sábado, 18 de julho de 2020

       Uesugi Kenshin/上杉謙信

       Tinha prometido contar a história de Toyotomi Hideyoshi豊臣秀吉, mas mudei de ideia. É que ficaria um vazio na história do último biografado Takeda Shingen武田信玄, se não abordasse sobre o seu adversário mais tenaz e valente Uesugi Kenshin上杉謙信.

      Depois de analisar tudo que Takeda Shingen e Uesugi Kenshin fizeram, é inevitável pensar que esses dois bravos samurais vieram a este mundo só para combater um ao outroお互いに争い... Foi uma batalha sem fim, e só a morte os interrompeu.

      Os japoneses veneram Shingen como o Bravo dos bravos, mas eu rendo minha reverência ao Kenshin, que estava destinado a ser um Monge e tinha um coração muito generoso, voltado para as coisas espirituais.

      A tragédia de seu destino foi ter nascido na Era das Guerras戦国時代, quando o mundo inteiro estava em convulsão世界中が荒れて, tanto no Oriente como na Europa. Época do Feudalismo幕府の制度quando se formavam clãs imbatíveis que aspiravam ter o comando do mundo. Os senhores feudais ou suseranos tinham o poder de vida e morte sobre seus vassalos, porque viviam isolados em seus Feudos, distantes do Rei ou alguém que os controlasse... Cada Feudo estabelecia suas Leis. Implacáveis leis. Os vassalos em sua maioria eram apenas uns pobres escravos, que deveriam acatar as ordens superiores sob a pena de serem decapitados首を跳ねられるほど...

No Japão, a situação era mais grave, porque o território vulcânico火山の地面não oferecia terras apropriadas para o cultivo de cereais, e todos aspiravam a ter mais terras, mais domínios. Não havia controle de natalidade, a população crescia e a fome imperava... Então, era imprescindível tomar as terras próximas, mesmo que fossem de parentes, para cultivar arroz...

      Kenshin nasceu em Echigo越後 – Niigata ken新潟県 em 1530, e recebeu o nome de Torachou虎千代da família de Nagao Tamekage長尾為景. Tinha um irmão já com dezoito anos e o pai decidiu que Torachou seria um Monge僧侶 para orar pela família, e aos sete anos de idade foi levado para o Templo de Linsen林泉寺, dentro dos domínios do Feudo. O menino passava os dias lendo as Sutras Sagradas修行 e praticando montaria e artes marciais.

Seu pai Tamekage estava combatendo os vizinhos, tomando-lhes as terras, e aumentando seus domínios. À medida que avançava em suas conquistas, o número de inimigos crescia. Era quase um Rei muito poderoso no seu Castelo de Kasugayama春日山城. Percebeu, porém como era difícil defendê-lo dos adversários, que lutavam ferozmente para ter suas terras de volta. Havia escaramuças constantes e intermináveis. Cansado de tantos combates ficou doente, aposentou-se隠居 passou as rédeas do Feudo ao filho Harukage晴景 então com vinte e cinco anos... Era muita responsabilidade para o jovem herdeiro mimado, que nada entendia de estratégias de guerra. Ao lhe entregar o comando do Feudo, o pai lhe disse: “Não descuide nunca, os inimigos estão sempre à espreita. E se não for valente, todos os vassalos irão te abandonar, e ficará sem nada!” 油断するな!敵がいつでも見張っているぞ!

E meses depois, o pai veio a falecer...

      Tamekage havia colecionado tantos inimigos, que durante o seu velório通夜に todos temeram um ataque. Toda a família e os membros mais importantes do Feudo tiveram que se vestir com armaduras e elmos metálicos para fazer o funeral... Foi um funeral de medo e apreensão.恐れ恐れの葬式 . Não houve ataque.

      Após o enterro do pai, Harukage teve que enfrentar várias rebeliões de gente que seu pai havia prejudicado. E Harukage,o herdeiro跡取りは弱い era um homem de saúde frágil e espírito mais titubeante ainda. Não conseguia solucionar todos os problemas que surgiam. Mas um dia, tomou uma decisão surpreendente. Resolveu libertar Uesugi Sadazane上杉定実, que seu pai mantivera preso num Forte, por ter se rebelado contra ele. Sadazane era o antigo chefe de Defesa守護 do Clã Nagao. Além de liberar o homem, lhe restituiu o antigo posto para cuidar da segurança de todos. Nisso, Harukage acertou porque Sadazane grato pela libertação cumpriu bem a sua tarefa. Quando Harukage percebeu que estava perdendo as rédeas, mandou buscar o irmãozinho de 14 anos Torachou, que estava interno no Templo Linsen... 虎千代を帰宅

      Naquela época, os jovens se tornavam adultos一人前 aos 13, 14 anos, com uma cerimônia de iniciação元服 em que mudou o nome para Kagetora景虎.  Para todos os efeitos, Torachou, Kagetora ou Kenshin já era adulto. E foi incumbido de pacificar as rebeliões反乱をおさめ que surgiram de todos os lados. E apesar de ser apenas um menino deu conta de tudo sem derrotas.

      Tão jovem e tão valente, deixou os comandantes perplexos. Pouco a pouco, sua fama foi crescendo人気が広がって e despertou ciúmes no irmão Harukageねたみを感じ, que terminaria num confronto sem precedentes... Os dois irmãos à frente de seus exércitos foram para uma guerra fratricida兄弟殺しの戦争, em que um dos dois teria que morrer. E foi nesse momento que Sadazane provou seu valor. Colocou-se entre os dois irmãos, e como se fosse sua última missão nesse mundo exortou-os dizendo: “ Não sou parceiro de nenhum dos dois; mas se continuarem com isso, o irmão mais velho poderá morrer, ou o mais novo. Não há necessidade disso! Além de que os vassalos/ lavradores tão inocentes é que pagarão com a vida. Nenhum bem vai resultar desse confronto. Que tal, os dois esfriarem a cabeça e repensar em tudo 頭を冷やして?”   E graças à intervenção de um homem corajoso e justo, a batalha não se realizou. Os irmãos fizeram as pazes e ficou acordado que Harukage se aposentaria e Kagetora seria o Senhor Suserano do Feudo. Harukage reconheceu a sua fraqueza弟の力を認めった... Tempos depois, faleceu o pacificador Sadazane. E como as ações de Kagetora ficaram conhecidas como o pacificador de toda a região, o Palácio Imperial lhe concedeu o título de Chefe da Guarda de Etigo e arredores.越後の守護.

      Era para ser um tempo de paz, mas o título dado a Kagetora despertou o rancor de um cunhado seu, que se revoltou porque queria o cargo para si. Como não poderia ignorar rebeliões, Kagetora mandou um emissário ao cunhado avisando que, a tal hora de tal dia iria confrontá-lo. E Masakage amedrontado, foi até Kagetora se desculpar. E tudo terminou bem. Assim era Kenshin. De paz.

      Tempos depois, faleceu o seu irmão Harukage, que passou a vida se remoendo da solidão, com inveja de Kagetora.  Mas, Kagetora lhe fez um funeral tão digno como o do pai. Após o funeral, Kagetora/Kenshin se retirou para seus aposentos e passou horas meditando. Orava para o Deus Bishamon毘沙門天, ou Deus protetor dos guerreiros. Sempre ficava se perguntando: “Será que estou agindo certo? Tive que enfrentar meu irmão com raiva, suspeitas... Mas todo ser humano carrega um fardo pesado e acaba se transformando em terra, no final... Vida vazia, inútil...人間は皆土になってしまうのに、空しい 

