sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018


         E fevereiro chegou!
    
      O ano realmente começa em fevereiro.

     Em janeiro vivemos cada dia em função dos gastos de final de ano, de presentes que têm que ser pagos, de acerto de contas atrasadas... Janeiro é o mês de liquidar com todos os compromissos, porque o ano civil vai começar e novas contas chegarão para serem pagas. Em janeiro tem o IPVA que nunca perdoa, o IPTU que sempre aumenta, as matrículas de escolas, o material escolar e os uniformes. É um mês pesado de contas e mais contas. O pagamento mal dá para elas...
     Então, quando chega fevereiro é um recomeço, nova programação à vista, novos planos. Ainda bem que Fevereiro é mais curto, tem 28 ou 29 dias se for ano bissexto, então as despesas são um pouquinhos menores. Economizam-se dois ou três dias de água, de energia, de telefone, de comida e de combustível... E ainda tem os dias de Carnaval para descansar e poupar gasolina ou álcool para ir trabalhar. Ainda bem que o salário não é proporcional aos dias trabalhados...
     Então, os gastos menores de fevereiro compensam mesmo que minimamente os gastos exagerados de fim de ano e, consequentemente de janeiro. E se conseguir controlar os impulsos, é possível equilibrar a balança financeira.

     Em fevereiro, os jovens voltam para a rotina escolar e, enquanto crescem fisicamente irão rechear suas cabeças de conhecimentos, que serão úteis para dar conta de sua missão de viver. Os professores irão abrir os horizontes da moçada, para não ficarem cegos, surdos e mudos como querem certos programas de tevê. E mais que tudo, abobados... Assimilando tanta bobagem que a telinha enfia nas mentes desavisadas.
     Os jovens atravessam as ruas com seus uniformes, felizes por reencontrar os colegas que fazem-nos sentir jovens entre jovens. Entre iguais. E dão um toque de alegria na paisagem urbana. A cidade melhora de aspecto, com tantos jovens e crianças circulando.
     Vida nova!
Tudo é um recomeço, tudo é motivação para viver plenamente.
E um ótimo ano letivo para a moçada!
E sobretudo para a brava classe de Professores!

Mirandópolis, 02 de fevereiro de 2018.
kimie oku in

    


Nenhum comentário:

Postar um comentário