segunda-feira, 19 de outubro de 2020

 

       Mundo, vasto mundo!

      Há nove anos que publico minhas crônicas no Face.

     E até recentemente, a página mostrava a estatística dos leitores que haviam acessado o meu blogger. Descobri com isso que, há leitores meus em várias partes do mundo. Na Alemanha, no Reino Unido, nos States, em Portugal, na Ucrânia, na Espanha e em alguns países asiáticos. Estranho é que na América Central e do Sul não havia nenhuma visualização. Com exceção do Brasil, cujos números eram sempre os mais elevados.  Eu via o número de pessoas de países inimagináveis que haviam lido meus textos, e ficava imaginando quem seriam, saberiam o Português, seriam brasileiros? Cheguei a duvidar daquelas estatísticas... E assim, cheguei hoje nos impressionantes cento e trinta e dois mil e novecentos e vinte sete visualizações ou leituras. Nunca pensei em atingir os cem mil, e já os ultrapassei!

Mas, o que sempre mais desejei saber era de onde essas pessoas estavam ou estão lendo as minhas crônicas. De que cidade da Rússia, de que vilarejo de Portugal, de que ilha do Japão... Isso a Internet não mostra. É uma pena... Eu me sentiria mais conectada com essas pessoas se no final das crônicas anotassem “oi, sou das Filipinas e acabei de ler esse texto” ou “ Moro na Via Ápia, na Itália” ou  ainda “Estou lendo suas crônicas no barco/casa onde moro na Indonésia”  Seria muito legal se fosse possível essa conexão, acredito que em futuro próximo isso acontecerá.

Pois bem, movida por essa curiosidade, propus ao Grupo Caligrafia Japonesa e Kanji que, os membros que interagem comigo identificassem o local onde moram. Foi uma coisa incrível! Acredito que mais de duzentas pessoas atenderam ao meu pedido. E é claro que  a maioria reside no Brasil ou no Japão. Mas, também há gente do Reino Unido, de Luanda África, dos Estados Unidos, de Portugal... Deu pra ver a extensão dos membros que de várias partes do mundo estão interligados pela Língua Japonesa. O alcance da Internet é assustador.

Infelizmente, deletaram essa página, sem nenhuma explicação. Será que era contra algum código do Grupo? As pessoas não podem se localizar espontaneamente? Honestamente não entendi.

Acho que a Internet tem muito que evoluir ainda.

Então, quanto à minha aspiração de contato mai próximo com meus leitores ficará só no desejo...

Tenho que me contentar com as leituras, né?

Mirandópolis, outubro de 2020.

kimie oku in

http://cronicasdekimie.blogspot.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário