segunda-feira, 9 de abril de 2018


                   O poder da oração
        
        Quando se é jovem, não costumamos ficar muito preocupados com as coisas referentes à alma. Levamos a vida numa correria só, e de repente percebemos que ela passou e só fizemos angariar coisas... Coisas que vamos deixar pra trás quando partirmos de vez.
    Conforme os anos vão chegando, e sentindo os estrangulamentos em nossas vidas, sentimos a necessidade premente de um socorro, de uma ajuda, de uma força que, silenciosamente nos liberte dos sofrimentos do cotidiano...
   Foi quando já na meia díade descobri a oração. Inicialmente eram apenas os Pais Nossos e as Aves Marias... Depois, fui tomando intimidade com os santos, os anjos e com o próprio Deus e, ousei balbuciar meus pedidos, minhas súplicas... Milhares e milhares de vezes... E aprendi a agradecer também. Foi quando percebi claramente que ajuda verdadeira só vem de Deus. Nas horas de maior desespero, só a oração.
        E agora experimentei o poder da oração.  Não importa se é budista, se é cristã, se é evangélica, se é messiânica... A oração sempre é uma, dirigida para o Criador. E traz os resultados esperados e pedidos em qualquer língua...
        Num velório de pessoas queridas mesclam-se os credos dos familiares e encomendam-se celebrações diversas. É uma missa no ritual budista com palavras ininteligíveis num japonês arcaico, que só os antigos monges conhecem o verdadeiro significado... Ou uma celebração moderna de um padre falando a linguagem do povo, que todos entendem perfeitamente... Eu sempre ficava apenas de corpo presente nas celebrações japonesas, deixando que a litania das invocações e pedidos passasse logo...
    Mas, de repente percebi que as orações, as litanias ou ladainhas e os cânticos religiosos têm um poder imenso. O poder de  domesticar a dor brava, que se apodera de nossa alma em certas circunstâncias. E hoje fiquei matutando em algo, que pudesse  substituir a oração e consolar as pessoas tanto quanto... E percebi que não há. Nada há que tenha o poder da oração para consolar nossas almas. Nada mesmo.
    E ouvindo o sininho budista repercutindo em ondas no ar, algo me aconteceu... Uma estranha força foi retirando da alma a tristeza, a dor e a mágoa... E me dei conta da luz do sol, e ouvi o canto de algum passarinho no arvoredo, e vi o sorriso tranquilo de um amigo...  O mundo gritava que a vida continua. E a ladainha milenar do rito budista foi caindo zum zum, zum em minha alma, e aliviando o coração de sua carga pesada. Foi quando (eureka!) me dei conta que a oração tem um poder especial, o de curar corações feridos. E percebi que o palavreado japonês que ouvimos como zum, zum, zum... e não entendemos são em verdade, aspersões de bênçãos de Deus. E terminada a celebração, ao oferecer o incenso senti que realmente, a alma estava leve.
      Momento de aprendizado divino!
      A oração cura e renova a alma.

     Mirandópolis, abril de 2018.
        kimie oku in
       http://cronicasdekimie.blogspot.com.br/


2 comentários:

  1. Kimie...
    E a alma que subiu certamente recebeu mais luz através de suas orações.
    Beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, Ulisses.
      Ela recebeu tantas orações e foi sepultada ao som de palmas dos amigos e familiares.

      Excluir