quinta-feira, 7 de novembro de 2013



                                Você é um gênio?
   Nós passamos a vida toda usufruindo de alguns benefícios, criados ou inventados por algumas pessoas geniais, que nos antecederam. E esses benefícios estão tão fortemente embutidos no nosso cotidiano, que não nos damos conta.
        Vejamos, pois.
     Ao amanhecer, todos invariavelmente se dirigem ao banheiro para o ritual das necessidades fisiológicas. Urinar e evacuar fazem parte desse ritual, não há escapatória. E se não houvesse o vaso sanitário? Ao escovar os dentes e lavar o rosto, que é fundamental para iniciar o dia, usamos a água. E se não houvesse água encanada?
        Ao tirar o pijama e vestir para sair, para trabalhar são necessárias as roupas. E se não houvesse trajes? E se não houvesse sapatos? E gravatas, e bolsas? E carteiras? E documentos? E dinheiro? E óculos?  E cremes? E desodorantes? E perfumes? E celulares?
        E para ir ao trabalho é preciso um meio de locomoção. E se não houvesse metrôs? E ônibus? E carros? E motocicletas? E bicicletas?
        E ao chegar à sede de trabalho é preciso guardar o carro ou a moto, ou a byke num lugar seguro. E se não houvesse estacionamento? E para se chegar (sempre meio atrasado) à sala do ofício ou ao Departamento, que fica no vigésimo andar, é preciso subir. E se não houvesse elevadores, escadas rolantes?
        E no exercício da função, surgem dúvidas que precisam de consulta ao chefe, que está em outro Departamento... E se não houvesse telefones, fax, e mail, internet? E para executar as tarefas do dia é preciso conferir com o plano ou projeto. E se não houvesse computador?
       
       E a hora do almoço é breve e não dá para comer em casa, que é longe. E se não houvesse esses “self service”? E não houvesse cervejinha em lata, e café expresso?
       E por aí vai... Há tanta coisa inventada pelo próprio homem, para facilitar o dia a dia de todos.
      Daí, pergunto eu: Você sabe quem inventou o vaso sanitário? Quem inventou a bicicleta? Quem fez a primeira motocicleta? Quem criou a máquina de costura? Quem inventou o semáforo? Quem criou o elevador? Quem inventou a penicilina? Quem? Quem? Quem?
        Pois é. A gente usufrui desses benefícios, e nunca se dá conta do que custou aos nossos antepassados, que sentiram a necessidade de se criar algo prático, para facilitar a vida de todos. E quem esquentou a cabeça, deu tratos à bola, tentou, errou mil vezes, persistiu, persistiu e chegou ao ponto ideal até “Eureka!” é algum gênio que nós ignoramos completamente.
        Essas pessoas inventoras não nasceram com uma estrela na testa, rotuladas de “GÊNIOS”. Eram pessoas tão comuns que passariam despercebidas, no meio da multidão. A diferença é que, elas tinham uma ideia na cabeça, como aquele Professor Pardal e Professor Ludovico dos antigos gibis de Walt Disney. Quando surgia uma ideia, eles ficavam encafifados, procurando um jeito de torná-la plausível. E vai pesquisa, e vai tentativa, e vai ensaio e erro e mais tentativas para concretizar o sonho. Muitas vezes levaram anos estudando, pensando, trocando ideias, procurando meios que ajudassem a resolver a questão.
        Fico imaginando o que passaria na cabeça de um inventor de  sinos de Igreja, que bimbalham lindamente. Devia ser músico para ter ideia tão brilhante.
        E quem pensou nas embalagens para transportar ovos, que são tão quebradiços? Daí foi aproveitada a mesma ideia, para embalagens de outros objetos delicados.       
        E quem inventou a partida por ignição de carros, motos e aviões. Antes disso, era preciso dar maniveladas no motor para pegar. E muita gente machucou o braço, quando o motor pegava e disparava.
        E quem inventou os lápis, o papel, os livros, os jornais. Antigamente, as tradições, histórias, lendas e contos de um povo eram transmitidos oralmente, de geração a geração. E não havia gravadores, nem rádio e menos ainda computadores. Havia a voz e a memória apenas....
        E quem inventou a penicilina, que revolucionou o mundo da Medicina, e salvou tanta gente no pós-guerra, e abriu caminho para os antibióticos, tão comuns hoje.
        E quem inventou muletas e bengalas e cadeiras de rodas, tão em moda hoje em dia.
        É realmente espantosa a capacidade criativa do homem. E nós todos temos uma dívida imensa a esses criadores anônimos, que tornaram nossa vida menos sofrida e mais fácil de viver.
       Se prestarmos atenção nos mínimos detalhes do nosso cotidiano, com certeza, ficaremos espantados de constatar que jamais teríamos o suficiente, para pagar os benefícios recebidos, a esses criadores.
       A escova de dentes, o fio dental, o papel higiênico, a cesta de lixo, os absorventes higiênicos (tão práticos e tão úteis!), o sabonete, a toalha, os chinelos, os pentes, as escovas, os secadores de cabelos..... 
       E na cozinha? O fogão a gás que substituiu o de lenha, que era tão difícil de pilotar, a geladeira, os jarros de água, os pratos, os talheres, os guardanapos, as panelas....
        E na área de serviço? A lavadora tão prática e eficiente! O sabão em pedra, em pó. Os amaciantes perfumados eliminando o cheiro de bolor, os prendedores de roupa, o varal. A secadora de roupas! O ferro elétrico que aposentou o de brasa, que queimava as peças com seus tições!
        Na verdade, é infinito o rol de benefícios que usufruímos hoje sem termos pago nada, absolutamente nada para quem os criou. Temos, pois uma grande dívida para com a humanidade. Todos dependem de todos e ninguém, ninguém pode viver confortavelmente sem essas regalias hoje em dia.
        Mas, ainda há muito para se inventar, criar em benefício de todos.
         E que tal você, que nunca pensou nessas coisas, começar a pensar num jeito de eliminar o lixo produzido por nós, de uma forma simples, correta e definitiva?
         Que tal pensar em criar uma alternativa para os carros e motos, que estão congestionando o mundo?
     Que tal descobrir um meio de parar os terremotos, os tsunamis e os furacões?
        Que tal inventar um aparelhinho caseiro prático e simples para transformar a água do mar em potável?
    E que tal, acima de tudo, descobrir uma forma de libertar de vez os dependentes químicos de drogas?
     Você não é um gênio? Use a massa cinzenta! Quem sabe sai uma ideia fantástica, que beneficie toda a humanidade.
        Somos todos dotados com a capacidade de criar.



        Mirandópolis, novembro de 2013.
        kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com..


       



Nenhum comentário:

Postar um comentário