sexta-feira, 6 de novembro de 2015

                               Café da manhã
    Antigamente no café da manhã tinha um bule de café quentinho, uma jarra de leite, pão e manteiga. Hoje, não! Tudo mudou.
O café da manhã ou breakfast atual tem presunto, mussarella, queijo fresco, mamão e suco de frutas além do pão, café e leite.
Como sou muito simples, contento-me com um copo de leite acrescido de um sachê de colágeno hidrolisado e uma colher de mel, e um pãozinho com requeijão light. Não tomo café e evito presuntos... Às vezes, um pedaço de mamão... O colágeno é para ajudar as articulações que estão meio desgastadas, em especial dos joelhos. O requeijão é para repor o cálcio, que o meu corpo preguiçoso agora necessita mais. E o pãozinho é para me abastecer depois da caminhada e dos exercícios matinais.
E essa refeição eu tomo   numa mureta que tem na porta da minha cozinha, enquanto o sol vem mostrando a sua cara toda vermelha e quente. Aproveito a brisa matutina.
E há um ano mais ou menos que, tenho convivas para essa minha primeira refeição do dia. São os pardais. Inicialmente, eram uns dois ou três que vinham beliscar os farelos de pão, que eu jogava no quintal... Hoje são mais de dez, que já amanhecem gritando, pedindo a comida. Ficam esvoaçando pra lá, pra cá, piando que estou atrasada. Se demoro muito, eles vêm até a mureta e alguns mais atrevidos e famintos aterrissam na mesa da cozinha. Não tem como recuar diante de tão convincentes pedidos. Antes de começar a comer, todo dia tenho um ritual: pego nacos do pãozinho e jogo no chão do quintal, onde chegam num voo rasante os gulosos bichinhos. Como gostam de pão! Pode ser doce, salgado, seco, úmido, novo, velho, recheado, sem nada... Em instantes, eles consomem tudo.  E gostam de bolos, panetones... As mães depois de se abastecerem, levam pedaços para os filhotes que esperam no ninho. E esses pipilam docemente, pedindo a refeição da manhã.
Observando esses bichinhos alados, notei num pequenininho sem cauda, que voava desajeitadamente. Achei que, por um acidente na boca de algum gato faminto, tivesse perdido as penas mais longas... E que voltariam a nascer. Mas, até agora passados meses e meses, o rabicozinho continua tal qual o conheci. Não sei se por causa da falha de cauda, sempre tive pena dele e ficava esperando a sua chegada para lhe alimentar. Pensei que deveria ter uma vida mais difícil que os outros, que voam rápidos e seguros. Acredito que as penas longas da cauda é que dão o equilíbrio para planar. No início ele voava meio desajeitadamente, sem a ajuda da cauda. Mas, qual não foi minha alegria, quando o vi descer acompanhado de um pardalzinho pequenino, pra quem ofertava as migalhas de pão. E regularmente, ele vem e leva pedaços de pão para o ninho, que deve ser no pé de sibipiruna que está na frente de minha casa. Hoje ele está gordo e voa tão desembaraçadamente como os outros. Está rechonchudo e parece mais redondo pela ausência do rabicho. Acho que de alguma forma o ajudei a criar os filhotes...
De vez em quando desce também um bem te vi, que espanta os pardaizinhos, que saem em debandada à sua chegada. Já vi pombas rondando a comida também. E andorinhas...
Tenho um prazer imenso de compartilhar meu café da manhã com os passarinhos. E as galinhas poedeiras lá do sítio que já deixaram de pôr ovos, adoravam pão.  Elas ficavam loucas quando eu lhes oferecia pão seco...
Observei também que os pardais não comem frutas. Já lhes ofereci mamão, banana, melão e maçã... Foi desperdício. Eles nem experimentaram. Estranhei, porque sempre pensei que os bichinhos se alimentavam de frutas... Ledo engano. Arroz cru também não comem. Arroz cozido é um manjar para eles, feijão cozido, tortas, bolachas... E eles nem beliscam folhas de alface e almeirão. E eu tão ignorante achava que, eram herbívoros e frugívoros. Só que no Google informam que os pardais se alimentam de grãos e frutas...
Acho que os pardais da cidade ficaram mal habituados e, como encontram facilmente restos de comida nas lixeiras, adotaram o cardápio dos humanos. Penso que isso não é correto, porque estamos desvirtuando a sua cadeia alimentar. Assim como os criadores de cães e gatos os alimentam somente com ração balanceada. Os bichos tinham a vocação de caçar seu próprio alimento, quando foram trazidos para dentro das casas dos humanos e adestrados... De repente, passaram a se alimentar da comida que os homens comem: arroz, feijão, polenta... Conheço alguém que dá fatias de queijo fresco toda manhã para o seu cão.  E até sorvete! Será isso correto?
O amor aos bichos está levando as pessoas a cometerem excessos, que podem causar mal a eles. Gostar de bicho é legal, mas transformá-los em humanos é paranóia! Bicho é bicho e humano  é humano. Quem tem essas ideias deve adotar crianças. E há tantas precisando de ajuda, de assistência. Visitem as Casas de Abrigo, que guardam crianças, cujos pais estão presos. Nem é preciso adotá-las. Visitar e dar uma assistência fará muito bem ao coração. Além do benefício de oferecer um pouco de conforto das palavras, de um abraço, de um lanche, de uma brincadeira... Essas crianças se sentem perdidas em casas estranhas, e sofrem o medo de não reencontrar mais os pais... E o número delas está crescendo, com os pais perdidos que se multiplicam em proporção aritmética, com a disseminação de drogas no mundo...
Mas, voltando aos pardais, percebi que nos sítios há tantos pássaros, mas pardais não. Tem pombas rolas, periquitos, anus, tico ticos, canários da terra, sabiás, beija flores, quero quero, pássaros pretos, fogo apagou, peixe frito, bem te vis, maritacas, gralhas, corujas... Mas, nunca vi pardais. Será que esses pássaros não gostam de campo? De vez em quando recebemos visitas de tucanos, de araras, de garças, de patos do brejo... Mas, de pardais nunca.
Gosto de ver os pardais brincando. Eles brincam nas poças de água em dias muito quentes... E brincam na areia, como se banhassem nela. E fazem seus ninhos nos forros das casas. No forro de minha biblioteca moram umas famílias de pardais. Eles não incomodam e eu os deixo lá. A salvo dos gatos famintos, que rondam pelos telhados...
Enquanto houver pardais em minha árvore, não precisarei de despertadores, pois eles começam a gritaria bem cedinho. E no forro da minha biblioteca, há sempre filhotinhos pipilando...
Sinfonia de pardais!
E isso é Vida! 
Mirandópolis, setembro de 2015.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário