domingo, 25 de fevereiro de 2018


          Fisioterapia
     
      Descobri recentemente que todas as pessoas têm uma coisa em comum. A Dor física! Dor na coluna, na cabeça. nos joelhos, nas panturrilhas, nos ombros, no calcâneo...
     É muito raro descobrir alguém que não tenha uma dor. Em geral, os jovens ainda não foram atingidos. Essa ocorrência é mais frequente em pessoas de meia idade e nos idosos, então!
     Também eu tenho minhas dores. Até uns anos atrás não tinha dor nenhuma. Mas com o acúmulo das primaveras, a dor também me atacou. Nos joelhos e na coluna, embora sejam dores leves não deixam de incomodar.
      Antigamente, as pessoas sofriam de dores de reumatismo. Hoje outras dores estão se sobrepondo... resultantes de postura inadequada, excesso de peso, falta de caminhadas... O ser humano ficou preguiçoso demais.
     E como não quero ficar travada, fui procurar ajuda. E descobri umas hérnias de disco... má postura, falta de cuidados, peso demais... horas diante do computador...
      Solução?
      Fisioterapia.
    E nas sessões a que compareço, cada dia me espanto com o número de amigos, que também estão apelando para esse tipo de tratamento. Cada um com sua dor, com suas dificuldades... Panturrilhas que doem ao caminhar... Mãos que se travam e não permitem apreender objetos... E joelhos doloridos são os campeões em frequência...
     Já escrevi um ensaio sobre o prejuízo que o homem teve ao deixar de ser quadrúmano e passou a andar na  vertical sobre as patas traseiras. Quando andava de quatro, o peso estava distribuído equitativamente sobre as quatro pernas... Ao optar por andar sobre duas pernas, o peso ficou mal distribuído e acabou estrangulando os joelhos, as pernas e os pés. E para escapar da dor, ele passou a apelar para recursos que sustentem o peso como bengalas, muletas, cadeiras de rodas substituindo as pernas dianteiras, que foram aposentadas para sempre, e se transformaram em braços e mãos... Imaginem por um instante, o seu cão de estimação correndo sobre as patas traseiras. Vem a lembrança dos suricatas tão estranhos perfilados em suas patas traseiras... Foi o que aconteceu com os humanos...
     Percebo que noventa por cento de todas as dores têm origem na coluna vertebral, que sustenta nossa medula espinhal. É que a maioria das pessoas incluindo a mim, não conseguem assumir uma postura correta ao andar, ao se assentar, ao se deitar. Temos vícios incorrigíveis de postura. Logo assumimos a postura de feto, arredondando os ombros e curvando as costas... E a medula fica esticada ao extremo, em tensão. E como todos os nervos do corpo humano têm ligação com a medula, o reflexo será sempre a dor. A medula cobra o preço da tensão.
     E com isso, as Clínicas de Fisioterapia viraram a grande Meca. Todos os pacientes com dores localizadas nos músculos, nos nervos e nas articulações estão sendo encaminhados para essas clínicas de recuperação.
     E as Clínicas estão se equipando de aparelhos que forçam os indivíduos a se exercitarem sem muito sofrimento. Além da massagem, que considero o carro/chefe dessas fisioterapias.
     Se todos nós assumíssemos posturas corretas, se caminhássemos mais regularmente, se deixássemos de ser tão sedentários, tivéssemos mais alimentação frugal e fôssemos mais leves, não precisaríamos tanto dessas sessões de recuperação, que em alguns casos se tornam sessões de tortura...
     Em breve, todas as pessoas preocupadas com a saúde corporal passarão a frequentar regularmente as Clínicas de Fisioterapias, assim como hoje muita gente frequenta as Hidroginásticas, as Academias Pilates.
     E como preciso diminuir minhas dores, eu também vou passar a frequentar regularmente a Físio, mesmo fazendo meus exercícios em casa. Pretendo fazê-lo enquanto aguentar.
      Para obter mais qualidade de vida.
      Será que é tarde demais?


     Mirandópolis, 22 de fevereiro de 2018.
     kimie oku in



Nenhum comentário:

Postar um comentário