      Um dia, um criado anunciou uma visita inesperada, que  Kagetora não podia acreditar. Era o senhor Uesugi Yorimasa上杉頼政, que era o Representante関東管領 do Palácio Imperial para controlar e manter em paz toda a região de Echigo越後 (Niigata, Toyama, Nagano e Gunma), e Kantou(Ibaraki, Tochigi, Saitama, Tóquio, Chiba, Kanagawa).Esse senhor Yorimasa era uma espécie de Governador muito respeitado e considerado por todos.       Entretanto, quando foi recebê-lo, Kagetora reparou no estado lastimável do homem: todo sujo, desgrenhado e trêmulo... Viera pedir abrigo e proteção, após subir montanhas e atravessar precipícios. Tinha sido atacado por Houjou Ujiyasu北条氏康e por Takeda Shingen武田信玄たちに襲われ, que o despojaram de suas terras e seus bens. Kagetora nunca imaginara um dia socorrer tão alta personalidade. Mas, o abrigou com respeito e prometeu recuperar tudo que lhe haviam tomado...

      Enquanto preparava o seu exército para vingar Yorimasa, apareceu de repente, outra vítima de Shingen. Era outro vizinho que viera pedir proteção. Kagetora ficou enfurecido e decidiu partir para o ataque.

      E foi assim que começou a Guerra contra Takeda Shingen信玄との争い. E durante dez anos, Kagetora e Shingen se enfrentariam medindo forças... Kagetora tinha 24 anos e Shingen 33. 

      Shingen, o poderoso senhor de Shinano/Nagano ken. Considerado o Tigre de Kai甲斐の虎, o mais valente guerreiro da época, era essa figura assustadora que Kagetora iria combater. Foi o primeiro confronto em Kawanakajima.

      Antes de partir, Kagetora mandou confeccionar flâmulas com o kanji BI de Bishamonten毘沙門天, o Deus dos guerreiros para proteger o seu exército de apenas oito mil homens. Takeda Shingen comandava vinte e três mil soldados! Não havia chance de Kagetora vencer. Mas, ele pensava que deveria lutar até morrer命をかけて para não deixar Shingen atravessar a fronteira, e dominar Echigo/ Niigata.

      Kagetora levou seu exército até uma colina de onde pudesse observar furtivamente o inimigo, nas proximidades de Kawanakajima. No acampamento enquanto os homens dormiam, Kagetora indagava à lua: “Aprendi que não se deve tirar a vida dos homens, mas estou aqui agora para matar o inimigo. Quem sou eu? Qual é o meu Eu verdadeiro? O ser humano é tão pequeno e a vida é tão passageira. Então, por quê combatemos assim arriscando a própria vida? Por quê? Por quê? “   命は大事なものの。。。僕は人殺しろしに。。。何故だ 。。。

      Em 1553 se deu o primeiro confronto.

      Kagetora preparou seus homens para combater a poderosa e imbatível Cavalaria de Shingen信玄の騎馬隊. Conforme vinham para o ataque, os cavalos eram atacados com longas espadas, que acabaram derrubando-os, inutilizando sua força. Quando Shingen percebeu isso, bateu em retirada. E as terras de Kawanakajima ficaram manchadas com o sangue dos homens mortos e feridos. Kagetora se apossou de um ponto estratégico de Shingen e perseguiu seu exército até o Sul de Nagano.

A bandeira de Shingen tinha a sua logomarca: “Veloz como o Vento, tranquilo como um Bosque, incontrolável como o Fogo e inabalável como a Montanha”. Era exatamente isso, mas não foi páreo para o pequeno exército de Kagetora. Shingen percebeu a força do oponente e recolheu seu poderoso grupo, fugindo... Para se fortalecer e mais tarde voltar com novos reforços. Perder para ganhar, como diz o provérbio. Shingen era o maior estrategista militar da época.

      Pelos relevantes serviços prestados, acolhendo o Representante da Corte Uesugi Yorimasa, o Palácio concedeu um título honroso a Kagetora. Este resolveu ir à Capital para agradecer pela honra concedida.  Kagetora chegou em Kiyoto, e foi muito bem recebido tanto pelo Xogum Ashikaga Yoshiteru足利吉輝将軍 como pelo próprio Imperador親町天皇. Eles lhe agradeceram o empenho em manter controlada toda a região de Echigo e por ter acolhido Yorimasa. E recebeu carta branca para oprimir rebeliões na região. Enquanto esteve na capital, Kagetora percebeu que em breve o Xogun seria substituído por um dos seguintes aspirantes: Takeda Shingen, Imagawa Yoshimoto, Houjou  Ujiyasu ou Oda Nobunaga... E apressou-se em voltar para casa, para defender seus domínios.

      Echigo/Niigata se apresentou como que coberta com um lençol branco de neve.雪国como sempre foi conhecido. Chegou são e salvo e encontrou um clima estranho em sua casa変な雰囲気 Havia algo errado. Mesmo assim reuniu todos os vassalos e contou tudo que viu na capital. Quando percebeu que suas histórias não mudavam o clima, indagou a razão. E descobriu que o grupo estava se desentendendo por estarem contra ou a favor da pessoa, que ficara responsável pelo Feudo em sua ausência... Descobriu ainda que Kitajou Takahiro, um de seus servidores mais duros havia se bandeado para o grupo de Shingen信玄についてった , abandoando o Feudo.

      Ficou possesso! Traição? Não perdoaria jamais!

      Enquanto isso, Takeda Shingen cheio de inveja pelas honrarias concedidas a Kagetora, que subiu de status graças ao Imperador e ao Xogun, não se cansava de criticar o seu inimigo. Dizia que nessa vida, o que vale é o que se conquista numa guerra. Que iria provar isso, indo a Kioto e fincando sua bandeira como o Xogun dos Xoguns天下を取る... No fundo tinha um pouco do caráter vingativo de Oda Nobunaga. Mas, Kagetora era diferente. Não ambicionava usurpar o lugar do Xogun, como Nobunaga e Shingen.

Shingen se aliou a Houjou Ujiyasu e a Imagawa Yoshimoto, celebrando casamentos entre essas famílias, trocando as filhas. Estava formada a poderosa Tríplice Aliança三国同盟, para combater e derrubar Kagetora. Naquela época, era costume as famílias estabelecerem relações de parentesco, para se fortalecerem contra os adversários. Shingen, Ujiyasu e Yoshimoto pretendiam usurpar o cargo do Xogun e eliminar todos que atravessassem o seu caminho...

      Enquanto isso, no Feudo de Echigo, as coisas iam mal. Havia disputa de forças e os vassalos viviam em rixa. Não bastasse isso, o desertor Takahiro que era um vassalo de Echigo estimulado por Shingen se levantou contra Kagetora景虎に反乱. Este. porém conhecia sua gente e mandou-lhe uma mensagem, dizendo que perdoaria e o aceitaria de volta se se rendesse. E assim aconteceu. Assim era Kagetora/Kenshin.

Shingen não entendeu a atitude de Kagetora, porque no seu lugar ele teria decepado a cabeça de Takahiro... Para Shingen era difícil entender mas Kagetora era forte e implacável nas batalhas戦争に強い、家来たちに弱い, mas se mostrava fraco e manso para com os seus. Carregava no coração a mansidão e a ferocidade de um guerreiro em defesa dos seus..

Passados uns meses depois do episódio de Takahiro, Shingen estava se aproximando perigosamente de Echigo. E Kagetora saiu em defesa de seu território. De novo em Kawanakajima o segundo confronto. De um lado do rio Sai際川, o exército de Kagetora, de outro os homens de Shingen. Ali se acamparam e nenhum dos lados se moveu. Ficavam apenas se observando, para partirem ao ataque ao menor sinal de perigo.  Mas, ambos os exércitos ficaram apenas observando um ao outro desde julho七月から十月までにらみあってsem nada decidir. Os homens de Kagetora cansados de esperar começaram a reclamar. Se não vamos combater, por quê não voltamos para casa? Voltar para casa e semear, e cuidar do arrozal e colher... Há tanto que fazer e nós aqui perdendo tempo! Essas eram as preocupações dos homens de ambos os lados. Quando a situação ficou insustentável,我慢できなくなった時に信玄から使いveio um emissário de Shingen propondo a retirada de ambos os exércitos, sem nenhum combate. Kagetora concordou e todos foram para casa, sem derramamento de sangue. Foi apenas uma guerra de nervos 神経質な戦争でした

Retornando a Echigo, Kagetora se recolheu junto ao Santuário de Bishamon e ficou se indagando quem era ele, por quê não combatera Shingen e começou a duvidar de sua capacidade de liderar o seu clã 自分を疑い、力が足りない. Não tinha esposa e ninguém podia consolá-lo... E os serviçais começaram novamente com brigas internas, dividindo o grupo em duas correntes また内輪揉めがおきた. Tantas vezes, Kagetora já havia pacificado os oponentes, mas volta e meia eles recomeçavam a brigar. Kagetora se cansou eいや気な気持ちで隠居しdecidiu se aposentar. Saiu de casa e se enclausurou no Templo  Enriyaku no Monte Hiei比叡山の延暦寺, onde passou novamente a ler Sutras Sagradas. Na paz do Mosteiro, entre as seculares árvores, 心を安らぎele encontrou a paz e esqueceu os problemas...

Mas isso não duraria muito. Logo chegou uma carta de Echigo dando conta de todos os problemas que estavam ocorrendo lá. Além de todo o Clã estar em desavença por coisas miúdas, o terrível Takeda Shingen ameaçava invadir Echigo 信玄がまた越後へ e tomar posse do Feudo. Mas o que mais assustou Kagetora foi que novamente o senhor Uesugi Yorimasa estava refém de Houjou Ujiyasu. Kagetora pensou:“Estava tão bem seguindo o caminho de Deus, mas... Será que nunca poderei me livrar de guerras?” 仏の道に。。。戦争から離れられんのかい?

E mais que depressa, voltou para Echigo.

Só que dessa vez, reuniu todo o pessoal e impôs duas condições para ele continuar na liderança do Clã: 1ª. Exigiu obediência total e a promessa de nunca mais brigarem entre si内輪揉めを止める 2ª. Que todos os proprietários ficassem no Castelo de Kasugayama春日山城で力 をあわせるpreparados para partir a qualquer hora para combater Shingen e Ujiyasu. E mais, ele deu a liberdade para quem estivesse em desacordo partisse, sem problemas. Ninguém partiu e todos ficaram felizes com a volta do amo.

E de novo, Uesugi Norimasa上杉頼政apareceu pedindo abrigo.

Kagetora achou necessário receber autorização oficial do Imperador e do Xogun para atacar o Exército de Kantou関東の大群 de que fazia parte o inimigo Houjou Ujiyasu... E novamente, Kagetora foi a Kioto.

Chegando à Capital, entregou presentes valiosos para o Xogun Yoshiteru e ao Imperadorたくさんの貢物, que deixaram admirados seus servidores. E com o seu pequeno exército ficou durante cinco meses resolvendo os problemas locais causados por malfeitores, incendiários e ladrões.

E de novo recebeu uma mensagem de Kasugayamajou, sobre ameaças de invasão de Shingen e Ujiyasu. Então, após deixar a Capital em ordem voltou para Echigo. Recebera de presente do Xogun as instruções para confeccionar fuzis e pólvora鉄砲と火薬の作り方, para enfrentar os inimigos que o esperavam... Nobunaga e Shingen já estavam de posse dessas armas de fogo, que eram a grande novidade da época. Entretanto, Kagetora começou a sofrer de um inchaço numa das pernas足に腫れ物, que apareceu enquanto estava na Capital. Ele, porém aguentou firme  e não deu importância.

