sábado, 28 de abril de 2018


          Cálculo
   Hoje enchendo um regador com uma borracha para aguar mudas distantes me dei conta que ia demorar muito, porque o regador tinha um buraco, por onde a água escapava quase na mesma velocidade que entrava. Pra não desperdiçar o precioso líquido, fiz essa operação no tronco da paineira vermelha...
E como estava demorando muito, me lembrei dos problemas de Matemática que os professores nos propunham para resolver! (Se não me engano, eram situações problemas propostos por Osvaldo Sangiorgi em seu livro didático de Matemática para os alunos do Ginásio).
Pensando e recordando me lembrei que nunca fui boa em matemática, em cálculos, em medidas... Até hoje não sei fazer minha Declaração de Renda, não sei controlar minhas contas do Banco, minhas despesas no mercado... Sou um zero à esquerda em operações. Sei que sou um caso perdido e nem tento mais me redimir. Com essa idade não aprendo mais!
Bom, voltando à questão do regador, me lembrei dos problemas em que éramos obrigados a calcular em quanto tempo o tanque estaria cheio se uma torneira despejasse x metros cúbicos de água por minuto enquanto outra esgotava y metros cúbicos... Eu achava isso o cúmulo da idiotice, pois bastava fechar a 2ª torneira e o tanque se encheria rapidinho. E ninguém estava pensando em trabalhar no Serviço de Abastecimento de Água do município. Mas naquela época eu esquentei a moringa e nunca acertei. Tinha tanta vontade de fechar todas as torneiras!
Estranha situação em que fiz uma viagem no túnel do tempo e revivi momentos dolorosos de aulas de matemática, que eu odiava. E não gostava dos professores arrogantes que nos tratavam como imbecis, porque éramos incapazes de seguir o seu raciocínio. Os professores de Matemática eram chatíssimos e prepotentes. Odiei os Kazuos, os Toshios e outros sabichões, que infernizaram meu tempo de estudante. Fiquei duas vezes para a segunda época em Matemática, e isso não me acrescentou nada...
Pra quê calcular o tempo de enchimento ou esvaziamento de um tanque? Alguém aproveitou essa questão em sua vida cotidiana depois? Que vantagem trouxe para o aluno que acertou? Eu nunca me deparei com uma situação problema semelhante, em que tivesse que gastar os neurônios para calcular o tempo certo da operação...
E hoje vendo o regador esgotando a água que entrava, a única ideia que me ocorreu foi que preciso comprar novo regador. Ou descobrir um meio de vedar o buraco.
Como veem, de nada adiantou o problema de Sangiorgi.
Melhor seria se os professores tivessem me ensinado como tapar buracos de regadores e baldes.

Mirandópolis, abril de 2018.
kimie oku in


Nenhum comentário:

Postar um comentário