segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

GENTE DE FIBRA - José Maria de Carvalho


    José Maria de Carvalho


    Gente de fibra de hoje é o Dedé, ou Zé Maria.
   Dedé  é o José Maria de Carvalho, que tem 73 anos e nasceu em Penápolis.
  Zé Maria  começou a trabalhar muito cedo, criança ainda foi engraxate de rua, polindo os sapatos de cidadãos de Valparaíso, onde morou. Foi também  cabeleireiro e barbeiro .
 Em 1959, já em Mirandópolis,inaugurou com a primeira leva de funcionários, a Agência do Banco do Brasil local, que se localizava na Rua das Nações Unidas, onde  hoje estão as instalações da Telesp.
  Da primeira turma de funcionários que teve como gerente o senhor Kluk Magri, só restou aqui o Dedé, que serviu como Contínuo no Banco. Contínuo prestava serviços de apoio dentro e fora da Agência, e fazia a entrega de correspondência  aos clientes e a outros Bancos.
  Enquanto trabalhava Zé Maria fez o Magistério no C.E.N.E. local e depois o Curso de Geografia na Faculdade Rui Barbosa de Andradina. Ministrou aulas de Geografia e de Artes industriais por quatro anos no Noêmia  e dois anos em Murutinga do Sul. Assim, foi aluno e mais tarde companheiro de trabalho, do professor Walter Victor Sperandio e da professora Nilda  Bini.
   Fez por correspondência, o Curso de Primeiros Socorros e Taquigrafia, que acabou ensinando  a outros em Cursos de Adultos. Taquigrafia é uma escrita rápida por sinais, que os jornalistas e secretários de empresas usavam muito.
   Em 1962 casou-se com a professora Isabel Leal, com quem teve duas filhas; uma das quais é farmacêutica em Guarapuava, P.R., a outra é funcionária pública em Campinas. É avô de uma garota.
  Quando trabalhava, todo o serviço do Banco era feito por atendimento pessoal, chegando a Agência a contar com  mais de cinqüenta funcionários. A informatização reduziu o número de funções e empregos.
   Hoje, Zé Maria está aposentado, mas sua vida foi cheia de realizações.  Durante longos anos foi tesoureiro da Igreja Católica, da qual é testemunha qualificada, para realizar determinadas cerimônias.
   Foi presidente fundador da A.A.B.B. local, clube recreativo do Banco do Brasil.
   Foi  Presidente fundador da Associação de Produtores Hortifrutigranjeiros,de Mirandópolis, que congrega sócios locais, de Lavínia, Guaraçaí e Murutinga. Dedé atua na Associação, que ajuda os produtores com técnicas, para melhorar a qualidade do  produto e a renda. Os produtores de leite também aderiram à Associação.
  Mesmo envolvido em tantas atividades, Zé Maria dedica uma parte de seu tempo para o serviço voluntário. Ele planta árvores em todas as áreas vazias , e ajudou a arborizar o Bosque Municipal e a sede da A.M.A.I., o asilo local.
  E há catorze anos vai, toda quinta-feira fazer a barba e cortar os cabelos dos internos da A.M.A.I. Diz que é um trabalho difícil, porque há idosos que não mais se preocupam com a higiene, e é  preciso muita paciência, para convencê-los a cuidar da aparência. 
  Ainda, Zé Maria é afiliado do P.T. , e já foi candidato a Vereador, mas não foi eleito.
 Uma amiga costuma dizer que “O seu Dedé deveria viver mais uns 50 anos, porque tem muita disposição, e muito que realizar ainda.”
  Dedé, o homem de mil artes, de mil talentos.
  José Maria de Carvalho, realmente é um homem de fibra!

               Mirandópolis, junho de 2011.
                                kimie oku 

Nenhum comentário:

Postar um comentário