E organizou o exército para combater Ujiyasu, que tinha seu castelo em Odawara, na província de Sagami. Durante o avanço, Kagetora foi apoiado por todos os pequenos senhores Feudais da região de Ibaraki, Chiba e Gunma ken, que de alguma forma tinham sido prejudicados por Ujiyasu 氏康から攻められた茨城,千葉、群馬県の殿様たちは力をあわせた. Era Inverno e a neve era implacável... Kagetora tinha certeza de vencer o inimigo para sempre. Mas... Ujiyasu também tinha suas estratégias. Ele protegeu seu castelo com o exército e não deu chance de aproximação. Trancou-se lá dentro 氏康は城に閉じ込めたまま雪が敵を敗北させる のをまったe esperou a neve vencer os atacantes. Depois de dez dias sem nenhum combate, Kagetora recolheu seus soldados e se retirou.  Mas, ao invés de voltar para casa,景虎は鎌倉へ向かったse dirigiu para Kamakura, mais precisamente para Tsuruga Okahachiman Guu,鶴岡八幡宮 Templo fundado por Minamoto Yoritomo源頼朝が日本の平和を祈った岡八幡宮 para orar pela paz do Japão. Nesse famoso Templo, Kagetora recebeu de Uesugi Norimasa em cerimônia solene, a função de zelar também pela região de Kantou, além de Echigo. Por gratidão pela acolhida recebida, o senhor Norimasa cedeu seu título e sua função a Kagetora上杉憲正は役目と名字を景虎にゆずった. Este recebeu dele também o sobrenome passando a chamar-se Uesugi Masatora上杉正虎. Passou a ser o homem mais poderoso da região central do Japão, abaixo do Xogun e do Imperador. Isso redobrou o ódio em Shingen, porque se achava melhor e mais competente que ele. E Kenshin tinha poder também sobre Yamanashi ken, onde  estavam os domínios de Shingen...

Shingen pregava que deveria ser mais generoso 仇は敵なり、情けは見方para com os inimigos, mas em relação a Kenshin, toda a sua pregação não valia謙信には与えないNutria profunda inveja pelo jovem combatente, cuja fama chegara até o seu Feudo. E movido por esse rancor, resolveu derrubar o Castelo de Kasugayama恨みを抱いて春日山城を滅ぼそうと... Mandou construir um forte nas proximidades de Kawanakajima, para enfrentar o adversário.

Shingen com aproximadamente vinte mil homens... Kenshin com treze mil tinha a estratégia de atacar a partir de dois pontos, como se trancasse o exército de Shingen... Tudo estava indo conforme o planejado, mas de repente Shingen também usou estratégia semelhante. E o confronto foi terrível.残酷な合戦でした Ataques ferozes de ambos os lados deixaram o chão coalhado de cadáveres e feridos. E o sangue das vítimas encharcou o chão,血で血を洗って,土や草と川も赤く染まっていた o campo e mudou a cor das águas do rio. Oito mil mortos de Shingen e seis mil de Kagetora... Foi nessa batalha que Shingen por pouco seria morto por Kenshin, que ousou invadir o acampamento inimigo e com a espada feriu Shingen no rosto.そこで有名な一騎打ちが行った。謙信が馬の上で太刀を信玄にふりかざし、信玄は軍配でそれを避けたMas, este conseguiu afastar a espada com seu leque de bambu. Essa foi a mais importante batalha dentre as cinco que esses guerreiros travaram em Kawanakajima.

Kenshin começou a vida como Torachou 虎千代, depois mudou o nome para Kagetora 景虎, que se transformou em Uesugi Masatora政虎、輝虎, Terutora para terminar como Uesugi Kenshin上杉謙信. Será que desejava ser outra pessoa? 他の人に代わりたかった?

Após a batalha de Kawanakajima, não houve descanso para Kenshin. Tinha que controlar Ujiyasu, que ameaçava tomar os castelos de seus vizinhos. Shingen também avançava perigosamente, se apossando de pequenos Feudos e alargando seus horizontes.

E de repente, o Xogun Yoshiteru義輝書軍が殺されたfoi assassinado por gente fiel a Shingen. E este estava se acercando de Echigo, para derrubar Kenshin, que era o seu sonho maior além de tomar o lugar do Xogun.信玄の目的は謙信を滅ぼして天下をとる

Enquanto isso, Oda Nobunaga usou sua força para nomear Yoshiaki como 15º Xogun, ocupando o lugar de seu falecido irmão Yoshiteru. Mas, isso era apenas uma manobra de Nobunaga.

 Kenshin a essa altura estava sofrendo muito com um inchaço na perna, que não lhe permitia andar...足の腫れ物がひどくなって Ficou recolhido um tempo até melhorar, e nunca mais andaria normalmente.歩きにくく Mas tinha uma missão, vingar a morte do Xogun seu amigo!

Entretanto a antiga Aliança de Shingen, Imagawa e Ujiyasu se desfez e Imagawa se tornou inimigo de Shingen. 今川は信玄のてきE isolou Kai, terra de Shingen do comércio de sal de cozinha...

Enquanto isso, Kenshin se aliou à antiga família de Houjou Ujiyasu, de quem fora inimigo e adotou seu filho Ujihide 謙信は北条と同盟して氏秀を養子にa quem deu o nome de Kagetora. Inimigo de ontem passou a ser aliado de hoje. Naquele tempo era assim, conforme as conveniências tornava-se aliado, mesmo que ontem tivesse sido um inimigo de guerra.Quando completou 41 anos, mudou de nome definitivamente para Uesugi Kenshin.上杉謙信となったのは41さいの時

As guerras nunca acabavam, Shingen dirigia-se com seu exército para Kioto, para de alguma forma tomar o lugar do Xogun. No caminho estavam os batalhões de Nobunaga織田信長 e de Tokugawa Ieyasu徳川家康, aliados de Kenshin. Mas Shingen os derrotou e seguro de seu destino prosseguiu em sua caminhada. De repente pensou que antes de mais nada deveria vencer Kenshin, para poder realizar seus sonhos.まず謙信を倒さなきゃ。。。そして体が丈夫じゃないのせいで甲斐へ戻ったE como estava com a saúde abalada, desistiu de Kioto,   se dirigiu para Kai, sua terra para se recuperar e voltar à carga. Mas acabou falecendo no caminho com apenas 51 anos. そこで他界してしまった

A morte súbita de Shingen deixou a todos perplexos. Era tão forte e destemido que parecia imortal. 急に亡くなったので皆をおどろかせた。余りに強かったので誰も信じられなかった。E com a sua partida, todo o cenário político mudou. Nobunaga ao derrubar o Xogun Ashikaga Yoshiaki derrubou de vez o Feudalismo Muromachi que governou o Japão por mais de duzentos anos.信長は将軍義明を打ち負かせて、二百四十年つづいた室町幕府をほろぼした。

Ao saber da falecimento de Takeda Shingen, Kenshin ficou paralisado. Seu adversário mais duro não existia mais 謙信は信玄が亡くなった事を知って、力がぬけた気になった。一番の敵がいなくなった

Mas era necessário salvar o Xogun Ashikaga. E quando estava se preparando para combater Nobunaga, subitamente veio a falecer, com apenas 49 anos de idade.

Então, o caminho de abriu para Oda Nobunaga que seria o novo Xogun e governaria o Japão com mão de ferro...

Dois destinos de bravos samurais que passaram a vida inteira combatendo, combatendo numa guerra sem fim. Takeda Shingen o Tigre de Kai e Uesugi Kenshin, o Dragão de Echigo. Ambos mostraram o seu valor Kenshin poderia ter sido apenas um Monge como estava predestinado. Mas o amor a Echigo/Niigata e à gente de seu Feudo o levaram a ser um guerreiro feroz na medida em que encontrava ferozes adversários. Era das Guerras, em que o lema era “Matar ou morrer!”

Kenshin nunca se casou e mudou o nome várias vezes e já quase no fim de sua breve trajetória adotou dois jovens filhos de antigos inimigos de guerra. No íntimo deve ter aspirado ter uma vida comum, sem matanças e sem guerras.

Acredito que a gente de Niigata ken deve ter verdadeira veneração por esse herói, que passou a vida toda defendendo Kai, o país da neve.

Mirandópolis, julho de 2020.


      kimie oku in

http://cronicasdekimie.com.br/

 

 

 

 

 

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário