quarta-feira, 17 de outubro de 2018


Maria vai com as outras...
      
       E mais alguns dias, chegará o dia!
      Dia de decidir a sorte da Nação brasileira. Dia de votar nos dirigentes do País e do Estado.
     Tantos embates, tantas notícias falsas, tantos combatentes trocando farpas desnecessárias, porque nada muda. Quem escolheu um representante dificilmente mudará de posição. A eleição é assim, cada um escolhe um lado e nunca arreda o pé. Por convicção, por fé, por teimosia ou por orgulho mesmo.
      Ontem estava vendo um vídeo do ex Governador do Ceará Cid Gomes, irmão do candidato derrotado Ciro Gomes. Ele deu um puxão de orelhas nos dirigentes do P T, por não reconhecerem erros cometidos e por não pedirem perdão à Nação, que traíram vergonhosamente... E isso foi num encontro dos petistas lá do Ceará. Sem entrar no mérito de sua fala, o que me deixou pasma foi o fato de muitos assistentes que estavam ali ouvindo as acusações do homem, aplaudiam como se ele estivesse elogiando o Partido! Percebi então, que as pessoas são convocadas e treinadas a aplaudirem, mesmo não sabendo do que se trata. Apenas um cidadão estava bravo e dava sinais visíveis de revolta, porque só ele percebeu que estava ouvindo críticas ao Partido.
      Então pensei: “Como nosso povo está alienado! Nem sabe o que está aplaudindo!”  E isso ocorre em ambos os lados. A maioria das pessoas é Maria vai com as outras; não tem opinião própria e se justifica alegando que não gosta de política e nem quer saber...
      Só que a política através dos escolhidos por nós eleitores é que determina os preços dos combustíveis, do gás de cozinha, do feijão, das mensalidades escolares, dos remédios, dos planos de saúde...
      Nunca se falou tanto em política como nessas eleições, mas a ignorância sobre o assunto só cresceu. Porque cada cidadão adotou um dos lados e se tornou imune às críticas, aos desmandos e à denúncia de atos ilegais de seu candidato. E nunca houve tanta idolatria como nessa eleição. De ambos os lados guindando candidatos a Rambos, heróis fictícios de filmes americanos... Para mim, não há heróis, apenas homens ambiciosos querendo o poder e a força para comandar uma Nação. E como homens, tenho receio de que nunca cumpram o que prometeram, mesmo porque forças antagônicas irão trabalhar arduamente para derrotar a administração do vencedor.
      Em algum lugar, li a opinião de alguém que dizia: “Você é um petista enrustido e não quer enxergar o óbvio. O Partido roubou tanto o nosso país, mas você prefere atacar o outro carimbando de homofóbico, nazista e preconceituoso!”  Realmente, gente que assim age só está repetindo o que viu, leu ou ouviu por aí. Sem procurar saber se é verdade ou não.
      Mesmo porque ninguém fez até agora apologia do Nazismo nem do Fascismo, que são as formas mais cruéis de dominação da raça humana. Não se deve nem relembrar o que os nazistas e fascistas fizeram com a humanidade. Em respeito aos milhões de vítimas.
É mais cômodo xingar do que reconhecer verdades que doem. Pessoas assim estão agindo exatamente como aqueles petistas no palanque do Partido. Aplaudindo a fala do homem, que criticou os dirigentes cobrando o mea culpa.
Então, concluo que a maioria dos brasileiros não aprendeu nada de política. Só aprendeu a seguir como carneirinhos ao matadouro, achando que serão apenas tosquiados.
 Marias vão com as outras.
Mirandópolis, outubro de 2018.
kimie oku in

Nenhum comentário:

Postar um comentário