sábado, 11 de janeiro de 2014




                                               Minhas Orações

      Antigamente eu via as pessoas orando, desfiando seus terços e ficava pensando: “Que coisa mais brega! Por que rezam tanto?”
        Eu vivia atropelada, correndo atrás da vida e não atentava na necessidade de rezar. Com o passar dos anos, porém, os problemas atazanando o coração, a gente aprende a orar, quando não temos a quem apelar. E de repente, me peguei orando de manhã, à tarde a à noite. Há anos que venho rezando, pedindo a Deus para me ajudar a cumprir a minha missão aqui na terra. E todo dia, tenho que agradecer a noite bem dormida, a saúde mais ou menos em dia de toda a minha família, a bênção de viver... E assim, venho ano após ano conversando com Deus, para me indicar os caminhos para não me perder, para chegar a bom termo no final.
       Mas, recentemente fui ferida com uma tragédia na família, que só quem passa pode avaliar o peso dela. Eu sei que muita gente tem passado e está passando pela mesma dor, e vai enfrentando com coragem e determinação, todas as penas enviadas pelos céus.  E o único consolo é a oração, é falar com o Altíssimo, é chorar e pedir clemência... E assim tenho feito todos os dias...
       Um dia desses, murmurando o Pai Nosso, percebi como é dura essa oração: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino e seja feita a vossa Vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.”
       É uma prece dolorosa quando afirmamos: “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu!” Por mais dura que seja a determinação de Deus, a gente está aceitando e concordando com isso. E já murmurei milhares de vezes essa frase, sem atentar ao peso dessas palavras. E a outra parte que diz: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Como é difícil perdoar! Acho que a gente perdoa, mas não esquece e é isso que me incomoda bastante. Gostaria de esquecer as ofensas, as mágoas, as dores, as revoltas... Mas, não esqueço. Apagá-las da memória, mas não consigo. Será que sou muito ruim? Sou durona demais? Sou rancorosa? Não tenho rancor. Consigo conversar com os ofensores numa boa, mas a memória não apaga a dor que eles me causaram. E não consigo mais morrer de paixão por eles. Como se algo tivesse se rompido para sempre dentro do meu coração. Que Deus tenha misericórdia dessa alma dura...
       Agora a “Ave Maria” é uma oração de louvação à Mãe de Jesus, então não tem nenhum problema: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.” Nessa oração não há conflitos, e termina com um pedido que deve ser universal: “rogai por nós pecadores...”
       Quando oro o Pai nosso, e concordo com todas as vontades dos céus, mesmo sendo duríssimas, parece que no íntimo ainda fica uma resistência gritando: “mas são pesadas demais”! E parece até que não consigo perdoar a Deus! (Que atrevimento!) E ao orar a Ave Maria, dizendo: “rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte” acabo me redimindo da minha ousadia, da dureza dos meus sentimentos...
       Gostaria de ser uma criatura menos complicada, para não ficar analisando tudo que faço, leio, rezo e sinto. Se apenas soubesse murmurar as orações com humildade, acho que seria  muito bom. E não estaria desafiando Deus. Mas, sou muito complicada e sofro por isso. É que penso demais e não consigo parar de.
       Outra oração que acho tranquila é: “Oh! Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu, e socorrei as que mais precisarem.” Isso é um pedido de socorro para quem está a perigo, e precisa de ajuda. E gente que precisa de ajuda há aos milhões nesse mundo, Então, orar por elas é necessário. E como num Pronto Socorro, a gente pede para Jesus socorrer as mais urgentes primeiro...
       Já fui atendida diversas vezes em meus pedidos, feitos insistentemente. Certa vez um amigo, simples cidadão que circula por aí, me disse: “Se você rezar sempre com fé, um dia Deus te atenderá” E várias vezes, consegui alcançar as graças pelo poder da oração. Mas, é preciso rezar sempre, porque há muitos pedidos para Deus atender.
       Certa vez, uma amiga me contou que, morava sozinha numa cidade onde começara a trabalhar há pouco tempo. De repente, ficou totalmente sem um dinheiro para comprar suas refeições. O pagamento só sairia daí uma semana. Não havia a quem recorrer. Quando terminou o expediente, a fome já estava lhe maltratando e não tinha nem um pão, nem uma bolacha para saciá-la. Acabrunhada, sem saber o que fazer, porque a fome já estava ficando insuportável, sentou-se no degrau da cozinha e falou para Deus: “O que vou fazer? Não tenho mais nenhum dinheiro, e estou com tanta fome...” E arrasada com a sua situação, olhou para os céus, pedindo ajuda.
Ao abaixar os olhos, viu no quintal uma plantação de batata doce. Ali estava a resposta!  Naquele momento, ela sentiu que Deus lhe estendera a mão. Durante uma semana, ela se alimentou com as batatas, que alguém havia plantado no quintal, talvez o inquilino anterior. Não passou fome, e quando ela me contou isso, fê-lo chorando, grata a Deus pela sua misericórdia.
       Deus ouve nossas preces, às vezes demora para atendê-las, mas atende sempre quando as solicitações são justas e possíveis. Muitas vezes, pedimos coisas impossíveis de se realizar. Outras vezes, não temos o merecimento para alcançar as graças. Como a gente não sabe de nossos merecimentos, o jeito é ir orando, orando, na esperança de contar com a misericórdia divina.
       E você já orou hoje?

        Mirandópolis, janeiro de 2014,
       kimie oku in http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/


Um comentário:

  1. Cara Kimie .... você está no caminho certo ... você está procurando como eu um dia procurei e encontrei a resposta bem em frente ai da sua casa ... lembra ? Continue conversando com Deus (orando) ... abra seu coração ... conte tudo a Ele ... como disse aquela pessoa ..quando você menos espera, na hora certa, Ele responde. Quanto a sua missão aqui na Terra ? Ela e' a mesma de todos ... não sabe qual e'? Vou te dizer ... nossa missão e' vencer a morte ... alcançar a vida eterna, enquanto nossas almas não tiver segurança ela não deixa nossa vida em paz .... agora vou te apresentar o Professor dos professores ... Ele o autor da oração do Pai Nosso ... aprends com Ele ... leia o Evangelho de João umas 5 vezes seguidas e depois os outros ... ore pedindo a Ele te abrir o entendimento ... se você segui-lO o resultado e' vida elerna ...paz ns alma verdadeira. Abcs

    ResponderExcluir