terça-feira, 28 de janeiro de 2014



                               Nasce um Festival 
           (Editorial do jornal do V FEMPO )
      Corria o ano de 1986, esboçava-se a criação do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Mirandópolis.
         Nós, na época éramos Vereador e víamos a necessidade de abertura de espaço para atividades culturais em nossa cidade. Começamos então, a entrar em contato com as pessoas que, de uma forma ou outra estavam ligadas às manifestações culturais locais.
      Dentre essas, algumas que se dedicavam à música nos procuraram pedindo apoio, para se deslocarem para outras cidades,  a fim de participar de Festivais. Esse grupo nessa mesma época, organizou um Festival local, ocasião em que fui convidado para fazer parte do Júri.
        Foi motivado pelo esforço desses jovens que, resolvemos realizar o I FEMPO (Festival de Música Popular de Mirandópolis). Iniciamos esse trabalho de forma humilde, o primeiro FEMPO contou apenas com compositores e intérpretes da região. Nosso objetivo sempre foi, e ainda é abrir espaço para os novos talentos que surgem no meio musical. Por razões políticas, deixamos de realizá-lo nos anos de 87 e 88.
         Com a posse do atual Prefeito Dr. Mitsutoshi Ikejiri, renasce o Festival e em 89 realizamos o II FEMPO. Nesse ano, o Festival começa a transpor os horizontes da região e atingir cidades de todo o Estado. E foi a partir do III FEMPO que, o nosso tímido Festival de 86 ganha nível nacional, e o respeito de todos. E, ano após ano, foram surgindo compositores e intérpretes do Brasil todo.
         E o nosso povo se orgulhou disso e hoje é o maior evento cultural da cidade e um dos maiores da região.
         Por aqui se apresentaram artistas dos mais competentes, que procuram seu caminho para a fama. Alguns já encontraram seu lugar e nem mais voltam ao Festival. Acreditamos ser essa a nossa função como Criador e Coordenador do FEMPO. Atualmente, esse evento é uma exigência do povo mirandopolense, que aprecia a boa música e que sempre soube aplaudir aqueles que, por aqui passaram.
      Durante esses anos, tivemos a oportunidade de ter em nossa cidade, grandes talentos da música brasileira como Zé Geraldo, Itamar Assunção, Alzira Spíndola fazendo shows. A presença de Eliete Negreiros fazendo parte do Júri, e brindando-nos com um show. Entre os participantes, muitos já são admirados e respeitados em nosso meio: Eudes Fraga, Sérgio Augusto, Miltinho, Pedro Moreno, José Carlos Company, André Mello, Banda De Repente, Luanda e Irinéia Maria, Emília Bailão, Luiz Otávio, Grupo Colméia, Alcione e Adilson, João Eudes, Eunice Paiva e tantos outros.
         Este ano, o Festival foi transformado em Feira, principalmente pelo tipo de premiação. Ainda estamos na V Feira de Música Popular, pretendemos a cada ano melhorá-la, para que possamos atingir plenamente os nossos objetivos.
       Esperamos que esse evento, hoje orgulho dos mirandopolenses, seja visto com carinho pelas administrações futuras, pois nossa cidade já se tornou conhecida no Brasil todo, haja visto a presença de participantes de vários Estados brasileiros.
         Nosso desejo é que esse evento permaneça com o passar dos tempos e se transforme numa tradição em Mirandópolis.

         Gabriel Tarcizzo Carbello – Coordenador do FEMPO

            Observação: Esse texto foi publicado no jornal do V FEMPO, em 1992.



Nenhum comentário:

Postar um comentário