segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Floradas na Terra


  As flores são responsáveis por grande parte do colorido do mundo.
 E é muito raro encontrar alguém que não admire a beleza de uma flor. O encantamento que ela nos transmite independe de religião, de raça, de classe social, de cultura, de origem da pessoa. E também não importa o sexo nem idade. Todos admiram uma bela flor.
   Há flores que são tão amadas em certos países, que se tornaram  símbolos deles.                                                                              
   No Brasil, a flor símbolo é, sem dúvida nenhuma, o ipê. O ipê é uma árvore silvestre e dá flores de diversas cores: branco, rosa, roxo, amarelo. Como as cores nacionais são o verde e o amarelo, o ipê amarelo é considerado a árvore-símbolo do nosso país. E um ipê todo carregado de flores no meio de uma paisagem, no pasto, entre outras árvores é sempre deslumbrante. E a cor amarela é quente, vibrante, e parece transmitir uma energia sem par.

 O hibisco, de flores grandes e coloridas existe em mais de mil variedades. Ele nos lembra sempre as dançarinas havaianas, requebrando-se cheias de alegria, na sua dança hula-hula. É uma flor de existência curtíssima, pois dura um dia apenas, mas a natureza nos compensa com floradas durante o ano todo.

     O crisântemo é a flor-símbolo do Império Japonês.                        
  É a logomarca do milenar Mikado. E ele se desenvolve bem naquele país, por causa do clima frio, e mais ainda, pelos cuidados que os japoneses dispensam às flores e à natureza.
 Embora essa seja a flor que identifique os Imperadores, a flor que mais nos lembra o Japão é o sakurá, a flor da cerejeira. Os nipônicos amam o sakurá. São árvores grandes, que florescem na Primavera, em meados de março e abril, e suas flores têm existência brevíssima, pois caem com um dia de existência. Esta é a razão porque, os haikaístas sempre comparam a flor de sakurá com a existência humana, que é tão efêmera também.

 A florada das cerejeiras anuncia sempre a chegada da Primavera no Japão.  É costume entre os japoneses fazer o “hanami”, que é apreciar as cerejeiras floridas, fazendo um piquenique debaixo delas. Já é um hábito nacional, porque todos os japoneses curtem as flores do sakurá.
   Sobre o sakurá existe uma história lindíssima, que ocorreu em  Hiroshima, após a destruição pela bomba atômica. No pós-guerra, quando tudo faltava, e faltava até coragem para reconstruir a cidade  que tinha desaparecido, um dos moradores descobriu uma cerejeira toda quebrada, sob os escombros. Mesmo com os galhos soterrados, a árvore encontrara forças para florescer. Um dos galhos exibia no meio da sujeira e da destruição, a beleza ímpar de suas flores. E todos os sobreviventes da bomba entenderam que, aquela era uma mensagem de Deus, para que pelejassem e superassem o momento difícil que estavam vivendo. E foi assim que, Hiroshima renasceu das cinzas.

   Outra flor surpreendente é a flor de lótus.
  O lótus é uma planta aquática, que fornece raízes comestíveis. E se desenvolve somente no barro. As folhas e as flores surgem na superfície, e são muito belas. Há uma lenda que liga o nascimento de Buda com a flor de lótus. 
No Budismo, as imagens dos santos sempre seguram uma flor de lótus. Essa flor simboliza a pureza que brota mesmo em ambientes adversos. Simboliza também o renascimento após a morte.  Por isso, é usada pelos japoneses nos cumprimentos e homenagens aos falecidos, como nos envelopes e ou mimos de agradecimento, pelo comparecimento ao funeral ou missa.

  Uma flor muito comum nessa época do ano é a acácia imperial, que dá cachos deslumbrantes de flores amarelas. As flores pendem de um fio longo, que chega até a um metro de extensão. Parecem arandelas vivas, pendendo dos galhos da árvore. Essas flores fazem a alegria dos arapuás, e de outros insetos que colhem o pólen e o mel. E têm um perfume suave e muito agradável. Tenho uns pés no sítio, e todos os anos elas florescem duas a três vezes, e é um espetáculo de beleza. Essa flor se tornou o símbolo dos maçons, porque representa a verdadeira iniciação para a vida futura.

Uma flor delicada que já provocou guerras entre a Inglaterra e a China foi a papoula.
 A papoula possui uma cápsula que contém as sementes. Da cápsula madura extrai-se uma substância, que depois de processada se transforma em ópio. Um dos componentes do ópio é a morfina, que possui poder depressor, que faz o cérebro funcionar devagar. O ópio, usado como droga e como remédio, foi muito disputado entre as potências inglesas e chinesas, provocando até duas guerras entre essas nações.

Não poderia deixar de falar da rainha das flores, a Rosa.
 Esta é uma planta tropical, que gosta muito de sol e floresce o ano inteiro. Hoje com os cruzamentos feitos pelo homem, há uma variedade infinita de rosas miúdas, comuns, imensas, especiais. Todas são muito belas e exalam um perfume magnífico. Há rosas brancas, amarelas, cor de rosa, alaranjadas, vermelhas, lilases, mistas. A maioria possui espinhos, que as protegem de predadores.
Elas são as campeãs do gosto popular para ramalhetes.
As flores são belas, coloridas, cheirosas, enfeitam ambientes, agradam as pessoas, alimentam colibris, abelhas e borboletas e ainda têm a missão de formar as futuras sementes, para garantir a continuação da espécie.
Não é demais dizer que elas são uma das obras mais perfeitas de Deus.

Mirandópolis, novembro de 2012.
kimie oku in “cronicasdekimie.blogspot.com”

Um comentário:

  1. amei seu blog! Devido a ele descobri o nome de uma árvore q procurei por muito tempo, agora já posso procurar para comprar, e torna-lá a rainha do quintal. Abraço e felicidade...não li suas crônicas mas com certeza são ótimas!

    ResponderExcluir