunaga viveu entre 1534 e 1582 em Owari (Aichi ken) e sua família tinha um pequeno Feudo na região. Era a época das guerras travadas entre os suseranos para se apossarem de domínios alheios. Quem não possuía exércitos e fortificações era destituído de suas propriedades e, se tornava servo dos mais poderosos... Isso ocorria há uns cem anos e todos os proprietários rurais viviam temendo invasões... A ordem era Matar ou Morrer. A época era Sengoku Jidai. 

Nobunaga era muito inteligente e dissimulado. Atingiu a maioridade aos treze anos. E suas atitudes divergiam completamente das de qualquer jovem. Quando seu pai faleceu, toda a família esperava que, o jovem herdeiro de dezoito anos do clã Oda fizesse as honras da casa, durante as cerimônias do funeral. Mas, não! Enquanto todos os familiares e trezentos monges liam sutras diante do falecido, Nobunaga saiu para caçar... E quando voltou, adentrou nos aposentos todo sujo sem se trocar, pegou um punhado de incenso e lançou no altar onde estava o nome de seu pai. Todos ficaram estarrecidos diante de sua atitude desrespeitosa.

Sempre, sempre Nobunaga aprontava das suas, e foi apelidado de “o Tolo de Owari” . Seu Preceptor e Mentor Hirate Masahide ficou tão desgostoso de ver no que se transformara seu pupilo, que acabou cometendo suicídio. Essa morte tocou muito o jovem, que mandou erigir um Templo em homenagem ao antigo Mestre.

Era costume naquela época, os poderosos suseranos pegarem como reféns os filhos e esposas de outros suseranos, para garantirem a segurança de seus Feudos. Certo dia, um menino chamado Takechi Yo estava sendo conduzido como refém da família Imagawa Yoshimoto, que era inimiga da família Oda. Os vassalos de Oda raptaram o garoto e levaram-no para o Castelo de Oda Nobuhide. pai de Nobunaga..

Com esse trunfo, Nobuhide mandou uma mensagem a Matsudaira Hirotada  para que ele se submetesse aos Oda. A resposta foi que não se submeteria, porque era parceiro da família Imagawa  e, fizesse o que lhe aprouvesse com a vida do filho Takechi... 

E assim, Nobunaga ganhou um companheiro para suas aventuras. Ensinou-lhe a montaria, a natação, a usar armas e a caçar... Como o garoto era oito anos mais novo, Nobunaga desenvolveu uma relação fraterna nos dois anos que conviveram. Takechi seria mais tarde o poderoso Tokugawa Ieyasu. 

Nobunaga não era tolo! Fingia ser um alienado, para os vizinhos não se preocuparem com ele. Enquanto isso, ele tramava... Com a morte do pai e diante das atitudes irreverentes do Nobunaga parte do clã Oda decidiu que o sucessor não poderia ser ele, mas o seu irmão que era mais tranquilo, o Nobuyuki.

Nobunaga não teve dúvidas! Matou o irmão Nobuyuki, alegando que o Clã deveria manter a integridade... E obrigou outro irmão a cometer suicídio por haraquiri. Todos os suseranos da região começaram a temer Nobunaga, pois ninguém que o afrontasse sairia vivo. Devagarinho foi formando um poderoso exército e, organizando estratégias desconhecidas pela maioria, para vencer as batalhas. Todos os suseranos/daimyos da localidade acabaram se rendendo às suas ordens. Só o poderoso Imagawa Yoshimoto não se submetia. Então um dia as duas forças se enfrentaram e Nobunaga venceu... De repente, toda a região de Hiroshima .estava sob o poder do clã OdaImagawa Yoshimoto morrera no confronto, Takechi ou Tokugawa Ieyassu como se denominava agora ficou livre. Não era mais refém de ninguém e se ligou de novo a Nobunaga, partindo para combater juntos nas batalhas. Estava formada a aliança Nobunaga e Ieyasu!

Por essa época, Ashikaga Yoshiaki da poderosa família Ashikaga propôs uma aliança com Nobunaga.  Este concordou desde que, o outro não atrapalhasse o seu propósito de conquistar a capital Kiyoto, e se tornar o Xogum de todo o Japão. Essa aliança também fracassaria, porque Nobunaga trairia o parceiro.

Depois disso, Nobunaga realizou o mais bárbaro de seus atos. Mandou incendiar o Templo Enriyaku, alegando traição dos 3000 monges que foram queimados junto com mulheres e crianças... Traição por terem abrigado rivais dos Oda... 

A caminho de Kiyoto, os exércitos de Ieyasu e de Nobunaga foram atacados pelas forças de Takeda Shingen, o mais temido guerreiro da época e foram fragorosamente derrotados.

Havia um jovem muito feio no castelo dos Oda, que fora apelidado de Macaco, por sua semelhança com esse bicho. Nobunaga gostava do moço e não permitia que judiassem dele. Seu nome era Hashiba Hideyoshi e tinha uma devoção singular pelo amo. Sua missão era cuidar dos chinelos da casa... Um dia, Nobunaga lhe deu uma missão de combater um inimigo e Hashiba deu conta do recado e, como prêmio ganhou um pequeno castelo. A partir desse dia, esse Macaco que mais tarde seria o famoso Toyotomi Hideyoshi passou a venerar Nobunaga como a um deus. Daria a vida por ele. 

Em revanche à derrota para Takeda Shingen, Tokugawa e Ieyasu enfrentam o filho Katsuyori Takedae o derrotam fragorosamente, usando armas de fogo, até então desconhecidas pelos rivais.    

E assim, Nobunaga conquistou tudo que queria e passou a ser o Xogum mais temido e respeitado do Japão. Construiu o Castelo de Azuchi, nas cercanias do Lago Biwa, que pela suntuosidade não perdia em nada aos famosos castelos da Europa.

Entretanto como diz o ditado “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, seu fim também chegou. O General Akechi Mitsuhide um de seus homens de confiança teve a mãe assassinada por uma traição de Nobunaga... Mitsuhide não lhe perdoou, invadiu o Templo Honnou, onde descansava Nobunaga e o obrigou a cometer suicídio por haraquiri... Oda Nobunaga tinha apenas 49 anos. Vida permeada de batalhas e batalhas e muito sangue derramado. Mitsuhide por sua vez foi morto por um lavrador. E Hideyoshi vingou a morte de seu amo Nobunaga destruindo as forças de Mitsuhide.

Hideyoshi acabou assumindo o papel de sucessor de Nobunaga, tomando a frente de Ieyasu, que seria o sucessor natural.

Apesar de ter se dedicado a guerras e mais guerras com seus vizinhos, Nobunaga se tornou célebre por conquistar e unificar grande parte das Províncias desde Hiroshima, Tottori, Fukui, Kiyoto, Aichi, Nagoia, Kanagawa, Toyama ken... Acabando com as guerras intestinas que estavam destruindo o Japão. Além dessa importante unificação, ainda ele construiu palácios e valorizou a cultura japonesa e cultivou a cerimônia do chá.

Nobunaga, o Tolo de Owari se transformou num dos mais poderosos homens do Japão e é cultuado até hoje quinhentos anos depois, como Herói Nacional. Foi um dos mais sanguinários guerreiros do Japão. Talvez sem essa frieza e coragem inauditas jamais teria terminado com a Era das Guerras...

“Se o pássaro não canta, eu o mato!”  Oda Nobunaga

鳥は歌わんと殺す

Mirandópolis, maio triste de 2020.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário