quinta-feira, 21 de novembro de 2013

         
          Prisão de políticos

    Estamos vivendo um momento inusitado no Brasil. Gente da mais alta esfera política sendo aprisionada, como cidadãos que feriram as leis vigentes.
          E o pior de tudo é que, alguns deles trabalharam na própria Câmara dos Deputados, cuja função é exatamente a de elaborar leis, que regem a vida de todos os cidadãos.
         Logo que a notícia explodiu fiquei feliz. Enfim, a justiça havia vencido e o ministro Joaquim Barbosa conseguira dar conta de seu recado. E acho que grande parte dos brasileiros ficou satisfeita. Afinal, quem erra tem que pagar, não importa seu grau de sabedoria, função, ou posição social.
         E um a um foram se entregando, constrangidos é verdade, alguns ainda ostentando uma certa arrogância imprópria para a ocasião, porque não há orgulho algum em ser encarcerado, em ser excluído do convívio social.
         Desde a primeira prisão já se passaram uns dias, e eu comecei a ficar constrangida. Constrangida e envergonhada diante da fuga de um dos mensaleiros, o Pizzolato que está foragido e está sendo caçado como um rato. E a Interpol se envolvendo... E a notícia correndo o mundo... Um brasileiro sendo caçado...
         Gente, é uma vergonha o que a imprensa do mundo inteiro está divulgando sobre os nossos políticos. É uma vergonha para nós os brasileiros comuns, que só desejam um lugar tranquilo e de paz para se viver. É uma vergonha imensa para a classe política, porque com tudo isso, desnudaram a verdadeira cara dos políticos, que elegemos. Sim, porque eles foram eleitos porque nós brasileiros votamos neles. Eles não foram guindados a tão elevada posição, por vias duvidosas. Eles o foram através de eleição democrática e, acreditamos que honesta.
         Para falar a verdade, cheguei a acreditar no Partido, porque parecia ter as melhores propostas para o Brasil dos pobres, dos analfabetos, dos diferenciados, dos marginalizados. Na Campanha de “Lula lá” para Presidente, cheguei a sonhar com um Brasil sem maracutaias, sem desvios de verbas, sem legislação em causa própria... Ledo engano!  Por isso, foi decepcionante constatar que as propostas eram em benefício próprio, que tudo era mentira, que os espertalhões só visavam o enriquecimento ilícito, comprando votos, prometendo céus e terras a todos, inconsequentemente.
         Hoje é Dia da Bandeira, dia de culto ao símbolo máximo da Nação. A Bandeira que identifica todos os que amam essa pátria tão querida, que se desfralda orgulhosa e imponente nos mastros onde quer que estejam, no trevo da cidade, diante de órgãos públicos, nas escolas, no Palácio do Governo, nas Embaixadas do mundo todo.
         A mesma Bandeira hoje está enxovalhada, murcha e descaída, porque conseguiram roubar o nosso orgulho, a nossa paixão por sermos brasileiros. Quando um bando de gente estudada, que frequentou as melhores Escolas do país, que chegou aos píncaros da glória como políticos, é capaz de atraiçoar a Nação, para proveito próprio e é retirado da sociedade como personas non gratas, o que se pode esperar dos cidadãos, que não tiveram as mesmas oportunidades e lá chegaram?
         Fico imaginando a dor e a mágoa dos familiares e parentes próximos, vendo o patriarca da família sendo vaiado, e conduzido à prisão. Porque mesmo negando e renegando as acusações, ficou provado que tem culpa e não há como contestar. E o desespero dos familiares é maior, porque devem condoer-se da situação de vexame a que ele se expôs, por livre arbítrio. Porque pai é pai, não importa se cometeu um erro ou um crime. O amor passa a ser uma provação.
         Dentre os presos, um deles possui ligação com uma família que conheci. Família digna e honesta, cujo chefe sempre se destacou como um dos líderes da comunidade, pelo trabalho na roça, pela sabedoria e cultura orientais. Por empatia, dói saber que essa família está sofrendo pelos atos equivocados do genro...
         E acredito piamente que, nenhum brasileiro hoje, está orgulhoso do que vimos nos meios de comunicação. Acredito até que, deve ter ficado um travo amargo no Ministro Joaquim Barbosa no cumprimento de seu dever. Foi correto, foi nobre, mas a missão foi duríssima. E necessária. E deve ter sido doloroso, porque ele também é brasileiro.
         A verdade é que ninguém deseja um destino tão humilhante para os nossos irmãos, sim, porque eles são nossos irmãos, brasileiros, que vivem nessa mesma terra abençoada por Deus.  Irmãos que roubaram o país, atraiçoaram os eleitores e tiveram que ser condenados.
         Que tudo isso traga algum proveito para os brasileiros. Que os políticos aprendam de vez que, não são onipotentes e nem inatingíveis. Que não são Deuses só porque possuem um mandato de governo. Porque os mandatos podem ser cassados e os governos podem ser derrubados, quando no exercício ilegal de sua função.      
         E vamos trabalhar, brasileiros para elevar o nosso sentimento de brasilidade, porque só o trabalhador comum é capaz disso: levantar a cabeça, acreditar no futuro do país e elevar o orgulho nacional.
         E viva a Bandeira Nacional!

         Mirandópolis, 19 de novembro de 2013.
         kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário