sexta-feira, 17 de maio de 2013




                               O país às avessas


            Ultimamente têm acontecido uns fatos que estarreceram os homens de bem. O nosso país está irreconhecível, parece que virou às avessas.
         Assisti um tempo atrás a um antigo filme japonês, em que o herói da trama canta sempre, que o mundo está de cabeça para baixo, que os rios correm pra cima e levam as pedras boiando nas ondas, enquanto vão enterrando as folhas no leito do rio. Achava tudo isso uma brincadeira tola do autor da história.
         Hoje assistindo a tudo que está ocorrendo no Brasil, acho que a canção está certa. O nosso país está de cabeça para baixo. Tudo que é certo e correto está sendo enterrado e tudo que não presta virou ordem do dia.
     Acho que isso começou com os governantes e suas maracutaias. Dinheiro inexplicável em malas, em cuecas, histórias encobertas, nunca devidamente esclarecidas fizeram discípulos espertalhões aprenderem a lição. Afinal, nada é investigado devidamente, e ninguém é punido exemplarmente. Quando muita gente ainda esperava punições severas, veio a história do mensalão, com o próprio Presidente da República, que tinha que ser o Exemplo-Mor de Dignidade e Moral da Nação, comprando votos para se manter no poder. E as investigações enredando os culpados menores e nunca, nunca conseguem chegar até o culpado maior. Por que será?
         Daí aconteceu o caso dos Nardoni jogando a filha pela janela, para se descartarem dela. Depois veio o terrível incêndio da boate em Santa Maria, vitimando centenas de jovens na flor da idade. E outro indivíduo se sentiu no direito de jogar no córrego, o braço de um jovem que atropelou com seu carro... E aí vem a história dos policiais investigados por truculência, no caso do cerco ao bandido Matemático.
           E para completar o cenário de horrores, ocorreu o estupro dentro de um ônibus, diante de uma dezena de espectadores.
         Realmente o país está de cabeça para baixo, está tudo às avessas. Até onde isso irá?
         Como pode um sindicalista que se arrogava ser honesto, defensor dos direitos de cidadãos, que criticava gregos e troianos sem piedade, de repente se julgar no direito de fazer qualquer negociata, para ficar mais tempo no comando do país?
Como pode um pai de verdade agarrar uma garotinha inocente e arremessá-la janela abaixo, sem nenhum remorso?
         Como pode um empresário fazer uma boate-arapuca, para os jovens inocentes, que desejavam apenas se divertir?
         Como pode um cidadão em sã consciência, após atropelar alguém, não lhe prestar socorro e ainda jogar o membro amputado num córrego?
Como pode um jovem assaltar as pessoas de um ônibus, e ainda estuprar uma mulher na frente de todos os passageiros?
Que mundo cão é este?
É o mundo sonhado por Lula em suas pregações pelo Brasil: um mundo de igualdade social, onde todos têm os mesmos direitos? É esse mundo sonhado pela ideologia petista?
Qualquer cidadão em sã consciência sabia que o Brasil anterior a Lula não era o Brasil desejado, que havia muitas irregularidades a serem solucionadas.
O direito de um cidadão termina onde começa o do outro, isto é regra básica de qualquer justiça. Se não se obedecer a essa regra mínima, justiça não se faz. E todos os direitos são pisoteados.
O Brasil que se estabeleceu nos últimos anos só pregou os direitos dos cidadãos: direito a cestas básicas, direito a moradia, direito a terras, direito a bolsas isso, bolsas aquilo.
Esqueceram-se de pregar os deveres. Para se ter direitos é preciso ser honesto, trabalhador, cumpridor de suas obrigações, para que a ordem estabelecida não seja quebrada.
         Quando os governantes fazem o que querem e dão maus exemplos, tudo pode acontecer. Mesmo as pessoas mais ou menos honestas começam a duvidar se vale a pena ser tão correto. Porque os espertalhões é que acabam levando vantagens.
Um baiano famoso, Rui Barbosa já preconizava em 1914:
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
      Esta famosa frase do grande pensador baiano define com precisão absoluta o que está ocorrendo no país. Quando se nivelou a cultura do povo por baixo, sem um modelo digno para servir de exemplo, todos acabaram chafurdando na lama. O que mais dói é assistir todos os dias os jovens se perdendo e desgraçando a vida de tantas famílias, ameaçando, roubando, matando, estuprando, aterrorizando gente que só quer viver em paz. E pergunto: “Como reagir diante de uma cena de estupro, com o bandido apontando a boca da vítima com um revólver? E como ficaram as consciências de quem presenciou a cena?”
         Com certeza, todos devem ter pesadelos por não terem reagido, por terem-se rendido às ameaças do louco. Devem ter remorsos só de pensar que o que ocorreu com a vítima poderia ter sido com uma filha, irmã, esposa... ou com ela própria.
Não estou culpando ninguém, mesmo porque tenho muito dó de quem sofreu essa situação terrível. E mais ainda, da carga de consciência que agora estão carregando.
Então, não está na hora de dar uma guinada de 360º para consertar esse país? Vamos retomar ao que era antes da era petista, que pôs tudo a perder.
Antes dessa onda de concessões sem limites ao povo, e antes dessa roubalheira que os governantes andaram e andam praticando, o país caminhava de forma equilibrada e toda a sociedade tinha segurança. Todos estavam empenhados em trabalhar e, ninguém pensava em se apossar dos bens alheios, como ensinaram os políticos com suas roubalheiras. Ninguém tinha medo de viajar de ônibus, de metrô.
Desejo que a Copa do Mundo aqui no Brasil seja um tremendo fracasso,  uma grande frustração, sem turistas para encher os estádios, sem dividendos para repartir entre os cartolas, porque ninguém é bobo a ponto de sair de seus países seguros, para ser estuprado dentro de ônibus em plena Avenida Brasil.
Se a Copa der em nada, talvez a sociedade desperte.
E salve o Brasil.
Se ainda der tempo.

Mirandópolis, maio de 2013.
kimie oku in cronicasdekimie.blogspot.com

3 comentários:

  1. . Um país às avessas ou um país às aves (essas) de rapina.
    . Faltou você citar a nossa " presidenta ", guerrilheira ( para os militares considerada uma terrorista ) que lutou para combater a ditadura militar em nosso país, mas , hoje, quer com e como os demais companheiros de partido, implantar a ditadura do PT no nosso querido BRASIL.
    . Ela também é aquela que junto com o LULA sempre criticou as privatizações feitas pelo governo anterior e, agora, vem usando da força do PT e de seus partidos aliados ($$$$comprados$$$$) para privatizar aquilo que têm interesses ( $$$$$$$ escusos $$$$$$ ).
    . Na minha humilde opinião, estamos chegando nesse caos porque a EDUCAÇÃO, CIVISMO, SAÚDE e o RESPEITO À VIDA foram colocados de lado ou substituídos pelo ANALFABETISMO, ASSISTENCIALISMO BARATO E MAL INTENCIONADO, culminando com a A BANALIZAÇÃO DA VIDA.
    . É...Kimie, Bié, Dedé, Zé César e demais participantes do BEM, não parem, pois suas ações são primordiais e gratificantes ( de ambas as partes ) aos nossos semelhantes, notadamente os mais carentes.

    Parabéns e beijão no seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Acho na verdade que, toda a sociedade brasileira tem que tomar consciência do que realmente está acontecendo no Brasil. Sabe que até os trabalhadores braçais estão perdidos na cachaça e nas drogas?
    Está difícil achar um cidadão braçal pra tirar leite (com aparelhos). Ninguém mais quer trabalhar, porque as bolsas vão garantindo o arroz e o feijão, e o SUS cuida dos doentes e lhes fornece os remédios. E ainda, quem não está contente vai a uma fazenda e fica à espera de um pedaço de terra... Acho que a sociedade brasileira está despencando e não haverá recuperação.

    ResponderExcluir
  3. Como dizia Eça de Queiroz "os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente pela mesma razão" , só tenho que mostrar essa frase de nada mais que um intelectual fantástico, um sábio. Abraços e parabéns Kimie.

    ResponderExcluir