sexta-feira, 21 de junho de 2013


       Não dá prá ficar em cima do muro
    Jean Paul Sartre, filósofo francês representante do Existencialismo, numa entrevista famosa comentou o fato de nós sermos completamente incoerentes, diante de escolhas e atitudes.
      E a verdade disso ficou patente, nesses dias de manifestação da população brasileira contra os desmandos dos governantes.

      Gente corajosa, líderes de classes sociais, gente simples, classe média, todos em uníssono gritando cobranças aos mandantes da Nação. Enfrentando os policiais, percorrendo ruas, sujeitando-se às mais diversas dificuldades de mobilização, contra bombas, contra os cassetetes, contra políticos falando bobagens na tevê. E no meio dessa imensa massa humana gente de todas as cores, de todas as classes sociais, que inteligência não é privilégio só de classe média.
      E vendo tudo isso, eu me senti tão pequena, tão fraca, tão covarde! Gostaria de ter a coragem desses jovens que não se importam com horários, com compromissos, com a segurança e a saúde quando a Nação está em perigo. Eles vão à luta, gritam e nada os acovarda. E eles estão representando toda a sociedade brasileira, com a cara e a coragem. E nós em casa, mesmo concordando com tudo, sem reagir, sem participar do movimento, assistindo a tudo de camarote. Inertes...
      Se eu sou a favor do movimento pra derrubar essa cambada que desgoverna o Brasil, agora é hora de me engajar, de cerrar fileira ao lado desses jovens que enfrentam tudo e todos. Mas, não! O meu lado burguês fala alto e não saio para não arriscar a minha insignificante figurinha. Fico com medo da turba, da polícia, das reações porque de fato sou muito covarde.
      É aí que está a incoerência. Se eu apoio o movimento, devo engajar-me. Mas, falo uma coisa e pratico outra. Por pura covardia.
      Piores que isso, são os cidadãos que tanto criticaram os majestosos estádios e, estão alucinados por ingressos para ir lá assistir aos jogos. Prestigiar os jogos é exatamente prestigiar a FIFA, é prestigiar os ladrões que roubaram as verbas dos Hospitais para construir estádios luxuosos, para travestirem o nosso país como um paraíso de 1º Mundo. Assistir aos jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo nos ricos estádios é exatamente prestigiar a Dilma e seus inumeráveis asseclas, dando-lhes aval para continuarem roubando e ferrando o povo brasileiro.
      Já li histórias de muita gente heroica que passou por esta terra. E raríssimas são as pessoas que em vida, cumpriram na íntegra o que defendiam. Pessoas tão honestas que praticavam o que pregavam. Professor Miyazawa Kenji foi um desses homens iluminados, que querendo ajudar os pobres lavradores de uma das regiões mais pobres do Japão, dedicou sua vida como Agrônomo e Professor de Escola para Formação de Técnicos Agrícolas, para salvar sua terra natal, a Província de Iwate, ao norte do Japão. Noguchi Hideyo, um bacterologista também japonês, dedicou sua vida em busca da origem da sífilis. E Tereza de Calcutá foi o maior exemplo da atualidade, de gente que praticou o que pregou. Foi viver entre os mais pobres do mundo na Índia, para cuidar dos doentes, dos aidéticos, das vítimas de guerras. E o exemplo maior da humanidade foi sem dúvida, Jesus. Que ia à casa dos pobres, curava suas feridas, e consolava os que sofriam.
      Por que não somos assim? Honestos no íntimo, coerentes de verdade para não cair em contradições. Falta-nos coragem? Falta-nos honestidade? Falta-nos coerência?
      Agora, fico revoltada de ver amigos meus que eram ou são petistas de verdade, que elegeram esses desgovernantes, que aí estão distribuindo Bolsas e mais Bolsas para comprar votos.
       Fico louca de indignação, ao constatar que eles não tomam uma posição diante de tudo, que está ocorrendo no Brasil. Fazem cara de paisagem, como se nada estivesse acontecendo. Será que não se sentem incomodados de ver essa tragédia grega ocorrendo nas ruas de nossa Terra? Não comentam nada, ouvem suas músicas e se dizem engajados !!!!! Esses estão em cima do muro e se acham os bons, que não se envolvem com nada que os perturbe, que ofenda o Partido. Gente, a questão não é mais partidária! É a nossa Pátria que está soçobrando, que está desmoronando, sem boas perspectivas para as futuras gerações. Não importa se era petista, se votou nesses bandidos, porque acreditou neles. Está na hora de acordar, de abrir os olhos e unir forças com todos os milhões de compatriotas que estão protestando.
      Ou vocês não se importam realmente com o país que, vão deixar de herança para seus filhos e netos?
      Então, vocês realmente são covardes, que não merecem o nome de cidadãos brasileiros!

     
      Mirandópolis, junho de 2013.

      

      

Um comentário:

  1. Li seu protesto e estou de seu lado, nunca acreditei em pessoas que de uma certa forma também fizeram atos que nossas famílias de boa formação desaprovam, como governará alguém que praticou tais atos, nós Kimie, vimos isso no passado. Como alguem quer respeito se não fez por merecer. Está ai a oportunidade de nós mudar o Brasil, colocando pessoas dignas, honestas e de boa índole.

    ResponderExcluir