quinta-feira, 5 de junho de 2014


Quero o meu Brasil de volta

     Estou precisando ir a São Paulo.
   Porém, estou receosa de enfrentar aquela imensa metrópole, que está tomada pelos vândalos.
       Já me aconselharam ir só depois da Copa do Mundo. Porque conforme vai se aproximando o período de realização da mesma, mais a violência está deflagrando na cidade. É algo assustador. Todos os dias, mais e mais cresce a ira do povo.
   São frotas de ônibus incendiados, arrastões em filas de espera, em shoppings, assaltos e agressões gratuitas em plena luz do dia... Explosões de caixas eletrônicos... Enfrentamento de policiais... São Paulo parece uma daquelas cidades do velho faroeste americano, terra sem lei, sem ordem, sem comando. Mais as greves de Professores, de Policiais, condutores de ônibus. São Paulo está um caos.
     E eu gosto de São Paulo. Há tanta coisa boa lá para a gente curtir. Mas, o que está acontecendo agora é muito assustador. Ninguém pode prever o que ocorrerá daqui a pouco, daqui uma semana. O noticiário matutino das tevês pode ser resumido como Notícias Policiais.
   E tenho visto na imprensa internacional, como estão dando enfoque a esse noticiário. Os canais do Japão, da França, da Alemanha, dos Estados Unidos, de Portugal, da Espanha, a Tevê Árabe e outras não param de exibir as cenas de violência, que estão ocorrendo no Brasil. O mundo inteiro está de olho no Brasil... Desconfiados e apreensivos.
      O que fizeram com a nossa Terra tão gentil?
    Para onde foi a nossa Pátria amada, que recebia todo mundo com carinho, atenção e gentilezas mil?
      Por que tanta violência, tanta confusão, tanta ira?
      De que adianta queimar ônibus? Para desgraçar mais ainda o dia do trabalhador, que dá o seu sangue, suor e lágrimas para fazer esse país funcionar? Porque é o Trabalhador, o Operário, o Funcionário Público que tomam os  ônibus de madrugadinha, para  enfrentar o batente de cada dia. São eles que têm que voltar a pé para casa, porque grana para táxi nem sonhando... A violência está apenas maltratando nossos irmãos trabalhadores, os mais pobres, os mais humildes, e acima de tudo, os que trabalham a troco de pequenos salários. Será que é realmente isso que os manifestantes querem? Humilhar e dificultar a vida de milhões de brasileiros trabalhadores?
      O nosso Brasil é um país pobre, com pouco mais de 500 anos, que já experimentou de tudo; a colonização portuguesa, governo com Imperadores emprestados, República que pretendia ser democrática, Regime Militar, com todo o ônus dos desmandos de um governo de imposição.
    Ao longo desses 500 anos, construiu-se um país tupiniquim, gigantesco em tamanho porém pobrezinho, onde se misturaram todas as raças do planeta. Superamos a caça aos primeiros habitantes, a escravidão dos africanos e recebemos emigrantes de todas as partes do mundo. E, de uma forma ou outra vivemos em paz com todos, mantendo relações de boa vizinhança com os países latinos. Além de estar em permanente contato social e comercial com outros países do planeta.
    E sabemos que, muita gente estrangeira sempre viu o nosso país como um lugar meio parecido com o Paraíso, onde a maior característica era a liberdade. Liberdade de ir e vir, de falar, de se comunicar, de professar  qualquer religião, de escolher a ideologia política. Já tive oportunidade de conversar com japoneses, que estiveram aqui uma temporada, desde professores universitários, jornalistas, professores de Língua Japonesa, alunos. E todos eles foram unânimes em dizer, que  o maior bem que possuímos é a Liberdade. Liberdade de falar, de rir, de cantar, de expressar o pensamento.
     Só fui sentir essa liberdade quando ouvi essa opinião. Nunca tinha atentado para tal fato, que está tão arraigado no nosso cotidiano, que a gente nem percebe. No Japão, as regras do cotidiano são muito rígidas, como nenhum brasileiro pode imaginar...
   E nós estamos desolados no momento, porque essa liberdade ficou restrita. Porque há um bando de gente revoltada, que esqueceu o orgulho de ser brasileiro, de ter nascido nesse paraíso tupiniquim, e está aterrorizando os próprios concidadãos, com seus gritos de guerra, com sua gana de destruir tudo que acha pela frente.
       Tenho certeza absoluta que esse clima de guerra não tem o aval de nenhum cidadão de bem. Todos os brasileiros de verdade não aprovam esse caos, essa confusão que se instalou ultimamente no país. Revolta? O Governo é incompetente? Querem mudar a ordem das coisas?  A Saúde vai mal? A Educação está abandonada? Não há Segurança?  A Inflação está sufocando?
    Concordo plenamente! Mas, daí a usar a violência contra os próprios irmãos que só querem viver em paz! Tirar o único meio de transporte que ele usa para ir trabalhar... Arrebentar carros alheios, porque está cheio de rancor contra o mundo? Saquear lojas, porque tem revolta contra os governantes?  O ônus do estrago só vai para o bolso do pobre coitado, que não tem culpa do governo ser corrupto e incompetente.
     Violência não resolve nada. Há um provérbio popular que diz: “Pega-se mais moscas com uma gota de mel do que com um barril de vinagre.”
    Está na hora do povo revoltado despertar. Parar com essa bandalheira que nada resolve, que só oprime mais ainda a população e analisar friamente tudo que está ocorrendo no país.
   Está na hora de provar para o mundo, que somos um povo civilizado, que sabemos receber visitantes com educação e a gentileza de sempre. Provar que realmente o Brasil é uma espécie de Paraíso, almejado por todos.
  Vamos guardar essas mágoas, essas revoltas, essa insatisfação com a ordem das coisas. Vamos engolir seco. Vamos sorrir para os turistas e tratá-los com a finesse de sempre. Vamos mudar essa imagem negativa de nosso povo que está correndo mundo.
    Vamos crescer, virar adultos e separar as coisas. Uma coisa são os visitantes. Outra coisa são os nossos governantes. Os turistas não têm culpa de sermos tão mal representados no cenário político atual.
     Que a Copa passe sem grande incidentes. Que cada visitante leve uma ótima imagem de todos os brasileiros.
   Vamos recuperar o nosso brio, o nosso orgulho de ser Brasileiro!
    Pátria amada, idolatrada, salve, salve!

    Mirandópolis, junho de 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário