domingo, 1 de janeiro de 2012

SAUDAÇÃO DE ANO NOVO

                      Amigos,

          Acordei hoje com o barulho de crianças pedindo boas festas de ano novo.
          E aí pensei: É outro ano!  2011 se foi. E sobrevivi, assim como os meus, graças a Deus.!
         As crianças me levaram de volta à infância, quando se comemorava a chegada do novo ano, com outros rituais. Era um jeito tão diferente de se comemorar!
         E resolvi contar, para os meus amigos conhecerem um pouco do espírito japonês, que dominava os  nossos pais, primeiros imigrantes do Japão.
         E também para os nossos descendentes saberem que, nós éramos de outra geração, de outra formação. E que não foi nada fácil, para nós jovens de 50, 60 anos atrás, absorver a cultura brasileira , que era ensinada na escola, e a cultura japonesa, que os pais incutiam, como primeira e fundamental.
         Nós crianças, ficávamos em conflito constante, diante da diversidade de costumes. A brasileira era mais livre, mais fácil de assimilar. A japonesa era rigorosa, mas obrigatória.
         Mas, sobreviver era preciso, e fomos de um jeito e de outro, escolhendo o melhor caminho para seguir em frente, sem muito sofrimento.
         E cá estamos, caras de japoneses, mas corações de brasileiros. E acho que valeu a pena. Porque somos completamente brasileiros, mas carregando ainda o espírito e o orgulho japonês.
         E é por isso que, não consigo libertar-me da cultura japonesa, que é milenar, riquíssima e admirável. E gostaria que ela jamais se perdesse, que continuasse nas gerações vindouras.
         Com esse intuito, gosto de registrar as lembranças que carrego do meu tempo de infância, quando a cultura japonesa fazia parte do nosso dia a dia.
         Então, resolvi começar o novo ano, contando como nós  japoneses, comemorávamos a chegada do ano novo, conforme os ritos orientais.
         E escrevi a crônica  Oshougatsu, que significa  Ano Novo.
         Que todos tenham um ótimo oshougatsu!

     Mirandópolis, 1º de janeiro de 2012.
kimie oku(cronicasdekimie.blogspot.com)

ps.  Oshougatsu está na lista de dezembro/2011. É só clicar em 2011/dezembro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário